Londres – Nas comemorações pelo Jubileu de Platina da rainha Elizabeth II, o Palácio de Buckingham resgatou vídeos e gravações que documentam a história da coroação e discursos antigos da então princesa.

Aos 25 anos, a herdeira do trono britânico estava no Quênia, uma das colônias do país, em viagem oficial acompanhada do príncipe Philip.

No dia 6 de fevereiro, uma quarta-feira, ela recebeu do marido a notícia de que o rei George VI havia morrido durante o sono, resultado de uma longa enfermidade, tornando-se a chefe de Estado de uma das maiores potências do planeta.

Vídeos mostram cenas da morte do pai de Elizabeth II

Nesses 70 anos, o uso de ferramentas de comunicação e a valorização dos rituais são pedras fundamentais para os altos índices de aprovação da monarquia e da própria rainha Elizabeth II

Quando George VI morreu, boletins impressos anunciando o ocorrido papel timbrado foram afixados nas grades do Palácio de Buckingham e na Sandingham House, em Norfolk, onde ele estava.

A prática de anunciar fatos importantes em pequenos pôsteres é mantida até hoje. Mas pouca gente precisa ir até lá para ler como em 1952, já que as redes sociais do Palácio de Buckingham são administradas com extrema competência. 

Palácio de Buckingham, 1952 (PA/Divulgação The Royal Family)

A nova rainha foi formalmente proclamada em uma reunião do Conselho que se reúne após a morte de um rei (Accession Council) no Palácio de St James, realizada no dia da morte do rei, sem a sua presença. 

Nesta fotografia, tirada em 6 de fevereiro de 1952, o primeiro-ministro Winston Churchill deixa o Palácio de St James após a reunião do Conselho que confirmou a nova rainha. 

Winston Churchill (Foto PA/Divulgação The Royal Family)

De volta a Londres, ela foi recebida por Churchill e outros funcionários no aeroporto antes de retornar à Clarence House, onde vivia.

Elizabeth II foi oficialmente coroada em uma cerimônia na Abadia de Westminster no ano seguinte, em 2 de junho de 1953, transmitida pela BBC e documentada em vídeo. 

Imagens raras desses momentos estão em três vídeos feitos por Lord Wakehurst, o último governador britânico de Nova Gales do Sul. 

Os vídeos começam mostrando a morte do rei, depois a ascensão e no final a coroação da rainha Elizabeth II. 

O nome da série foi profético: ‘Long to Reign over us’ (Reine por muito tempo sobre nós).

O dom da oratória da princesa que não nasceu para ser rainha 

Filha mais velha do rei George VI, Elizabeth não fazia parte da linha de sucessão direta quando nasceu, em 1926 no elegante bairro de Mayfair, em Londres.

Os rumos da história mudaram quando ela tinha 10 anos e seu tio, o rei Eduardo VIII, abdicou para se casar com a americana divorciada Wallis Simpson, passando a coroa para o irmão George.

Leia também 

Ao pedir a súditos que aceitem Camilla como rainha consorte, Elizabeth II confirma Charles no trono

O site da família real exibe alguns discursos históricos da futura rainha Elizabeth, então princesa, antes da popularização de vídeos ou filmes com imagens.  

Neste, em 1940, durante a guerra, ela falou em um programa da BBC chamado Children’s Hour (Hora das Crianças). Dirigiu às crianças para lamentar a a tristeza da guerra e a necessidade de força para suportar as adversidades. 

Aos 21 anos, com uma voz muito parecida com a atual, Elizabeth discursou para os súditos a partir da África do Sul, então colônia britânica, expondo seus planos para o futuro reinado.

E fez uma promessa: 

“Declaro diante de todos vocês que toda a minha vida, seja longa ou curta, será dedicada ao serviço”.

Leia também 

Washington Olivetto: ‘Rainha Elizabeth é a melhor agência de propaganda que a Inglaterra poderia ter’