O jornalista Chris Licht, da Discovery, será o novo CEO global da CNN. O nome que substituirá Jeff Zucker foi confirmado por sua atual emissora na segunda-feira (28).

A previsão é que o jornalista assuma o cargo quando a Discovery e a WarnerMedia, dona da CNN, concluírem a fusão prevista para  abril, na sequência das saídas de Zucker e do âncora Chris Cuomo. 

“Planejamos nomear Chris Licht como o novo presidente e CEO da CNN Global a partir de 1º de maio”, anunciou o CEO da Discovery, David Zaslav, em comunicado interno do canal de notícias.

Licht troca Stephen Colbert para ser novo CEO da CNN

Até o anúncio como novo chefe da CNN, Chris Licht vinha atuando como showrunner (profissional que dirige todas as etapas de um programa) do “The Late Show with Stephen Colbert”, e era vice-presidente executivo de programação especial da ViacomCBS.

Ele também foi produtor executivo do “Morning Joe”, na MSNBC, e do “CBS This Morning”, na CBS.

A troca de Colbert pela emissora jornalística feita por Licht foi divulgada primeiro pelo site Puck, no sábado (26). Dois dias depois, a CNN confirmou a informação.

No programa de segunda-feira, Stephen Colbert fez uma despedida emocionada e ao mesmo tempo descontraída do colega.

“Nosso Chris Licht está deixando este programa para assumir a CNN”, disse Colbert na abertura do Late Show. “Eu treinei o próximo presidente da CNN, então eu acredito que legalmente agora a sigla CNN significa ‘Colbert News Network’”.

Licht agradeceu a homenagem feita pela equipe do programa no Twitter ao compartilhar o vídeo do momento.

“Tenho muita sorte de ter passado os últimos seis anos com as pessoas gentis, divertidas e genuínas do Late Show – especialmente Stephen, que é um dos melhores seres humanos do planeta.”

https://twitter.com/ChrisLicht/status/1498615226253594625?s=20&t=0TEw5cknGXnUV2gyuZqpTQ

Em comunicado enviado aos funcionários da CNN, o novo CEO também citou o Late Night e a paixão pelo jornalismo para justificar a mudança de rota na carreira.

“Sou um jornalista de coração. Embora tenha aproveitado cada minuto no ‘The Late Show’, estou entrando na CNN porque sinto uma grande vontade de retornar ao jornalismo em um momento tão crítico da história.”

Leia também

Crises na CNN Internacional não são só da emissora, mas também da ‘mainstream media’

Painel luminoso CNN

Zucker e diretora de marketing tinham caso secreto

O cargo principal na CNN ficou vago no início de fevereiro, quando Jeff Zucker pediu demissão da emissora ao revelar um relacionamento secreto que mantinha com a vice-presidente executiva e diretora de marketing da empresa, Allison Gollust.

Ela também renunciou semanas depois do caso vir à tona. Ambas as saídas resultaram de uma investigação interna que começou quando o âncora do horário nobre Chris Cuomo foi demitido em dezembro passado.

A WarnerMedia disse que uma investigação encontrou “violações das políticas da empresa, incluindo os padrões e práticas de notícias da CNN, por Jeff Zucker, Allison Gollust e Chris Cuomo”.

A empresa não detalhou as violações, mas o envolvimento dos três em um suposto aconselhamento indevido ao ex-governador de Nova York Andrew Cuomo, investigado por assédio sexual, é apontado como o motivo da CNN desligá-los.

Somado a isso, o jornal The New York Times (NYT) revelou que a saída do âncora-estrela foi acelerada após chegar à CNN uma denúncia anônima de agressão sexual feita por uma ex-colega de Chris quando eles trabalharam na ABC News, em 2011.

Desde a saída de Jeff Zucker, três executivos veteranos da CNN dirigem a rede de notícias interinamente.

Leia também

Rede social de Trump estreia com erros, problemas com logomarca e críticas sobre neutralidade

Novo CEO terá como missão gerenciar CNN pós-crise

A chegada de Chris Licht na CNN será um momento decisivo para a emissora norte-americana, que enfrenta uma grande crise de imagem.

A demissão de Chris Cuomo, seguida pela investigação interna que culminou na demissão de Jeff Zucker e Allison Gollust, arranharam a imagem interna e externa da empresa.

Em paralelo, a CNN se prepara para o lançamento de seu serviço de streaming, o CNN+, que deve chegar para o público ainda neste mês. 

A fusão da WarnerMedia com o Discovery será a cereja do bolo nas recentes mudanças internas — exigindo do novo CEO disposição e energia para o que está por vir.

Em comunicado aos novos subordinados da CNN, Licht já demonstrou familiaridade com a casa. Sua esposa, Jenny Blanco, trabalhou anteriormente na rede como produtora supervisora de “Anderson Cooper 360” e em outras funções, numa passagem que soma 10 anos.

“Estou ansioso para conhecer todos vocês e ouvir suas ideias e comentários sinceros. Nossos espectadores exigem a verdade de nós, e eu quero saber a verdade de vocês. Juntos, dobraremos o que está funcionando bem e eliminaremos rapidamente o que não está.”

“Eu sei que você tem muitas perguntas. Talvez a maior delas seja: como a CNN mudará? A resposta honesta é que ainda não sei. David Zaslav me deu uma diretriz simples: garantir que a CNN continue sendo a líder global em notícias como parte da Warner Bros. Discovery”, afirmou Licht.

Leia também

Carta denunciando assédio sexual em 2011 motivou demissão de Chris Cuomo da CNN, diz jornal