Londres – Ao completar um ano de mandato e passar quase duas horas de pé na quarta-feira (19/1) em uma entrevista coletiva sem o clima de guerra que marcava a interação de seu antecessor com a mídia, o presidente Joe Biden deu uma demonstração de que a paz voltou e que a liberdade de imprensa reina nos EUA.  

Mas nem todos concordam que a civilidade na relação do presidente com os repórteres seja um sinal de que tudo está bem. 

A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) aproveitou o aniversário para fazer um duro manifesto expressando séria preocupação com o que considera “um padrão sem precedentes de violações da Primeira Emenda da Constituição em meio a um clima de animosidade e agressão” nos Estados Unidos. 

Liberdade de imprensa nos EUA  caiu sob Trump

Joe Biden não é apontado como culpado pela situação, embora ele tenha sido criticado ao longo do último ano por dar poucas entrevistas coletivas. 

A RSF reconhece que as condições de liberdade de imprensa começaram a declinar rapidamente durante o governo Trump, e não sob Biden. 

No entanto, a organização acha que o problema permanece após a partida do ex-presidente que durante cinco anos tuitou uma vez e meia por dia contra veículos e jornalistas.

E cobra ação de seu sucessor. 

Leia mais 

Trump tuitou mais de uma vez por dia contra a imprensa em 5 anos e meio

O manifesto pede que o o presidente Biden use seu segundo ano no cargo para tomar medidas concretas destinadas a restaurar o histórico de liberdade de imprensa nos EUA, “em deterioração drástica”.

E que reafirme o papel do país como protetor do direito de informar e dos direitos humanos internacionalmente.

Christophe Deloire, secretário-geral da RSF, disse:

“A garantia de que os jornalistas podem realizar seu trabalho com segurança nos EUA – antes vistos como um porto seguro para a imprensa – está diminuindo lentamente”.

Segundo a organização, mais de 50 profissionais de imprensa foram presos ou detidos por seu trabalho nos EUA em 2021 – um número quase igual ao total de jornalistas presos em 2017, 2018 e 2019 combinados.

Os dados são do US Press Freedom Tracker.

Ameaças à liberdade de imprensa por outros poderes 

Agora, as ameaças e violações não partem mais da Casa Branca, como na era Trump, marcada por violência verbal. Mas se espalham por outros poderes. 

Em dezembro, a fotógrafa Amy Harris entrou com uma ação judicial para tentar impedir a operadora Verizon de entregar à comissão do Congresso americano que investiga a invasão do Capitólio cópia de sua comunicação telefônica e de texto durante dois meses. 

Ela fazia um trabalho profissional acompanhando os integrantes do grupo de extrema direita Proud Boys, e por isso entrou no alvo do legislativo dos EUA, correndo o risco de ter suas fontes reveladas e suas conversas expostas. 

Leia mais 

Fotógrafa processa Câmara dos EUA para evitar quebra de sigilo telefônico por conversas com “Proud Boys”

Membros do Proud Boys antes da invasão do Capitólio 

O New York Times ainda briga na justiça para reverter uma ordem judicial que o impediu de publicar matérias sobre o grupo conservador Projeto Veritas com base em documentos obtidos de uma fonte. 

Um juiz chegou a determinar que os documentos em posse do jornal fossem devolvidos e suas versões eletrônicas destruídas. 

Leia mais 

Projeto Veritas consegue aumentar censura ao New York Times, que agora tem que destruir provas

Em seu manifesto, a Repórteres Sem Fronteiras diz “esperar oportunidades de trabalhar com os poderes legislativo e executivo do governo federal dos EUA para melhorar as condições de liberdade de imprensa no país”.

E pede que a Casa Branca use seu segundo ano de mandato para trabalhar com o Congresso em medidas que garantam melhorias concretas na liberdade de imprensa. 

Imprensa foi alvo da ira de manifestantes 

A organização fez um histórico do declínio da liberdade de imprensa nos EUA.

O ano de 2020, quarto do ex-presidente Trump no cargo, teve um número recorde de jornalistas presos, além de 856 outras agressões cometidas contra jornalistas.

E o fim do mandato culminou com a insurreição em Washington, na qual cinco pessoas foram mortas e o Capitólio depredado.

Leia também

No aniversário da invsão do Capitólio, democratas lançam nova campanha contra Trump

O conflito não deixou vítimas entre profissionais de mídia, mas causou estragos materiais e “institucionais”. Manifestantes danificaram dezenas de milhares de dólares em equipamentos de mídia de propriedade da Associated Press, segundo a RSF. 

A organização lembra que eles quebraram câmeras enquanto gritavam “a CNN é uma m*.

E gravaram as palavras “Murder The Media” nas portas do Capitólio, em uma demonstração da animosidade dos grupos que seguem Donald Trump em relação à imprensa, insuflados por mais de cinco anos pelo político. 

Liberdade de imprensa em casa e no mundo 

A Repórteres Sem Fronteiras elogiou algumas iniciativas do presidente Biden, como a sinalização do desejo de que seu governo iria fazer os EUA “recuperarem seu status global de farol de liberdade de expressão”.

Leia também

Influenciador pró-Trump se declara culpado por incitar violência na invasão ao Capitólio nos EUA

Logo depois da posse, o governo Biden restabeleceu as coletivas de imprensa regulares da Casa Branca e das agências federais.

“Autoridades anteriormente silenciadas foram capazes de comunicar informações precisas sobre a pandemia ao público americano”, reconheceu a entidade. 

O manifesto recordou a fala do presidente Biden durante seu primeiro grande discurso de política externa no Departamento de Estado dos EUA:

“Uma imprensa livre é essencial para a saúde da democracia”

No entanto, o que a entidade diz esperar mais do que palavras: 

“Apesar desses esforços bem-vindos, muitos dos problemas subjacentes e crônicos que afetam os jornalistas – do desaparecimento de veículos locais à polarização sistêmica da mídia, passando pelo enfraquecimento do jornalismo e da democracia por plataformas digitais e redes sociais – permanecem em grande parte não abordados pela Casa Branca e pelo Congresso.”

Caso Julian Assange destacado 

O caso de Julian Assange foi destacado no manifesto, com um apelo para que os EUA revejam sua posição:

“Enquanto o editor do Wilileaks, Julian Assange enfrenta uma possível prisão perpétua por publicar informações de interesse público, a RSF continua pedindo ao Departamento de Justiça de Biden que encerre o caso de mais de uma década contra o editor do Wikileaks de uma vez por todas, de acordo com seu compromisso declarado de proteger a liberdade de imprensa.”

Assange está há mais de dois anos preso em uma penitenciária de segurança máxima em Londres, aguardando a tramitação do processo de extradição movido pelos EUA. 

Em dezembro, a justiça britânica aceitou os argumentos do Departamento de Estado e revogou a proibição de extraditá-lo concedida nos primeiros dias de 2021.

A defesa, liderada por sua companheira, Stella Moris, ainda tenta recorrer e anunciou intenção de apelar a uma Corte europeia. 

Leia mais

Suprema Corte britânica decide que Julian Assange pode ser extraditado para os EUA

O vazamento de segredos militares dos EUA pode custar a Assange uma pena de 175 anos de cadeia. 

Para a Repórteres Sem Fronteiras, “a acusação [contra Assange] abre claramente um precedente perigoso para o jornalismo”.

Os EUA estão em 45º lugar entre 180 países no Índice Mundial de Liberdade de Imprensa da RSF.

Leia também

Como regimes autoritários e governos eleitos usaram leis para sufocar imprensa no mundo em 2021