Depois de um ano de desastres climáticos recordes e prognósticos sombrios dos maiores especialistas do mundo, que alertam que o planeta já sofreu danos “irreversíveis”, um movimento está ganhando impulso para forçar mudanças. Como declarou o secretário-geral da ONU em agosto, a necessidade urgente de reduzir as emissões de carbono marca um “golpe de misericórdia” nos combustíveis fósseis.

Durante décadas, disseram que não era possível enfrentar a poderosa indústria de óleo e gás. Mas a realidade é que as pessoas comuns estão fazendo a diferença na luta para reduzir as emissões.

Essas vitórias populares também mostram que as pessoas que se tornaram mais vulneráveis ​​à extração de combustíveis fósseis, incluindo as comunidades negra e indígenas, já têm soluções em mãos. Aqui está um resumo de suas realizações no ano passado.

O dinheiro dos combustíveis fósseis

Grandes instituições com participações financeiras significativas em empresas de extração de combustível fóssil alienaram seus ativos

Vitória marcante: O movimento de desinvestimento contagia Massachusetts.

Depois de uma luta organizada e altamente contenciosa que durou nove anos, os alunos da Fossil Fuel Divest Harvard conseguiram forçar a universidade a desinvestir toda a sua doação de US $ 42 bilhões — a maior do mundo — em empresas ligadas aos combustíveis fósseis.

Outras universidades, como a Boston University (BU) e a Wellesley University, também se desfizeram dos combustíveis fósseis no ano passado. A conquista de Wellesley vem depois de quase uma década de ativismo estudantil dos grupos Renew Wellesley e Fossil Free Wellesley.

A universidade concordou em encerrar os investimentos em combustíveis fósseis previstos para as próximas duas décadas.

Para a BU, a mudança é significativa.

Quando o grupo de estudantes DivestBU foi lançado há oito anos, o presidente da universidade, Robert Brown, argumentou que a suspensão dos investimentos não era viável. Mas depois de uma “longa jornada”, Brown reconheceu em setembro que os ativistas conseguiram convencer o conselho de curadores a encerrar os investimentos e colocar a universidade “no lado certo da história”.

Enquanto isso, a prefeita de Boston, Michelle Wu, assinou um decreto no final de novembro eliminando os investimentos da cidade em combustíveis fósseis, tabaco e indústrias carcerárias, que estavam previstos até 2025.

Por que é importante

É um testemunho realmente claro do poder da persistência e da organização dos jovens”, diz Ilana Cohen, aluna do terceiro ano em Harvard e organizadora da Fossil Free Divest Harvard.

“A forma como conquistamos o desinvestimento foi tornando fundamentalmente inacessível para a universidade manter sua postura intransigente e infundada, bem como imoral sobre o assunto.”


Batalhas da comunidade contra os combustíveis fósseis

Comunidades locais organizadas para resistir às empresas extrativistas que abrem lojas em seus bairros

Vitória marcante: um bairro de maioria negra em Memphis, Tennessee (EUA), lutou contra a construção do gasoduto subterrâneo Byhalia Connection, de 49 milhas (cerca de 79 quilômetros), que estava programado para aprovação em meados do ano passado.

Os residentes solicitaram às autoridades locais, estaduais e federais que rejeitassem a licença depois que representantes da empresa de dutos disseram que a construção no bairro historicamente negro de Boxtown representava o “caminho de menor resistência”. Posteriormente, a empresa retirou seu pedido de autorização para o projeto, citando a baixa produção de petróleo causada pela pandemia.

Na costa nordeste dos Estados Unidos, a organização ambiental formada por quatro estados americanos, conhecida como Comissão da Bacia do Rio Delaware, formalizou uma moratória sobre novas licenças de perfuração, uma ação que os ambientalistas locais saudaram como “histórica”.

A proibição atinge uma área de cerca de 14.000 milhas quadradas (22 quilômetros e 526 mil metros quadrados) da bacia do rio.

Enquanto isso, o conselho de supervisores do condado de Los Angeles votou unanimemente em setembro para descartar projetos de perfuração de petróleo e gás novos e existentes.

A nova regra está programada para impactar o Campo de Inglewood, o maior campo de petróleo urbano do país, que é cercado por muitos bairros de maioria negra.

Leia também 

Novo vocabulário do clima: ‘Eco-ansiedade’ e ’emergência climática’ entram para o Dicionário Oxford

Jovens ativistas brilharam na COP26 com nomes que vão além de Greta: conheça Vanessa Nakate

Em abril, um oleoduto no campo de petróleo derramou 1.600 galões de óleo (quase 6.400 litros), a apenas algumas centenas de metros do playground mais próximo.

“Há dezenas de milhares de pessoas que vivem muito próximas de poços de petróleo, 73% das quais são pessoas de cor”, disse a supervisora ​​Holly J Mitchell, autora da moção, à Associated Press antes da votação. “Então, para mim, é realmente uma questão de equidade.”

Por que é importante

Justin J. Pearson, um dos organizadores da campanha contra o oleoduto de Memphis, diz que a vitória deles mostra que o poder do povo ainda prevalece.

“Quando as vozes dos mais excluídos e marginalizados se tornam as vozes principais para a mudança na defesa da causa da justiça ambiental, todos se beneficiam”, disse ele. “Em Memphis, interrompemos um oleoduto, mas realmente catalisamos um movimento por justiça e mudança.”


As rebeliões de acionistas da indústria de combustíveis fósseis

Investidores ativistas alavancaram seu poder coletivo para forçar grandes empresas de petróleo a mudarem a partir de dentro

Vitória marcante: os ativistas dos fundos de hedge reivindicaram três dos 12 assentos com direito a voto no conselho da Exxon.

Darren Woods, CEO Exxon (reprodução vídeo corporativo)

Ativistas climáticos e investidores dissidentes executaram com sucesso uma rebelião de acionistas dentro da ExxonMobil e da Chevron na primavera passada, protestando contra a inércia contínua das empresas para reduzir significativamente as emissões de carbono.

O ativista nº 1 do fundo de hedge Engine teve uma vitória frustrante ao eleger três novos diretores para o conselho da Exxon, depois que investidores insatisfeitos atuavam para empurrar a gigante do petróleo em direção a um futuro mais verde.

Leia também 

Petrolíferas afirmam nunca terem promovido desinformação sobre o clima, mas há um problema: isso é mentira

Pode o depoimento de ‘4 grandes do petróleo’ no Congresso dos EUA repetir história da indústria tabagista?

Enquanto isso, a Chevron enfrentou oposição do grupo ativista holandês Follow This, que levou a uma revolta de acionistas que votaram para forçar a empresa a implementar metas de emissões mais duras.

Por que é importante

Mark van Baal, que fundou a Follow This, disse que as rebeliões de acionistas marcam uma “mudança de paradigma” para os investidores e uma “vitória na luta contra as mudanças climáticas”.


Leia também 

Relatório sobre a COP26 analisa repercussões da conferência da ONU em sete países, incluindo o Brasil


A repatriação de terras usadas pela indústria de combustíveis fósseis

Para impedir a destruição do meio ambiente, grupos indígenas negociaram a devolução de terras tradicionalmente roubadas deles. 

Vitória da Tenda: A Tribo Passamaquoddy readquiriu 150 acres de terra (cerca de 600.000 metros quadrados), que foram roubados no final do século 19 por colonizadores.

Passamaquoddy Tribe
Foto: Ghg4310/ Wikipedia Passamaquoddy Tribe

As terras de Passamaquoddy, que cobrem uma ilha na zona rural do leste do Maine (EUA), foram destinadas ao desenvolvimento imobiliário e à produção de madeira.

Em vez disso, porém, o capítulo do Maine da The Nature Conservancy, uma organização ambiental global com sede nos Estados Unidos, forneceu à tribo os recursos para a compra do terreno.

Em Minnesota, o estado devolveu 120 acres de terra (480 mil metros quadrados) para a comunidade indígena Lower Sioux. Os Estados Unidos desrespeitaram o Tratado de Mendota de 1851, compartilhado com as tribos Mdewakanton e Wahpekute, de Dakota, ao colonizar as terras recém-repatriadas.

Em resposta, as tribos pressionaram o governo federal a encerrar o acordo.

Isso levou à Guerra de Dakota, de 1862, na qual os EUA executaram 38 homens de Dakota – o maior enforcamento em massa na história dos Estados Unidos.

Por que é importante

A mudança é um marco para os órgãos de governo dos EUA reconhecerem os erros do passado e como essas atrocidades contribuem para os dias atuais.

“Eles deveriam deixar os Sioux ficarem com o local inteiro”, disse a indígena Sioux Pamela Halverson, que vive na reserva Lower Sioux e atua na preservação histórica da tribo. “Eu gostaria de ver uma liberação completa de todas as terras.”


Decisões judiciais contra empresas de combustíveis fósseis

Os ativistas do clima alavancaram o sistema legal para ajudar a impor uma redução nas emissões

Vitória marcante: um tribunal holandês decidiu que a Shell seja legalmente obrigada a reduzir suas emissões quase pela metade nesta década.

Um tribunal holandês proferiu uma decisão histórica em maio para forçar a Royal Dutch Shell, uma das 10 maiores poluidoras do mundo, a reduzir as emissões em 45% até 2030.

Embora o tribunal não tenha concluído que a empresa havia infringido alguma lei, disse que a Shell colocou vidas humanas em perigo, violando os códigos civis do país.

Outra vitória do tribunal em 2021 foi para os 16 jovens autores da ação Held v State of Montana, um processo alegando que Montana contribuiu para a crise climática e violou seus direitos constitucionais.

É o primeiro caso desse tipo a chegar a julgamento, o que poderia abrir um precedente para ações semelhantes que buscam responsabilizar o Estado pelas mudanças climáticas.

Os jovens entraram o processo pela primeira vez em março de 2020 e estão pedindo que o estado implemente um plano para reduzir as emissões.

Por que é importante

“Neste estágio político em que nossos governos, tanto federal quanto em Montana, estão determinados a continuar a depender de combustíveis fósseis, recorremos aos nossos tribunais para proteger [nossos] direitos constitucionais”, diz Grace Gibson-Snyder, 18, um dos jovens que entraram com a ação“Temos a oportunidade de apresentar toda a história do governo causando as mudanças climáticas.”


* Ray Levy-Uyeda é uma jornalista americana radicada na Califórnia, especializada em reportagens sobre questões de gênero, política e ativismo. 

Este artigo foi publicado originalmente no The Guardian e é reproduzido em conjunto pelos integrantes da coalizão global de jornalismo ambiental Covering Climate Now.