Londres – A Federação Internacional de Jornalistas (IFJ) iniciou um movimento destinado a pressionar o Iêmen a libertar quatro jornalistas presos no país em guerra desde 2015 e agora sentenciados à morte. 

Abdulakhleq Amran, Akram Al-Waledi, Hareth Humaid e Tawifq Al-Mansoori foram capturados em junho de 2015 na capital do país, Sána, junto com outros nove profissionais de mídia. 

Segundo a IFJ, as prisões e a condenação foram consequência de reportagens sobre a guerra no Iêmen e condições de vida no país. A organização criou uma petição online e iniciou pressão direta sobre organismos internacionais para reverter a decisão. 

Guerra no Iêmen, alto risco para jornalistas

A guerra no Iêmen fez com que o país se tornasse um dos mais perigosos para jornalistas. Os conflitos entre os rebeldes houthi, o chamado governo legítimo, e os separatistas do Sul têm exacerbado a crise humanitária no país. 

As forças houthi são formadas pelos seguidores do movimento político-religioso Ansar Allah e tentam controlar o Iêmen após a saída de Ali Abdullah Saleh.  

O conflito vem se estendendo desde 2014. Segundo o Comitê de Proteção a Jornalistas (CPJ), pelo menos 19 profissionais de imprensa foram mortos no país desde o início da guerra civil. 

Um dos casos mais recentes foi o da jornalista Rasha Abdullah al-Harazi, de 27 anos. Ela estava grávida quando foi vítima de uma bomba colocada no carro do seu marido, o também jornalista Mahoud al-Atmi.

Tanto Rasha quanto o bebê que ela esperava morreram. 

Leia mais
Atentado a bomba mata jornalista grávida no Iêmen, um dos países mais perigosos para a imprensa

jornalista morta por atentado a bomba na guerra no Iêmen

A organização Repórteres Sem Fronteiras afirma ainda que até mesmo jornalistas cidadãos são monitorados no país. E que eles podem ser presos por uma única postagem nas redes sociais.

Quem são os jornalistas presos

Abdulakhleq Amran, o mais velho dos quatro sentenciados à morte, com 39 anos, trabalha para o site Al-Islah Online, é casado e tem dois filhos. 

Segundo a IFJ, ele foi preso no Bahr al-Ahlam Hotel em Sana’a enquanto usava a internet e eletricidade do local para suas reportagens.

A Federação conta que desde sua prisão, ele vem sendo mantido em duras condições, além de ter sido vítima de torturas que o deixaram com sequelas.  

Já Akram Al-Waledi trabalhou para o site de notícias Alrabie-ye.net e para a Agência de Notícias do Iêmen SABA.  Sua família disse à IJF que ele também foi vítima de torturas que fizeram sua condição de saúde se deteriorar seriamente.

Elas teriam causado lesões nas costas e no cólon, além de terem deixado o jornalista com uma condição psicológica delicada. 

O repórter do site de notícias Alrabie-ye.net (que atualmente está suspenso) também foi preso e mantido nas mesmas condições que seus colegas, tal como também foi vítima de torturas, segundo a IFJ. Ele tem 32 anos e é o mais novo do grupo. 

Por fim, Tawifq Al-Mansoori, que trabalhava para o jornal Al Masdar, também foi mantido em condições adversas e foi submetido a torturas. À IFJ, a família de Al-Mansoori alegou que ele sofre de asma, falta de ar, reumatismo cardíaco, diabetes e problemas de próstata.

Maus tratos e torturas

De acordo com a IFJ, os profissionais foram acusados e condenados por “espionagem para estados estrangeiros e disseminação de notícias falsas”.

Abdul Khaleq Amran, Tawfiq Al-Mansouri, Harith Hamid e Akram Al-Walidi foram condenados pelo Tribunal de Segurança do Estado em Sanaa, capital do Iêmen, que está sob controle do Ansar Allah.

Leia também
Janeiro termina com mais de dois jornalistas assassinados por semana no mundo – e sete na América Latina

Homem com colete Prensa de costas assistindo a manifestação por crimes contra jornalistas no México

A IFJ informou que os quatro jornalistas foram submetidos a uma série de violações de seus direitos, como o desaparecimento forçado e a proibição de receber visitas.

E que sofreram torturas física e psicológica, além não terem recebido cuidados médicos. 

A Federação alega que as práticas representam uma séria ruptura em todas as convenções e normas internacionais sobre o tratamento de prisioneiros. 

Apelo global

A fim de pressionar o grupo extremista Ansar Allah, a Federação se uniu ao Sindicato de Jornalistas do Iêmen (YJS) em uma campanha pela libertação dos jornalistas.

Leia também
1 ano do golpe em Mianmar: multinacionais pressionadas a deixar país para não serem coniventes com repressão

Eles emitiram uma carta aberta ao enviado das Nações Unidas ao Iêmen para tratar o caso como urgente. No texto, pedem que a comunidade jornalística global assine o documento, em uma petição online. 

“O excruciante período de tempo que eles esperam no corredor da morte está causando profunda dor e angústia a todos nós, jornalistas e trabalhadores da mídia em todo o mundo.

Estamos todos agora entrando em contato com você para agir rapidamente e pressionar Ansar Allah para liberá-los.”

Para assinar, basta acessar o documento disponível online. 

Pressão internacional

Além de pressionar o Ansar Allah, a IFJ e o YJS também pretendem colocar cobrar engajamento de órgãos governamentais e intergovernamentais a fim de exigir que o tema seja prioridade em suas agendas.

Leia também
Como o Brasil e Bolsonaro apareceram em relatórios globais de liberdade de imprensa em 2021

Outra determinação da Federação é garantir o acesso do YJS na próxima reunião do Conselho dos Direitos Humanos.

Na ocasião, além da questão da guerra no Iêmen, a situação dos trabalhadores da mídia iemenita em geral – em especial a dos quatro jornalistas no corredor da morte – será  levantada. 

O secretário-geral da FIJ, Anthony Bellanger, declarou: 

Precisamos que a ONU, a União Europeia e os governos de todo o mundo defendam os jornalistas e digam abertamente ao Ansar Allah, e ao governo de fato em Sanaa [capital do Iêmen], que torturar e executar jornalistas é um crime de guerra e que o mundo não deve tolerar criminosos de guerra.

Mas isso não é tudo.

Devemos enviar uma mensagem aos nossos amigos Abdul, Tawfiq, Harith e Akram e suas famílias, [dizendo] que eles não estão sozinhos, e toda a comunidade jornalística global e ativistas da liberdade de expressão e dos direitos humanos trabalharão incansavelmente por sua liberdade”.

Leia também