Londres – A mulher de Volodymyr Zelensky, Olena, entrou na guerra de relações públicas empreendida pelo presidente da Ucrânia para angariar apoio ao país em guerra com a Rússia. 

Nesta terça-feira (8), ela escreveu uma carta aberta à imprensa global em resposta aos diversos pedidos de entrevista feitos pela mídia. 

Sem revelar o paradeiro mas assegurando estar no país, Olena disse que a carta é seu “testemunho da Ucrânia”. Ela ataca o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmando que “o agressor subestimou a reação dos ucranianos”. 

Zelensky e a mulher se conheceram na faculdade 

Olena e Volodymyr Zelensky se casaram em 2003, muito antes do início da carreira política dele. Os dois se conheceram na faculdade e têm dois filhos, de 9 e 14 anos. Ela foi  roteirista da série Servant of the People, em que o presidente interpretava um professor eleito para presidir o país quase que por acaso. 

Leia mais

Zelensky: de comediante estrelando ‘presidente por acaso’ a líder do país no alvo da Rússia

Carta da mulher do presidente da Ucrânia via Telegram 

Assim que a guerra começou, Olena Zelensky intensificou o uso do Instagram para se manifestar a respeito do conflito.

Ela teria sido contrária aos planos do marido de se tornar presidente, mas virou sua firme defensora, permanecendo ao seu lado depois que ele se recusou a deixar o país diante da invasão russa.

Volodymyr Zelensky e a mulher, Olena Zelenska, são casados desde 2003 (Foto: Reprodução/Instagram)
Volodymyr Zelensky e a mulher, Olena Zelenska, são casados desde 2003 (Foto: Reprodução/Instagram)

“Não terei pânico e lágrimas”, escreveu a mãe de dois filhos no Instagram horas após os primeiros ataques na semana passada. ‘Vou ficar calma e confiante. Meus filhos estão olhando para mim. Estarei ao lado deles. E ao lado do meu marido. E com você.’  

 A carta aberta à mídi foi divulgada pelo Telegram e depois postada no Instagram em vários idiomas. 

A primeira-dama do país invadido pela Rússia diz que o que está acontecendo é “impossível de acreditar”, e critica a forma como meios de comunicação estatais russos se referem à guerra: 

”Apesar das garantias dos meios de propaganda apoiados pelo Kremlin, que chamam isso de ‘operação especial’ – é, de fato, o assassinato em massa de civis ucranianos”.

Mas ela diz que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, subestimou os ucranianos, que estão em “unidos sem paralelo”.

Lamentando a morte de crianças na guerra, ela cita alguns dos que morreram e continua dizendo que agora existem várias dezenas de crianças “que nunca conheceram a paz em suas vidas”.

“Talvez o mais aterrorizante e devastador desta invasão sejam as vítimas infantis. 

Alice, de oito anos,, que morreu nas ruas de Okhtyrka enquanto seu avô tentava protegê-la. Ou Polina, de Kiev, que morreu no bombardeio com os pais dela.

“Arseniy, de 14 anos, foi atingido na cabeça por destroços e não pôde ser salvo porque uma ambulância não conseguiu chegar a tempo por causa dos intensos incêndios.

“Quando a Rússia diz que ‘não está travando uma guerra contra civis’, eu lembro os nomes dessas crianças assassinadas primeiro.”

Olena Zelensky diz que, aos olhos de mulheres e crianças, é “a dor e a mágoa de deixar para trás os entes queridos e a vida como eles a conheciam”.

A carta continua descrevendo homens trazendo suas famílias para as fronteiras “derramando lágrimas ao se separarem suas famílias, mas retornando bravamente para lutar por nossa liberdade”.

Afinal, diz a mulher de Zelensky, “apesar de todo esse horror, os ucranianos não desistem”.

Leia o texto completo da carta da mulher de Volodymyr Zelensky 

“Recentemente, muitos meios de comunicação de todo o mundo entraram em contato com pedidos de entrevistas. Esta carta serve como minha resposta a esses pedidos e é meu testemunho da Ucrânia.

“O que aconteceu há pouco mais de uma semana é impossível de acreditar. Nosso país estava em paz; nossas cidades, vilas e aldeias estavam cheias de vida.

 Em 24 de fevereiro, acordamos com o anúncio de uma invasão russa. Tanques cruzaram a fronteira ucraniana, aviões entraram em nosso espaço aéreo, lançadores de mísseis cercaram nossas cidades.

“Apesar das garantias dos meios de propaganda apoiados pelo Kremlin, que chamam isso de ‘operação especial’ – é, de fato, o assassinato em massa de civis ucranianos.

“Talvez o mais aterrorizante e devastador desta invasão sejam as vítimas infantis. Alice, de oito anos, que morreu nas ruas de Okhtyrka enquanto seu avô tentava protegê-la.

“Ou Polina, de Kiev, que morreu no bombardeio com seus pais.

Arseniy, de 14 anos, foi atingido na cabeça por destroços e não pôde ser salvo porque uma ambulância não conseguiu chegar a tempo por causa dos incêndios.

“Quando a Rússia diz que ‘não está travando uma guerra contra civis’, eu lembro os nomes dessas crianças assassinadas primeiro.

“Nossas mulheres e crianças agora vivem em abrigos antiaéreos e porões. 

Vocês provavelmente já viram essas imagens das estações de metrô de Kiev e Kharkiv, onde as pessoas se deitam no chão com seus filhos e animais de estimação – estão presas lá embaixo.

“Estas são apenas consequências da guerra para alguns, para os ucranianos é agora uma realidade horrível. 

Em algumas cidades, as famílias não podem sair dos abrigos antiaéreos por vários dias seguidos por causa dos bombardeios indiscriminados e deliberados de infraestrutura civil.

“O primeiro recém-nascido da guerra viu o teto de concreto do porão, seu primeiro suspiro foi o ar acre do subsolo, e ele foi recebido por uma comunidade presa e aterrorizada.

Neste momento, existem várias dezenas de crianças que nunca conheceram a paz em suas vidas.

Leia também

Guerra Rússia x Ucrânia: 5 dicas de pesquisadores para identificar e não espalhar imagens ‘fake’

“Esta guerra está sendo travada contra a população civil, e não apenas por meio de bombardeios.

“Algumas pessoas precisam de cuidados intensivos e tratamento contínuo, que não podem receber. Quão fácil é injetar insulina no porão? 

Ou receber medicação para asma sob fogo pesado? Sem mencionar os milhares de pacientes com câncer cujo acesso essencial à quimioterapia e radioterapia foram agora adiados indefinidamente.

“Nas redes sociais, comunidades locais estão cheias de desespero. 

Muitas pessoas, incluindo idosos, doentes graves e portadores de deficiência, estão longe de suas famílias e sem qualquer apoio. A guerra contra essas pessoas inocentes é um duplo crime.

“Nossas estradas estão inundadas de refugiados. Olhe nos olhos dessas mulheres e crianças cansadas que carregam consigo a dor e a mágoa de deixar para trás os entes queridos e a vida como a conheciam.

Os homens que os trazem para as fronteiras derramam lágrimas por se separarem de suas famílias, mas bravamente voltam para lutar por nossa liberdade.

“Afinal, apesar de todo esse horror, os ucranianos não desistem.

“O agressor, Putin, pensou que lançaria blitzkrieg (guerra-relâmpago, em alemão) na Ucrânia. Mas ele subestimou nosso país, nosso povo e seu patriotismo. 

Os ucranianos, independentemente de opiniões políticas, idioma nativo, crenças e nacionalidades, estão em uma unidade incomparável.

“Enquanto os propagandistas do Kremlin se gabavam de que os ucranianos os receberiam com flores como salvadores, eles foram rechaçados com coquetéis molotov.

“Agradeço aos cidadãos das cidades atacadas, que se coordenaram para ajudar quem precisa. 

Àqueles que continuam trabalhando – em farmácias, lojas, transporte público e serviços sociais – mostrando que na Ucrânia a vida vence.

“Reconheço aqueles que forneceram ajuda humanitária aos nossos cidadãos e agradeço por seu apoio contínuo.

“E aos nossos vizinhos que generosamente abriram suas fronteiras para abrigar nossas mulheres e crianças, obrigada por mantê-los seguros, quando o agressor nos impediu de fazê-lo”.

Leia também 

Em 13 dias, um jornalista morreu e cinco foram atacados a bala por tropas russas na guerra da Ucrânia

Rússia tem jornalistas como alvo em guerra na Ucrânia

A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) contabilizou nesta terça-feira (8) os casos mais graves envolvendo jornalistas atacados por soldados russos durante a cobertura da guerra na Ucrânia.

cinegrafista Evgeny Sakun, da Kiev Live TV, morreu após ser atingido no bombardeio da torre de televisão de Kiev, na semana passada. Outros cinco repórteres foram atacados a bala de forma deliberada desde o início da invasão russa, há menos de duas semanas.

Em nota, a ONG reiterou o apelo às autoridades russas e ucranianas para cumprirem suas obrigações internacionais de garantir a segurança dos repórteres em campo.

“Como este incidente ilustra claramente, os repórteres em campo são alvos de soldados russos, apesar de todas as regras que protegem os jornalistas”, disse Jeanne Cavelier, chefe do escritório da RSF na Europa Oriental e Ásia Central.

“Jornalistas são civis que mantêm o mundo informado sobre o andamento dos combates.

Eles devem ser capazes de trabalhar com segurança. Apelamos a todas as partes em conflito para que se comprometam imediatamente a proteger os jornalistas de acordo com o direito internacional.

Também recomendamos que os profissionais tenham o máximo de cautela diante dos muitos ataques de comandos russos enviados à frente como batedores”.

Leia mais

Jornais da Ucrânia lançam venda de NFTs para financiar cobertura da guerra com a Rússia