A 10ª edição do concurso internacional de fotos de monumentos e sítios históricos da enciclopédia online Wikipedia anunciou os vencedores da primeira fase do concurso, eleitos pelos júris nacionais dos países que fazem parte da competição. 

O vencedor da etapa Brasil foi um fotógrafo lituano que mora no Rio de Janeiro. Donatas Dabravolskas registrou a estátua do escritor Carlos Drummond de Andrade, localizada em Copacabana, e teve outros dois trabalhos selecionados entre os 10 melhores. 

Já Francisco Willian Saldanha, fotógrafo de Brasília, que em anos anteriores emplacou duas fotos entre os melhores registros de monumentos do mundo no concurso, garantiu quatro trabalhos entre os 10 melhores do Brasil este ano. Os vencedores serão anunciados em fevereiro. 

Fotos de monumentos brasileiros vão disputar final global

O Wiki Loves Monuments é realizado desde 2015 no Brasil, e este ano teve uma categoria dedicada exclusivamente à Bahia. 

Desde então o número de registros na Wikidata, uma base de dados livres que gera listas de monumentos, aumentou de 1,5 mil para mais de 10 mil, com representantes de todas as regiões do país.

Segundo Éder Porto, um dos organizadores, a ideia é estimular a captura de imagens de monumentos “fora da rota” e sujeitos ao vandalismo, à negligência e ao abandono do Estado. “Esse registro pode ser o último”, diz ele. 

A etapa brasileira do Wiki Loves Monuments 2021 teve a participação de 113 fotógrafos, com 72 novos participantes e 928 monumentos registrados, sendo 596 pela primeira vez.  Santa Catarina foi o estado que mais ilustrou monumentos pela primeira vez (172) .

Autor da melhor foto de monumentos teve três imagens selecionadas entre as 10

Donatas Dabravolskas é veterano do Wiki Loves Monuments. Em 2019 o fotógrafo venceu a etapa nacional do concurso de fotos de monumentos com um registro dos Arcos da Lapa.

WLM 2019 – Donatas Dabravokslkas

Este ano, além de garantir o primeiro lugar com a foto da estátua de Drummond, Donatas ficou também com a 6ª e a 10ª colocações, com imagens do calçadão de Copacabana e do Real Gabinete Português de Leitura. 

WLM 2021 – Donatas Dabravolkskas
WLM 2021 – Donatas Dabravolskas
WLM 2021 – Donatas Dabravolskas

Quatro monumentos de Brasília entre as 10 melhores fotos 

Outras quatro fotos de monumentos selecionadas entre as 10 melhores do Brasil retratam a cidade de Brasília. Todas são de autoria de Francisco William Saldanha. 

A imagem do Museu Histórico de Brasília, também conhecido como Museu da Cidade, ficou com a 2ª colocação.

O museu, projetado por Oscar Niemeyer, é o mais antigo da capital federal, inaugurado no mesmo dia que a cidade, e tem por objetivo preservar os trabalhos que se referem à história da construção de Brasília.

WLM 2021 – Francisco Saldanha

Na sétima colocação ficou a foto do Memorial JK , que é um museu, mausoléu e centro cultural construído para homenagear o 21º. Presidente do Brasil, Juscelino Kubistchek de Oliveira.

WLM 2021 – Francisco Saldanha

O Santuário Dom Bosco foi mais uma vez retratado pelo fotógrafo e ficou com a oitava colocação, agora mostrando um novo ângulo dos vitrais.

WLM 2021 – Francisco Saldanha

E em nono lugar ficou a imagem da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, mais conhecida como Catedral de Brasília. O monumento concebido por Oscar Niemeyer venceu em 1988 o Prêmio Pritzker, considerado o Nobel da arquitetura.

WLM 2021 – Francisco Saldanha

Em 2020, Saldanha ficou com a nona colocação mundial com uma foto dos vitrais azuis do Santuário Dom Bosco, igreja projetada pelo arquiteto Carlos Alberto Naves em homenagem ao padroeiro de Brasília. Ele também foi o vencedor da etapa brasileira.

WSM 2020 – Francisco Saldanha

E em 2019 obteve o 13º lugar global com uma foto da escultura Os Guerreiros, de Bruno Giorgi, mais conhecida como Os Candangos. A escultura foi criada em 1959 e fica na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

WSM 2019 – Francisco Saldanha

Fotos de monumentos em SP e RS também disputam final internacional

Vinícius Araújo ficou em terceiro lugar na etapa Brasil do Wiki Love Photos com um registro do  sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, conhecido como Ruínas de São Miguel das Missões, localizado no município de mesmo nome, no Rio Grande do Sul. 

O local é um conjunto de remanescentes da antiga redução jesuítica de São Miguel Arcanjo, integrante dos chamados Sete Povos das Missões.

WLM 2021 – Vinícius Araújo

Renato Santiago Rodrigues  conquistou o 4º lugar com a imagem em preto e branco da  Estação da Luz, uma das mais importantes estações ferroviárias de São Paulo. A estação foi inaugurada em 1865 e está localizada no bairro do Bom Retiro.

O edifício atual foi construído entre 1895 e 1901 e projetado pelo arquiteto britânico Charles Henry Driver para a São Paulo Railway.

WLM 2021 – Renato Santiago Rodrigues

Fábio Yoshimitsu Nakamura ficou em 5º lugar com a foto de um trem abandonado na Vila Ferroviária de Paranapiacaba, em São Paulo. O local fica no município de Santo André e surgiu como centro de controle operacional e residência para os funcionários da companhia inglesa de trens São Paulo Railway.

WSM 2021 – Fabio Yoshimitsu Nakamura


Gosta de fotografia? Aproveite concursos com inscrições abertas 

Siena Awards tem inscrições abertas para profissionais e amadores, veja os vencedores de 2021

Prêmio World Press Photo abre inscrições para a edição 2022: veja as melhores imagens deste ano


 Wiki Loves Bahia

O Wiki Loves Monuments criou em 2021 uma categoria especial para monumentos da Bahia, o Wiki Loves Bahia.

A foto vencedora foi de Paul R. Burley, que retratou o Solar da Boa Vista, um edifício tombado pelo IPHAN, localizado no bairro de Engenho Velho de Brotas, em Salvador. 

O solar foi construído no século XVIII e pertenceu a Manuel José Machado, comerciante e traficante de escravos. A casa foi comprada em 1858 pelo médico Antônio José Alves, pai do poeta Castro Alves, que a transformou em uma casa de saúde.

WLM 2021 – Paul R. Burley

Campeão de contribuições  inscreveu 167 imagens 

Silvio Klotz foi eleito o fotógrafo que mais contribuiu em 2021, com imagens da cidade de Pomerode, conhecida como “a cidade mais alemã do Brasil”.O local tem cerca de 230 casas em estilo enxaimel, técnica de construção trazida pelos imigrantes alemães.

Klotz, que começou a fotografar aos 13 anos e tem uma loja de fotografia na cidade, ficou sabendo do Wiki Loves Monuments por um amigo e resolveu tentar registrar todos os monumentos da cidade listados no site do concurso.

Apesar das dificuldades – choveu quase todos os dias em outubro – com a ajuda do filho ele dirigiu por vários quilômetros, foi a lugares que nunca tinha ido,  encontrou locais de difícil acesso e conseguiu fazer 167 imagens.

“Encontrei muitas casas bem conservadas, sinal que os proprietários estão dispostos a resgatar e continuar preservando a cultura e a tradição do nosso povo”, disse.

O fotógrafo que nas horas vagas procura sempre uma paisagem ou algo novo para fotografar, falou:

“Fiquei muito feliz de ser a pessoa que mais contribuiu em 2021.

Cada casa que eu conseguia achar e fotografar dava a sensação de dever cumprido. É gratificante quando o nosso trabalho dá um resultado positivo”.

WLM 2021 – Salão Flohr – Bem tombado em Pomerode – Silvio Klotz
WLM 2021 – Casa Raduenz – Bem tombado pela Fundação Catarinense de Cultura – Silvio Klotz

São Paulo (150), Rio de Janeiro (116) e Bahia (96), foram os outros estados que mais contribuíram com imagens inéditas de monumentos.


Bahia e Rio lideram entre as menções honrosas

O júri do Wiki Love Monuments também concedeu menções honrosas a trabalhos que mostram a beleza e a riqueza cultural do Brasil. A Bahia e o Rio empataram, cada estado com cinco fotos destacadas. 

Dois monumentos da Bahia na lista foram clicados Paul R. Burley, vencedor do Wiki Loves Bahia.

Uma das fotos retrata o Monumento à Cidade do Salvador, também conhecido como Fonte da Rampa do Mercado. A escultura do artista Mário Cravo foi inaugurada em 13 de janeiro de 1970 e fica no bairro do Comércio.

O monumento é tombado pelo Estado e é um dos principais cartões-postais da cidade de Salvador.

WLM 2021 – Raul R. Burley

Outra mostra o Centro Histórico de Salvador, bairro composto por ruas e monumentos arquitetônicos da época do Brasil Colônia, sendo o maior conjunto arquitetônico desse período preservado da América Latina.

Nele estão localizados o Pelourinho, a Praça da Sé, o Terreiro de Jesus, o Largo de São Francisco e a paróquia de Santo Antônio Além do Carmo.

WLM 2021 – Paul R. Burley

Osvaldo Negro Ferreia fotografou a terceira Santa Casa a ser construída no Brasil. A Santa Casa da Bahia foi fundada em 1549 sob o comando do então Governador-Geral do Brasil, Tomé de Souza. A instituição deu origem ao primeiro hospital do estado.

A imagem mostra um conjunto de sobrados em Cachoeira, pertencentes à Santa Casa que é proprietária de alguns imóveis, a maioria oriundo de doações.

WLM 2021 – Osvaldo Negro Ferreia

O fotógrafo Sssazevedo recebeu menção honrosa pela imagem do Forte de São Marcelo, também conhecido como Forte do Mar,  em Salvador. Ele também já foi chamado de Forte de Nossa Senhora do Pópulo.

Erguido em um pequeno banco de arrecifes a cerca de 300 metros da costa, localiza-se em frente ao Centro Histórico da cidade e é o único de forma circular no país. Foi inspirado no Castelo de Santo Ângelo, da Itália e na Torre do Bugio, de Portugal.

WLM 2021 – Sssazevedo

Raul Golinelli foi outro agraciado com a menção honrosa por um clique original de uma das imagens mais fotografadas de Salvador, o elevador Lacerda com um arco-íris duplo ao fundo. 

Trata-se do primeiro elevador urbano do mundo. Sua primeira torre foi inaugurada em 8 de dezembro de 1873, sendo na época o elevador mais alto do mundo, com 63 metros.

Atualmente tem 72 metros de altura e transporta pessoas entre a Cidade Baixa e a Cidade Alta, sendo um dos principais pontos turísticos de Salvador.

WLM 2021 – Raul Golinelli

Volha Yermalayeva Franco registrou a Igreja Matriz do Senhor da Ascensão no distrito de Mirandela, município de Banzaê, na Bahia.

Ela foi construída em 1701 pelo índios Kiriri no centro do aldeamento jesuíta Saco dos Morcegos, e o seu cruzeiro é o marco zero do território onde hoje existe uma reserva indígena.

WLM 2021 – Volha Yermalyeva Franco

Junto com a Bahia na lista de estados com mais menções honrosas aparece o Rio, também com cinco destaques, dos quais quatro de autoria do lituano Donatas Dabravokslkas.

Duas fotos retratam o Pão de Açúcar, monumento natural dos morros do Pão de Açúcar e da Urca, uma das imagens do Brasil mais reconhecidas no mundo.  

WLM 2021 – Donatas Dabravolskas

O Pão de Açúcar possui como atração complementar o bondinho, que interliga a Praia Vermelha, o Morro da Urca e o Morro do Pão de Açúcar. Foi idealizado em 1908 e inaugurado em 1912, sendo o primeiro teleférico do país e o terceiro do mundo.

WLM 2021 – Donatas Dabravolskas

Dabravokslkas também registrou o monumento a Ana Néri, homenagem à pioneira da enfermagem no Brasil, com direito a uma máscara contra a Covid. A estátua de autoria de Luiz Ferrer foi inaugurada em dezembro de 1956 e fica na Praça da Cruz Vermelha, no Centro do Rio de Janeiro.

WLM 2021 – Donatas Dabravolskas

Na mesma praça ele registrou também o busto de Saturnino Soares Meirelles, erguido por iniciativa do Instituto Hahnemanniano do Brasil e doado à cidade do Rio de Janeiro para homenagear uns dos fundadores do Instituto. Sem esquecer da máscara. 

WLM 2021 – Donatas Dabravolskas

Robson Augusto da Silva retratou a escultura de Mercedes Baptista em tempos de Covid. Ela foi doada à cidade do Rio de Janeiro pela curadora do acervo de Mercedes, Ruth S.Santos e caracteriza a filha do Oxum. A obra é do artista Mario Pitanguy e fica no Largo da Prainha, na Gamboa.

Mercedes Ignácia da Silva Krieger foi a primeira bailarina negra do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e é considerada e precursora da dança afro-brasileira.

Na década de 1950, estudou os movimentos ritualísticos do candomblé e das danças folclóricas e passou a criar coreografias usando este gestual.

WLM 2021 – Robson Augusto dos Santos

Monumentos importantes não estão apenas em cidades que fazem parte do roteiro turístico tradicional de visitantes nacionais e estrangeiros.

Completando a lista de menções honrosas, Hudson Gomes Santos imortalizou o prédio da União Operária Beneficente, uma entidade social em Boa Vista, Roraima, criada em 5 de novembro de 1949.

Seu objetivo inicial foi servir de espaço para atividades recreativas de operários, especialmente os da construção civil. O local foi tombado pela Prefeitura em 2009.

WLM 2021 – Hudson Gomes Santos

Assista ao vídeo do encerramento, anúncio dos vencedores e depoimentos dos fotógrafos.

As imagens foram publicadas com a autorização do Wiki Loves Monuments e não podem ser reproduzidas


 Leia também

Mudanças climáticas e biodiversidade: os brasileiros premiados em concursos de fotografia de natureza em 2021