Londres – Os alertas sobre riscos trazidos pela variante Omicron da Covid-19 estão acelerando mudanças na opinião dos britânicos sobre as medidas de controle do coronavírus, com 62% do público a favor de proibir pessoas não vacinadas de comparecerem a eventos ou entrarem em lojas consideradas não essenciais – que incluem boa parte do comércio de compras de Natal. 

De acordo com a mais nova pesquisa do instituto YouGov, restrições severas  como as que foram impostas na Áustria e na Alemanha nas últimas semanas são bem-vistas sobretudo pela população mais velha do Reino Unido. O uso de máscara em lojas e transporte público tem 83% de aprovação. 

Mas há limites para o que a maioria dos britânicos aceitaram sem reclamar: outra pesquisa, publicada na semana passada pelo mesmo instituto, apontou que o fechamento de bares e restaurantes não é admitido por 68% dos entrevistados, enquanto 55% apoiam o fechamento de boates e casas noturnas. 

Natal da variante Omicron virou briga de família 

A nova pesquisa, que entrevistou 1.639 britânicos entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro, vem em um momento em que mais uma vez a Covid-19 virou objeto de disputas familiares no país. E que apesar das campanhas incentivando a vacinação, muitos ainda se recusam a se imunizar. 

No total, 46,5 milhões de pessoas no Reino Unido receberam duas doses da vacina Covid-19, o equivalente a 80% da população. Quase 20 milhões receberam a terceira dose, pouco mais de um terço dos habitantes do país. Nas redes sociais e nas ruas, militantes antivacina protestam contra as campanhas oficiais. 

Até agora, o governo sinaliza que não imporá limites para as reuniões familiares no Natal e Ano Novo, como em 2020, medida altamente impopular. Mas autoridades transmitem impressões confusas em entrevistas, com alguns “sugerindo” evitar as festas. 

Leia também 

Garibaldo da Vila Sésamo usa Twitter para dizer que se vacinou contra a Covid e vira alvo de conservadores

O grande pássaro Big Bird Garibaldo

Mesmo sem proibição formal de encontros ou quantidade limitada de participantes, o debate que se instalou no país é se parentes que se recusaram a tomar a vacina serão “desconvidados”, devido ao risco de contaminarem pessoas mais velhas.

Como a maior parte desses encontros acontece em locais fechados devido ao inverno, os riscos de contaminação acabam sendo altos. 

Embora a pesquisa do YouGov não tenha indagado especificamente sobre as festas de fim de ano – a pergunta era sobre comércio e restaurantes – o impedimento de pessoas não-vacinadas é apoiado pela maioria dos entrevistados mesmo na faixa etária mais jovem. 

Aqueles entre 18 e 24 anos que aprovam a ideia somam 51%, taxa que sobe para 79% entre pessoas acima de 65 anos. Não há variações significativas por gênero, região do país ou faixa de renda. 

Na Alemanha, restrições para não-vacinados 

Em um de seus últimos atos como Chanceler da Alemanha, Angela Merkel promulgou medidas para impedir que aqueles que permanecerem não vacinados contra Covid-19  em  grande parte das atividades públicas. As medidas visam conter uma quarta onda de infecções – que até agora está entre as piores da Europa. Merkel descreveu as restrições como um ato de “solidariedade nacional”. 

Embora uma política semelhante não tenha sido anunciada para o Reino Unido, 62% do público apoiaria banir aqueles que não foram vacinados contra a Covid-19 de visitar locais públicos – isto inclui 32% que “apoiariam fortemente” fazê-lo. Somente um quarto das pessoas (26%) se oporia a tais medidas.  

Leia também 

Variante Delta da Covid-19 vira munição para campanha antivacina do movimento radical QAnon

11/9 disparou patriotismo e medo nos EUA; hoje Covid-19 e saúde preocupam mais do que terrorismo, mostra pesquisa

No Reino Unido, variante Omicron não justifica bloqueio total 

Segundo o YouGov, mesmo com as notícias alarmantes sobre a variante Omicron, por enquanto a Inglaterra não está disposta a retornar às regras de bloqueio total. As restrições mais impopulares para reintroduzir seriam o fechamento de bares e restaurantes, com dois terços (68%) do público inglês contra a ideia. 

Mais do que locais para beber, os pubs fazem parte da tradição cultural do país e funcionam como ponto de encontro nas comunidades, sobretudo para quem vive sozinho. Além disso, eles são uma importante atividade econômica, contando com um forte lobby empresarial para defender a abertura. 

Uma das discussões é sobre a imposição do uso de máscaras em pubs e restaurantes. O governo mantém-se firme em não adotar a política, que já é utilizada em vários países europeus, com as pessoas tirando-as apenas quando estiverem à mesa. 

Permitir que as pessoas saiam de casa apenas para fazer compras, exercícios e trabalhar em atividades essenciais não é aceito por 64% dos entrevistados. Outros 61% se opõem a proibir visitas em casa. 

A maioria do público (56%) também se opõe a limitar encontros ao ar livre a seis pessoas, mas as opiniões são mais divididas sobre a ‘regra dos seis’ aplicável em ambientes fechados (49% apoiam e 41% se dizem contrários). 

Leia também 

Covid-19 | Governo britânico lança campanha e alia-se a casas noturnas para reverter baixa vacinação entre jovens

Recusa da vacina contra a Covid vira crise na estreia da nova temporada do Dança dos Famosos britânico

Em parte do lockdown, era permitido receber até seis pessoas em casa ou em locais fechados, o que também gerou discórdia e ressentimentos entre famílias e grupos de amigos, com alguns tendo que “escolher” os convidados e criando mal-estar com os que ficaram de fora da lista. 

Em relação aos grandes eventos esportivos e de entretenimento, as opiniões em um país que ama futebol e tem uma forte indústria cultural são divididas: 46% se opõem a suspendê-los, e 45% são favoráveis.

Já as boates não contam com tanta simpatia: só 34% dos entrevistados se mostram contrários a interromper seu funcionamento para conter a expansão da variante Omicron.

Entre os jovens até 24 anos a oposição é maior, de 41%, mas mesmo assim não atinge a metade do público nessa faixa etária. Já os acima de 65 anos contrários a paralisar as boates somam apenas 30%. 

A pesquisa apontou que as restrições que os britânicos provavelmente apoiariam incluem o distanciamento social, ou pessoas tendo que manter 2 metros de distância das pessoas com quem não vivem, com 60% a favor da reintrodução da regra. Mais de dois terços dos adultos do país (69%) apoiam o distanciamento social em pubs e restaurantes.

O YouGov comparou os resultados com pesquisas anteriores e demonstrou que todas as políticas capazes de controlar a expansão do coronavírus ganham apoio em comparação a julho. 

A aprovação de limite de seis pessoas para encontros em ambientes fechados, da suspensão de eventos esportivos e do fechamento de boates tinha chegado a cair em outubro, mas voltou a subir em dezembro, na pesquisa feita após as notícias sobre a variante Omicron. 

O apoio a permitir que as pessoas saiam de casa apenas para se exercitar, fazer compras essenciais e para trabalhar foi o que mais cresceu: 65% desde julho. Em segundo lugar aparece a aprovação do fechamento dos pubs e restaurantes, que subiu 50% no mesmo período. 

Leia também 

Variante Delta da Covid-19 vira munição para campanha antivacina do movimento radical QAnon