Londres – A agência de notícias France Press (AFP) anunciou na semana passada uma reorganização em sua redação principal, em Paris, que passará a operar com oito unidades (hubs) destinadas a temas prioritários do noticiário, como o jornalismo ambiental. 

A unidade Planet reunirá 20 jornalistas especializados em mudanças climáticas, meio ambiente, energia, indústria, transportes e agricultura. 

Outra novidade é a colocação da  imagem no centro da estrutura reorganizada. As equipes de fotos, vídeos e gráficos da agência serão integradas com os jornalistas de texto no novo layout da redação. 

Jornalismo ambiental entre as prioridades

A ideia não é nova. O modelo de unidades de produção agrupadas por temas já foi experimentado por muitas empresas jornalísticas, nem sempre com sucesso.  

Segundo o comunicado da AFP, o objetivo da reforma é modernizar a estrutura da agência para refletir melhor a estratégia editorial e fortalecer a cobertura de temas importantes para a sociedade, como o jornalismo ambiental e as tendências do mundo digital.

A unidade Planet vai interagir com os demais escritórios e sucursais da AFP, tanto na França quanto no exterior, a fim de cobrir fatos relacionados ao meio ambiente o mais próximo possível do local onde eles acontecem e investigar como as mudanças climáticas estão impulsionando a transformação da economia global.

Outra missão da unidade será treinar os jornalistas da rede AFP em jornalismo ambiental e maximizar o impacto da cobertura da agência sobre assuntos relacionados às mudanças climáticas.

Leia também 

Opinião | Um jornalismo de ‘responsabilização feroz’ em 2022 pode ajudar a salvar o planeta

Outra unidade se dedicará a acompanhar as transformações do mundo digital e seu profundo impacto na vida das pessoas. O hub Digital/Cultura reunirá cerca de 20 jornalistas especializados em seguir as gigantes da tecnologia, redes sociais, produção de conteúdo e questões culturais.

“Essa reorganização reflete nossas mudanças nas prioridades editoriais, que se concentram cada vez mais em questões que afetam todos no planeta – a transformação digital da sociedade e as implicações de longo alcance das mudanças climáticas”, disse Phil Chetwynd, Diretor Global de Notícias da AFP.

Segundo Chetwynd, a nova estrutura permitirá que os jornalistas especializados em questões ambientais e nos outros temas baseados em Paris compartilhem conhecimentos, ideias e fontes com colegas em toda a rede internacional de agências da AFP.

Mais de 150 jornalistas trabalharão nos oito novos centros: Planeta, Digital/Cultura, Macro/Negócios, Sociedade/Social, Política, Investigações, Territórios e Internacional.

Leia também 

Apocalipse do planeta: cientistas mantêm o ‘Doomsday Clock’ a 100 segundos para a meia-noite