Londres – A popularidade da rainha Elizabeth foi mais uma vez confirmada por uma pesquisa entre os britรขnicos, desta vez do instituto Ipsos-Mori, que todo os anos faz uma enquete para acompanhar as opiniรตes do pรบblico sobre a monarquia. A surpresa da pesquisa รฉ que Kate Middleton passou ร  frente do marido Wiliam e se tornou a segunda mais admirada.

Segundo o Ipsos-Mori, Elizabeth II รฉ muito admirada por 45% da populaรงรฃo, 11 pontos ร  frente da nora. 

William marcou 31% de aprovaรงรฃo. E seu pai, o prรญncipe Charles, confirmado como futuro rei da Inglaterra, รฉ bem-visto por apenas 14% de seus futuros sรบditos, ocupando a 6ยช posiรงรฃo na lista. 

Monarquia em questรฃo 

O Ipsos-Mori entrevistou 2.057 britรขnicos entre 16 e 75 anos em fevereiro, em uma pesquisa que apontou tambรฉm o crescimento do nรบmero de pessoas favorรกveis ao fim da monarquia.

Houve um avanรงo de 7% percentuais em um ano. Agora, mais de 1 a cada cinco britรขnicos preferem nรฃo ter um rei ou rainha como chefe de Estado. 

Os resultados podem ser um sinal de modernidade, com mais gente questionando o motivo de o chefe de estado nรฃo ser eleito e sim um herdeiro de uma famรญlia, mas tambรฉm refletir as crises que tรชm afetado a famรญlia real, com imbroglios envolvendo o prรญncipe Harry e sua mulher Meghan, o prรญncipe Andrew e o futuro rei. 

Kate, a rainha da popularidade na monarquia britรขnica 

Kate e William nรฃo sofrem desse mal. Eles sรณ dรฃo alegria ร  rainha Elizabeth, posando como famรญlia jovem modelo e sempre longe de escรขndalos. 

Mas o avanรงo de Kate รฉ surpreendente. A Duquesa de Cambridge, que ultrapassou o marido William pela primeira vez na pesquisa do Ipsos-Mori. Ele tem 31% de aprovaรงรฃo. 

Qual membro da famรญlia real รฉ o seu favorito?

Ela foi a que mais cresceu em admiraรงรฃo do pรบblico: ganhou 7% desde o ano passado. 

ร‰ surpreendente porque a tendรชncia seria de que o terceiro na linha de sucessรฃo ao trono, filho da idolatrada princesa Diana, que o mundo viu sofrer a perda da mรฃe (morta em um acidente de automรณvel em 1998) fosse o preferido da populaรงรฃo. 

Mas Kate tem grandes qualidades para uma pessoa pรบblica: carisma e um talento natural para aparecer diante das cรขmeras em atividades comuns a qualquer pessoa, como jogar bola ou levar os filhos ร  escola. 

Uma de suas atividades recentes que receberam mais atenรงรฃo da mรญdia e nas redes sociais foi a leitura de histรณrias infantis em um tradicional programa da BBC, fortalecendo sua imagem de mรฃe atenciosa com os filhos.

Outra foi uma visita ร  Dinamarca, onde priorizou compromissos em instituiรงรตes de educaรงรฃo e bem-estar emocional infantil, exaustivamente postados nas redes sociais. 

Em janeiro, quando completou 40 anos, publicou nas redes sociais um ensaio fotogrรกfico trajando vestidos de gala, um deles com pose de rainha clรกssica.

Leia mais

Com a realeza em crise, novas fotos de Kate Middleton majestosa aos 40 projetam imagem de futura rainha

Ao contrรกrio de Kate Middleton, popularidade de Andrew despencou

O menos admirado da monarquia britรขnica nรฃo รฉ surpresa para ninguรฉm. Devastado pelo envolvimento em um escรขndalo internacional de abuso sexual de menores e tendo adotado seguidos passos errados para gerenciar a crise, ele tem a admiraรงรฃo de apenas 2% da populaรงรฃo, segundo a pesquisa do Ipsos.

E pode ser pior, porque as entrevistas da pesquisa do Ipsos-Mori foram feitas antes de o acordo para colocar fim ao processo judicial a que ele responde por abuso sexual foi anunciado, trazendo para ele mais exposiรงรฃo negativa. 

Leia mais 

Acordo de Andrew para encerrar processo por abuso sexual pode chegar a R$ 83 milhรตes

Prรญncipe Andrew (Foto: Divulgaรงรฃo/The Royal Family)

Harry contribuiu para riscos de monarquia britรขnica chegar ao fim? 

Enquanto os sรบditos continuam encantados com o casal modelo William e Kate Middleton, com trรชs filhos lindos e um estilo famรญlia jovem normal,  a ousadia do prรญncipe Harry de romper com a famรญlia e se mandar para os Estados Unidos com a mulher, Meghan Markle, nรฃo foi perdoada pela populaรงรฃo.

A admiraรงรฃo por ele  caiu pela metade desde o ano passado, com apenas 13% considerando o Duque de Sussex um de seus favoritos, uma queda de 12 pontos percentuais.

Meghan nรฃo caiu tanto: 8%. Mas a queda de Harry รฉ importante pois ele รฉ o irmรฃo do futuro rei, e tambรฉm tinha uma imagem simpรกtica, de menino meio travesso mas ‘boa-gente’.

Esse desgaste ocorreu principalmente depois da entrevista dada pelo casal ร  apresentadora americana Oprah Winfrey, em que expuseram supostos ‘maus-tratos’ recebidos dos membros mais importantes da monarquia britรขnica, sem dizer exatamente quem eram. Uma das acusaรงรตes foi de racismo. 

O problema รฉ que isso acabou revertendo para eles prรณprios, como aponta a pesquisa do Ipsos-Mori. Mas muitos especialistas afirmam que desencadeou uma onda negativa mais intensa, que se reflete nas opiniรตes sobre se a monarquia britรขnica deve chegar ao fim depois da morte de Elizabeth II. 

Charles, que deve levar a monarquia britรขnica adiante, ficou em 6ยบ 

Embora nรฃo tenha desafiado a monarquia, o prรญncipe Charles tem um legado negativo de imagem, por situaรงรตes do casamento com a princesa Diana abordadas em seriados recentes, como The Crown.

E ele prรณprio tem vivido crises de imagem. Em 2021, teve que demitir seu principal executivo na fundaรงรฃo beneficente depois de um escรขndalo envolvendo troca de doaรงรตes por comendas reais.

Leia mais 

Grupo antimonarquista denuncia prรญncipe Charles ร  Scotland Yard por escรขndalo de doaรงรตes em troca de comenda

Dessa forma, ele รฉ admirado por apenas 13% dos britรขnicos, segundo o Ipsos-Mori, um ponto a mais do que o filho, e bem atrรกs da nora Kate Middleton.

Camilla, mulher de Charles, tambรฉm ficou em patamar prรณximo ao de Meghan: ela tem 1 ponto a mais em aprovaรงรฃo (9%). 

O futuro rei e sua rainha consorte 

Em fevereiro, quando completou 70 anos no trono, a Rainha Elizabeth fez uma mensagem ร  naรงรฃo que deu fim a especulaรงรตes de que o prรญncipe Charles poderia ser ultrapassado por seu filho Charles na reta final da corrida para ocupar o trono. 

E pediu que Camilla fosse aceita como rainha consorte, um tรญtulo que ela automaticamente terรก se Charles for rei, mas que encontra resistรชncias em parte da sociedade que a vรช como causadora da separaรงรฃo do prรญncipe de Gales e Diana. 

Leia mais 

Ao pedir a sรบditos que aceitem Camilla como rainha consorte, Elizabeth II confirma Charles no trono

A expectativa era de que ela ficasse com o tรญtulo de princesa consorte, uma espรฉcie de deferรชncia a Diana. 

Mas a exemplo de Kate Middleton, Camilla vem se conduzindo bem publicamente, e aos poucos ganha apoio, o que a pesquisa do Ipsos-Mori confirmou.

Apรณs a mensagem de Elizabeth II,  quatro em cada 10 britรขnicos (38%) se disseram a favor de a duquesa da Cornualha se tornar a rainha consorte. O percentual supera os 28% que dizem se opor a isso, enquanto outros 29% sรฃo neutros.

Mais da metade (54%) daqueles que sรฃo a favor da duquesa se tornar rainha consorte dizem que isso รฉ resultado de seu apoio ao prรญncipe Charles, enquanto uma proporรงรฃo semelhante atribui ao fato de ela se casar com o rei (48 %). 

Pouco menos da metade diz que apoia Camilla se tornar a rainha consorte devido ao apoio que ela ofereceu ร  rainha ao longo dos anos (47%) ou porque รฉ o desejo da rainha (45%). 

Quatro em cada 10 dizem que sรฃo a favor devido ao seu trabalho de representaรงรฃo em atividades da realeza, (40%) ou seu trabalho de caridade (39%). Um quarto (26%) cita sua personalidade e carรกter.

Leia tambรฉm 

Competรชncia e princรญpios morais: as liรงรตes de imagem da rainha Elizabeth para corporaรงรตes e celebridades