Londres – O concurso de fotografia da vida marinha Ocean Art, organizado pelo site americano Underwater Photography Guide, anunciou os vencedores da edição 2021, reunindo fotos surpreendentes do mundo subaquático. 

A competição recebeu trabalhos de fotógrafos de 81 países, apesar das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, que impediram viagens e limitaram expedições fotográficas em grupo. 

Os  jurados selecionam as fotografias que representaram melhor a beleza da vida marinha, as ameaças às águas e às suas criaturas causadas pela ação do homem e momentos ternos como o exato momento do acasalamento de um par de cavalos-marinhos. 

Melhor foto da vida marinha mostra briga de peixes

A foto de Luc Rooman – “Snoeken” – foi eleita a melhor do ano. Pela primeira vez na história do concurso, a imagem escolhida como ‘Best of Show’ mostra peixes de água doce.

O registro foi feito em Domein Muisbroek, perto da Antuérpia, na Bélgica, retratando um par de peixes Pike travando uma batalha feroz que o fotógrafo teve a sorte de presenciar durante um mergulho noturno. 

Rooman ficou também em 1º. lugar na categoria Comportamento da vida marinha com a mesma foto. 

Luc Rooman – Ocean Art 2021

Vida marinha ameaçada pelo homem

Mas a briga maior enfrentada por muitas criaturas que vivem em águas doces e salgadas é ação do homem sobre seus habitats.

Imagens de tartarugas entaladas com plástico e de peixes presos em redes ou “se alimentando” de resíduos são cada vez mais comuns, e não deixam de chocar e preocupar. 

O fotógrafo Steve Kovacs ficou com o segundo lugar na categoria Conservação Subaquática do concurso com a cena de um peixe-lagarto feita em Blue Heron Bridge, na Flórida (EUA), que demonstra o mal que pode causar uma pequena guimba de cigarro perdida no fundo do mar. 

“Durante um mergulho em Blue Heron Bridge, Flórida, encontrei este pequeno peixe-lagarto que confundiu uma ponta de cigarro à deriva com alimento. 

Ainda mais chocante foi que ele não percebeu seu erro e continuou a engolir a guimba descartada enquanto eu fotografava.

Temendo que ela acabasse matando o peixe, decidi intervir e tirei sua ‘refeição’. Infelizmente, a fotografia ilustra como as pessoas podem impactar negativamente e prejudicar o meio ambiente, mesmo com ações menores.”


Leia também

Brasileiro é escolhido Fotógrafo de Esportes do Ano em concurso global com série sobre esportes radicais


Conheça as fotos da vida marinha vencedores em cada categoria do concurso

Fotografia de Comportamento da vida marinha com equipamento compacto

1º Lugar equipamento compacto– “Cavalos-marinhos em acasalmento”, por PT Hirschfield

“Depois de centenas de mergulhos com os cavalos-marinhos Bigbelly da Península de Mornington, Austrália e observando esses animais em suas danças de pré-acasalamento que podem durar vários dias, esta foi minha primeira oportunidade de testemunhar uma fêmea transferindo seus ovos para a bolsa do macho.”

 

PT Hirschfield – Ocean Art 2021

Eu tinha acabado de descer da plataforma de mergulhadores do Rye Pier, em Victoria quando notei os cavalos-marinhos já unidos pelo abdômen ao longe. Eles rapidamente se separaram e eu me perguntei se havia perdido uma única oportunidade de documentar essa união.

Quando o casal se acomodou na areia, eles ficaram próximos e pareciam continuar seu ritual de dança, movendo-se graciosamente e flertando um com o outro, indicando que o namoro ainda não havia terminado”.

Observei por mais alguns minutos enquanto tentava rapidamente ajustar as configurações da câmera.

Quando eles começaram a subir na coluna d’água, mantive uma pequena distância para não assustá-los e consegui clicar o  instante. 

Foi emocionante testemunhar esse ato especial de transferência de ovos de cavalo marinho (que durou apenas alguns breves momentos)”.


2º Lugar equipamento compacto– “A luz do nascimento”, por Ilaria Mariaguilia

“Esta bela joia colorida pode ser encontrada nas águas verdes escuras do Mar Adriático do Norte, em Rijeka, Croácia.

O nudibrânquio, chamado Cratena peregrina, está colocando seus ovos nos galhos de um hidróide, nas águas frias do outono.

As cores vibrantes da cerata e o branco do corpo contrastam fortemente com o fundo preto”. 

Ilana Mariaguilia – Ocean Art 2021

2º. Lugar  equipamento convencional– “Guardando ovos”, por Jullian Hsu, em Anilao, Filipinas.

A maioria dos gobies pigmeus amarelos vive em buracos ou garrafas vazias. Encontramos esses gobies vivendo sob o fundo de uma esponja preta.

O goby macho estava circulando para proteger seus ovos fertilizados. Devido à posição dos ovos, tive que tirar a foto de cabeça para baixo.

Depois de organizar tudo e esperar cerca de 10 minutos, o goby macho parou no lugar que eu esperava e apertei o botão da câmera obturador”.

Julian Hsu – Ocean Art 2021

Fotografia com lente Grande Angular

1º. Lugar – “Família”, por Eduardo Acevedo

“Um grupo de baleias-piloto nadando nas águas claras no sudoeste do canal entre as Ilhas de Tenerife e La Gomera, na Espanha. Vimos fêmeas adultas com filhotes e baleias jovens nadando juntas.

A imagem combina as baleias-piloto com os reflexos criados pelo mar cristalino”.

Eduardo Acevedo – Ocean Art 2021

2º.  Lugar – “Caverna do tubarão”, por Nicolas Rémy

“Fish Rock, uma ilha rochosa ao largo de South West Rocks, em Nova Gales do Sul, Austrália, é um habitat para o tubarão lixa cinzento (Carcharias taurus), um dos poucos lugares onde eles se reúnem, descansando durante o dia e se alimentando à noite.

Os tubarões geralmente estão espalhados em vários pontos da ilha, mas às vezes a ressurgência faz com que a temperatura caia, momento em que eles buscam calor e sobem para águas mais rasas.

Nessas condições, o melhor local para eles é a entrada superior da caverna Fish Rock (uma caverna oceânica de 120 metros de comprimento que atravessa a ilha). Lá, os tubarões encontrarão não apenas calor mas também abrigo das correntes, economizando energia enquanto nadam meio adormecidos”.

Nicolas Rémy – Ocean Art 2021

“Neste dia de verão, a temperatura caiu de 24 para 18 graus Celsius, causando a reunião dos tubarões mais movimentada que já vi na caverna.

No silêncio do meu respirador, esperei imóvel, sentindo-me privilegiado por presenciar essa reunião. Apaguei a luz para que os tubarões mal notassem minha presença, enquanto se revezavam para circular pela caverna.


Macrofotografia da vida marinha 

1º. Lugar – “Blenny pega uma refeição rápida”, por Nigel Motier, em Raja Ampat, Indonésia.

Esta é uma foto tirada em um mergulho noturno quando procurávamos os famosos tubarões Epaulette Walking. Esse peixe chamou a atenção e eu o acompanhei para conseguir alguns registros.

Adorei a cor ao redor dos olhos e o rosto expressivo e achei que seria um ótimo modelo.

Enquanto fotografava, notei que minhas luzes atraíam alguns plânctons E  então vi Blenny, esse pequeno peixe marinho de barbatanas espinhosas com pele sem escamas, se alimentando de plânctons.

Na foto ele  prepara um ataque a um copépode (crustáceo aquático pequeno ou microscópico da classe Copepoda).

Nigel Motier – Ocean Art 2021

2º. Lugar – “Joaninha em um crinóide vermelho”, por Sarah Vasend

Esta foi a primeira vez que mergulhei em Komodo, Indonésia. Aproveitei a água verde e a pouca visibilidade que experimentamos para fotografar quase exclusivamente com lente macro e não me decepcionei.

Fiz várias imagens desde crinóide (equinoderme da classe Crinoidea, que compreende os lírios do mar e as estrelas de penas) e esta foi a minha favorita, a joaninha (Ladybug Amphipod – crustáceo marinho) em um crinóide vermelho.

Foi a última viagem que fiz antes que o mundo se fechasse. Uma semana depois da minha volta, entramos em confinamento. Então a memória que a foto traz é agridoce”.

Sarah Vasend – Ocean Art 2021

Retratos da vida marinha  

1º. Lugar – “Brincalhão”, por Paulo Bausani, Itália, Argentario, Rocha Argentarola.

Esta cena captura o momento em que um peixe abre a boca mostrando as brânquias internas. A imagem destaca a cor brilhante e viva do Anthias macho,  típicos do período de namoro”. 

Paulo Bausani – Ocean Art 2021

2º. Lugar – “Visão ampla”, por Andrey Savin

A imagem foi feita em Zamboanguita, Negros Oriental, Filipinas.

Andrey Savin – Ocean Art 2021

Fotografia da vida marinha em águas frias 

1º. Lugar – “Engarrafamento”, por Matthew Sullivan

Eu me apoiei em uma rocha na base de uma pequena piscina e observei onda após onda o salmão rosa cruzar e dar o salto pelas cataratas para seguir em direção aos locais de desova rio acima, na Ilha de Vancoucer, Canadá.

Os peixes ficam tão focados em sua missão que não prestaram atenção em mim. Eu era apenas parte de seu ambiente”. 

Matthew Sullivan – Ocean Art 2021

2º. Lugar – “Brinquedo de algas”, por Célia Kujala

“Durante o outono de 2020 passei muitas horas mergulhando com filhotes de leões marinhos nas Ilhas Coronado, Baja Califórnia, Mèxico, para observar seu desenvolvimento.

À medida que foram crescendo, tornaram-se cada vez mais curiosos e começarram a brincar com tudo o que encontravam no seu ambiente.

Em um dia de outubro eu estava mergulhando com eles depois que o mau tempo trouxe um monte de detritos para o mar. Isso significava ainda mais “brinquedos” para eles.

Os leões marinhos pareciam gostar especialmente de brincar com as folhas de alga marinha que inundaram a área. Brincavam com elas de tal forma que me lembravam ginastas rítmicas com suas fitas”.

Célia Kujala – Ocean Art 2021

Leia também

Foto de brasileiro ilustra impacto da pesca em seleção global de imagens sobre conservação dos oceanos


Fotografia de Nudibrânquios 

1º. Lugar – “Desova”, por Salvatore Ianniello

Nudibrânquios são uma espécie de molusco marinho, parentes do caracol, que possuem as brânquias desprotegidas, sem a casca. São conhecidos por suas formas exóticas e multiplicidade de cores. 

A imagem mostra uma desova de Godiva quadricolor, uma espécie de lesma do mar, vista de baixo. Ela foi feita no Mediterrâneo, em uma lagoa do Golfo de Nápoles, Itália.

Salvatore Ianniello – Ocean Art 2021

2º. Lugar – “Gerações futuras”, por Virginia Salzedo

Todos os anos mergulho em julho no mar de Salento, Puglia, Itália, para fotografar a Chromodoris luterosa, espécie de lesma marinha muito colorida, durante o período de reprodução. Adoro a cor única deste nudibrânquio.”

Virgínia Salzedo – Ocean Art 2021

Fotografias da vida marinha em águas escuras  

1º. Lugar – “Reflexões”, por Steven Kovacs

“Durante mergulhos em águas negras, peixes voadores podem ser encontrados cruzando a superfície com seus reflexos visíveis.

O desafio de tentar obter uma imagem que mostre esse fenômeno é o movimento da água na superfície, impedindo que os mergulhadores fiquem imóveis e assim dificultando a estabilização e o enquadramento da foto no ângulo certo.

Em uma noite em Palm Beach, Flórida, tive a sorte de ter um curioso peixe-voador nadando para me examinar”. 

Steven Kovacs – Ocean Art 2021

2º. Lugar – “Beleza incendiada”, por Steven Kovacs, em Palm Beach, Flórida

“Um  dos meus peixes favoritos encontrados em águas negras é o belo Tripodfish larval. Como muito outros peixes larvais, os jovens dessa espécie têm grandes barbatanas arredondadas que podem usar para imitar as águas-vivas, a fim de tentar se camuflar dos predadores.

As barbatanas dessas espécies são mais espetaculares do que a maioria dos outros peixes. Aa grande variedade de cores é realmente de tirar o fôlego.

Na maioria das vezes, essas barbatanas estão dobradas para o lado ou não abertas simetricamente. O truque para capturar a verdadeira beleza desses peixes é fotografá-los quando eles abrem totalmente os dois lados simetricamente”. 

Steven Kovacs – Ocean Art 2021

Fotografia de Conservação Subaquática

1º. Lugar – “Árvore de coral”, por Catherine Holmes

Nesta imagem um mergulhador examina o crescimento de fragmentos de coral em uma árvore criada pela Corall – Coral Reef Restoration Alliance, em Barbados, para propagar o crescimento de novos corais a partir de fragmentos vivos.

Conforme destacado na COP26 deste ano, os recifes de coral são as superestrelas do oceano, sendo um dos ecossistemas mais biodiversos. Eles abrigam quase a metade das espécies de peixes, absorvem 97% da atividade das ondas que protegem as massas terrestres e são essenciais para a subsistência de milhões de pessoas em todo o mundo.

Projetos de restauração de corais foram criados em muitos locais em todo o planeta, tentando combater a perda sem precedentes de habitat formando corais duros nas últimas décadas, causada pelo aumento da temperatura da água, poluição, práticas de pesca disruptivas, doenças e predadores locais, como a estrela do mar coroa de espinhos.

O aquecimento global que causa o branqueamento de corais após altas temperaturas da água, no entanto, teve o efeito negativo mais profundo de todos”.

Catherine Holmes – Ocean Art 2021

“Os projetos de restauração variam em metodologia. Em Barbados, como nas Ilhas Cayman e Maldivas, os jardins de coral foram construídos para atuar como viveiros para os fragmentos crescentes de coral antes do transplante de volta para os recifes danificados.

 As árvores artificiais são suspensas da superfície por dispositivos de flutuação, permitindo que os fragmentos de coral presos aos galhos sejam banhados por correntes em movimento.

Há uma alta porcentagem de sucesso no crescimento de corais ramificados e uma taxa de sobrevivência de 66%, mas há necessidade de esforços globais para restauração em larga escala.”


Leia também

Ocean Photography Award | Imagens vencedoras mostram tubarões, tartarugas, gansos e até surfistas


Fotografia de arte da vida marinha  

1º. Lugar – “Um punhado de fadas mágicas”, por Jenny Stock

“Enquanto mergulhava no Jardines de La Reina, em Cuba peguei algumas imagens immpressionantes do Basslet de fadas. As cores deste peixe são uma criação artística.

Com uso de máscaras e filtros no pós-processamento, fiz com que os corpos dos peixes se dispersassem em mechas de nuvens coloridas e esfumaçadas contra um fundo preto”.

Jenny Stock – Ocean Art 2021

2º. Lugar – “Menina do casamento da Índia”, por Julian Nedev

A bela imagem de uma noiva indiana em um ambiente subaquático na cidade de Varna, na Bulgária.

Julian Nedev – Ocean Art 2021

Fotografia da vida marinha em Preto e Branco

1º.lugar – “Cavernas antigas”, por Tom St. George

“A imagem foi feita em Cenote Zacil Ha, Tulum, México.

Depois de passar algum tempo nadando por algumas passagens muito pequenas, a caverna de repente se abre a apresenta esses espeleotemas gigantes que levaram milênios para se formar.

Ellen, uma das minhas companheiras de mergulho, é ofuscada pelas colunas maciças enquanto paira impressionada e imóvel. Julia usa uma luz de vídeo para habilmente retroiluminá-la e ficar completamente escondida da câmera (fotografar em cavernas subaquáticas é sempre um esforço de equipe).

Esta imagem funcionou particularmente bem para mim em preto e branco com a interação de luz e sombra. A maior parte da luz vem da iluminação do vídeo fora da câmera, com os estroboscópios na câmera usados ​​para adicionar apenas um toque de preenchimento”.

Tom St. George – Ocean Art 2021

2º Lugar – “Voando na areia”, por Kyle Lucy

“Tirei essa foto no último mergulho da viagem a Roatan, Honduras.  Tentava ver uma arraia-águia  a semana toda, mas ainda não havia tido a sorte.

Enquanto descíamos, essa arraia fuçava a areia em busca de comida. Ele estava completamente absorta na procura por alimentação e me permitiu chegar perto o suficiente para o registro. 

Converti a imagem em preto e branco para transmitir melhor a sensação de movimento que percebi da arraia voando sobre o fundo do mar e provocando uma tempestade de areia em seu rastro”.

Kyle Lucy – Ocean Art 2021

Leia também

Vai encarar? Clique de cobra feito por brasileiro ficou entre os melhores do Wiki Loves Earth; veja ganhadores


Fotografia com lente angular compacta

1º.lugar – “Maternidade”, por Kate Rister

“Mães baleias jubarte e seus filhotes são vistos anualmente nas águas rasas de Moorea, Tahiti, entre agosto e outubro.

É importante aproximar-se da mãe e do filhote devagar e com respeito. Para nossa sorte, essa mãe ficou confortável em nossa presença e até incentivou seu tímido filhote a nos olhar mais de perto, empurrando-o em nossa direção com o nariz”. 

Kate Rister – Ocean Art 2021

2º Lugar – “No rio após as inundações”, por Jack Berthomier

Várias vezes por ano as fortes chuvas fazem com que as águas dos nossos rios subam vários metros e levem muitos resíduos verdes- folhas, galhos e às vezes árvores inteiras arrancadas das margens.

Com a corrente muito forte, esperei alguns dias para a água baixar e conseguir registrar imagens das Doules (Kuhlia rupestrice) comumente chamadas de carpas da Caledônia, o peixe mais comum das águas doces.

Naquele dia, um deles chegou perto da superfície e consegui tirar essa foto com um galho de palmeira à deriva”. Rio Ouenghi, Nova Caledônia.

Jack Berthomier – Ocean Art 2021

Fotografia com lente macro compacta

1º. Lugar – “Hora da festa”, por Kathrin Landgraf-Kluge

“ Tirei esta foto durante minhas primeiras férias de mergulho no Egito em 2020. Eu tinha acabado de comprar uma nova câmera e queria testá-la.

Estava esperando por algumas pequenas criaturas subaquáticas, que são minhas favoritas. No final de um mergulho no recife na Baía de Makadi um mergulhador de outro grupo me mostrou essa coleção de camarões Idiomysis.

Eu já tinha visto camarões Idiomysis antes, mas nunca tinha visto nada comparável a isso. Uma ‘festa de camarão Idiomysis’ com centenas deles reunidos em um só lugar.

Inacreditável! O maior desafio ao tirar esta foto foi colocá-los em foco porque eles eram superminúsculos, com um tamanho de menos de 3mm cada, e estavam se movendo juntos como um pequeno enxame de abelhas”.

Kathrin Landgraf Kluge – Ocean Art 2021

2º. Lugar – “Homem-aranha”, por Salvatore Gambacurta, em Sydney, Ilha Bare-La Perousse

“A imagem foi capturada durante um mergulho noturno com forte ondas. É um grande desafio posicionar a câmera para focar nessa minúscula aranha marinha de 15mm, mas isso não me impediu de observar esse lindo ‘homem-aranha’ .

 Foi fascinante testemunhar o quão alerta e vigilante é esta criatura. Sempre que me movia ou mudava de posição, seus olhos acompanhavam meus movimentos.

É uma experiência extraordinária poder capturar a imagem desta raríssima Anaploclactylus evansi (aranha do mar azul), apenas encontrada apenas na Austrália.” 

Salvatore Gambacurta – Ocean Art 2021


As imagens foram publicadas com a autorização da organização do Ocean Art Underwater Photography Guide e não podem ser reproduzidas.


Leia também

Revoada de gansos, urso faminto e humores de esquilos: os campeões do Nature Photographer 2021