Londres – O portal de notícias filipino Rappler, fundado e dirigido pela ganhadora do Nobel da Paz Maria Ressa, está sendo ameaçado de mais um processo judicial para se somar aos muitos a que a jornalista que já responde.

O motivo é um artigo de fact checking (verificação de fatos) rotulando como falsa uma declaração da subsecretária de Comunicações da presidência. 

Lorraine Marie Badoy usou as redes sociais para anunciar a intenção de processar o Rappler, o serviço de verificação de fake news Vera Files e também o Facebook. Os sites são os representantes das principais rede globais de verificação de fatos para as Filipinas e únicos credenciados pela rede social para esclarecer fake news. 

Nobel não protegeu jornalista de ataques

Badoy atua como porta-voz da Força-Tarefa Nacional para Acabar com o Conflito Armado Comunista Local, que faz parte do governo de Rodrigo Duterte.

Ele é conhecido pela perseguição a jornalistas, incluindo Maria Ressa.

Segundo o Centro de Proteção a Jornalistas (CPJ), a acusação feita pela representante do governo refere-se a um artigo publicado no Rappler, fundado e dirigido pela Nobel da Paz,  em 31 de janeiro.

O artigo rotula como falsa uma declaração dela de que participantes do bloco Makabayan seriam comunistas.

Na checagem do site, verificou-se que o bloco é, na verdade,  uma coalizão política credenciada pela Comissão Eleitoral formada por grupos e indivíduos de listas partidárias progressistas. 

Em tom de ameaça, a subsecretária declarou via Facebook que irá “tomar medidas legais contra o Rappler por espalhar sua desinformação que trouxe e continua trazendo grande dano ao nosso povo e ao nosso amado país.”

Na mesma nota, Badoy ameaça ainda adotar medidas judiciais contra o Facebook.

Ela diz que irá responsabilizar a plataforma “por permitir que seus verificadores de fatos, Rappler e Vera Files, abusem dos imensos poderes dessa designação”

O Rappler e o VERA Files são os únicos aprovados pelo Facebook para atuarem como verificadores de fatos no combate à desinformação nas Filipinas.

Mas não são exatamente aliados, apesar de terem sido enquadrados juntos pela secretária de comunicações. Maria Ressa é crítica feroz do poder das plataformas digitais e do próprio Facebook.

A chefe de estratégia digital do Rappler, Gemma Mendonza, disse ao CPJ que o veículo não recebeu nenhuma reclamação legal oficial e que não estava claro sob qual lei poderia ser processado.

‘Afronta à liberdade de expressão’

Na terça-feira, o grupo filipino Movimento Contra a Desinformação (MAD) emitiu uma nota condenando declaração divulgada pela subsecretária.

Chamando a declaração de Badoy de “uma afronta à liberdade de expressão e ao direito do povo de saber”, o MAD disse:

“Nunca devemos permitir que um funcionário público abuse de seus poderes […]  a pretexto de proteger os interesses dos cidadãos. Esse tipo de comportamento quebra a confiança do público nos verificadores de fatos e cria um ambiente propício para sua perseguição e acusação.”

Fazem parte do MAD advogados, acadêmicos, grupos da sociedade civil, organizações não governamentais locais e internacionais e outros grupos de defesa preocupados com a desinformação relacionada às eleições.

Site da jornalista Nobel da Paz vítima de red-tagging 

A tática do governo de associar jornalistas ou ativistas a grupos de esquerda ou comunistas é conhecida como red-tagging (rotulagem vermelha) nas Filipinas.

Segundo o Rappler, a prática já resultou em processos criminais, detenções e até mesmo o assassinato de ativistas. 

De acordo com o CPJ, o próprio veículo já foi vítima do red-tagging. Em março de 2021, a força-tarefa acusou o Rappler  de ser “amigo e aliado” e ainda “porta-voz” dos rebeldes comunistas.

A acusação teria sido feita após Badoy se queixar sobre dois artigos de verificação de fatos da agência de notícias online.

Em defesa da liberdade de expressão

A ameaça de Lorraine Marie Badoy é apenas a mais recente dentre as várias acusações e assédios governamentais à Maria Ressa e ao Rappler. 

Fundado e dirigido por Ressa em 2012, o Rappler é um dos mais importantes sites de jornalismo investigativo das Filipinas.

Leia também
Empresário desiste de processo contra a jornalista filipina Maria Ressa

Maria Ressa desafiou o governo de Rodrigo Duterte e outros poderosos ao expor abusos, violência e autoritarismo no país. Por isso, passou a ser bombardeada com uma sequência de processos judiciais.

Desde então se tornou um símbolo mundial de perseguição contra a imprensa.

Prisão após denunciar governo

Em fevereiro de 2019, Ressa chegou a ser presa por por “difamação cibernética” em meio a acusações de vários casos de notícias falsas e sonegação de impostos corporativos.

No ano seguinte, foi considerada culpada de difamações em ambiente cibernético por um tribunal de Manila.

Em um documentário, a jornalista mostrou como é a atuação do sistema de desinformação das Filipinas, que tem como alvo principal as mulheres – incluindo ela mesma.

A obra foi exibida pela TV pública americana PBS.

Jornalista tem Nobel, mas ainda sofre perseguição

Em 2021, a jornalista ganhou o Nobel da Paz juntamente com o também jornalista russo Dmitry Muratov.

Os dois foram escolhidos pelo comitê norueguês do Nobel “por seus esforços para salvaguardar a liberdade de expressão, que é uma pré-condição para a democracia e a paz duradoura”.

Leia mais
Nobel da Paz a jornalistas reconhece perseguição à imprensa como ameaça à paz e democracia

Também em 2021, uma coalizão formada por mais de 80 veículos, liderados pelo CPJ em parceria com o Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ) e a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF), criaram a #HoldTheLine.

A campanha tem por objetivo defender Maria Ressa. Centenas de vídeos em apoio à jornalista ganhadora do Nobel foram transmitidos em uma live ininterrupta.

Leia mais
Entidades globais lançam site com live ininterrupta em apoio à jornalista filipina Maria Ressa, perseguida pelo governo

Atualmente, as Filipinas ocupam a 138ª posição entre 180 países no ranking de liberdade de imprensa da Repórteres Sem Fronteiras de 2021.

O Brasil caiu quatro posições e está um pouco à frente do país de Ressa, na 111ª posição.

Leia também

Como o Brasil e Bolsonaro apareceram em relatórios globais de liberdade de imprensa em 2021

Brasil cai quatro posições no Ranking de Liberdade de Imprensa da RSF