A tecnologia e a sustentabilidade da mĂ­dia como paralelos para o futuro do jornalismo digital serĂŁo o foco da ConferĂȘncia HemisfĂ©rica sobre MĂ­dia e Serviços Digitais da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP, na sigla em espanhol).

O SIPConnect 2022 começa na terça-feira, 15 de março, Ă s 9h (horĂĄrio de BrasĂ­lia), com transmissĂŁo de Miami Ă s 10h (horĂĄrio local). A inscrição Ă© gratuita para veĂ­culos e jornalistas, membros e nĂŁo membros da SIP.

O encontro vai debater as novas tecnologias que causam impacto no jornalismo e a crise do setor agravada pela pandemia. A mensagem para todos os meios de comunicação, de qualquer tamanho ou alcance, é que não hå tempo a perder diante desses desafios.

Jornalismo digital no metaverso Ă© tema de palestra

A abertura do evento serå feita por Ernesto Kraiselburd, diretor digital do jornal argentino El Día e presidente do Instituto de Imprensa da SIP; Martha Ramos, presidente da Comissão de Internet da SIP e diretora da Organização Editorial Mexicana (OEM), a maior rede de jornais da América Latina, e pelo o diretor executivo da SIP, Ricardo Trotti.

A palestra inicial serĂĄ apresentada por Raymond Soto, diretor de tecnologias emergentes da USA Today Network.

Na sequĂȘncia, o jornalista e analista de mĂ­dia digital Mauricio Cabrera e o jornalista espanhol Antonio Lorenzo, do elEconomista, apresentarĂŁo as oportunidades que o metaverso, a grande aposta de Mark Zuckerberg, traz como um novo meio que quer personalizar ao mĂĄximo as experiĂȘncias nas redes sociais.

O primeiro dia do SIPConnect 2022 continuarĂĄ com um painel de dois empreendedores que atuam em novos desenvolvimentos de inteligĂȘncia artificial para a imprebsa e outras indĂșstrias: David Llorente, da Narrativa, no Vale do SilĂ­cio, na CalifĂłrnia, e Ernesto Cambursano, da Data Factory, da Argentina .

Em seguida, uma apresentação da plataforma NowNaw, que é uma sinergia de televisão, rådio e mídia digital, serå feita por seu fundador, Hongbin-Bob XIA, ex-engenheiro de software do TikTok. Ele estarå acompanhado do ex-presidente da Bolívia, Tuto Quiroga.

Ao final do dia, Mauricio Cabrera e o diretor de inovação do jornal argentino La Nación, Ernesto Martelli, falarão sobre o conceito de Web 3.0 e suas repercussÔes para a mídia profissional.

MĂ©tricas, NFT e novas plataformas renovam jornalismo digital

Na quarta-feira, 16 de março, o dia começarĂĄ na SIPConnect 2022 com uma apresentação das novas ferramentas de medição de audiĂȘncia em tempo real do Google. Os palestrantes serĂŁo Amy Adams Harding e Anntao DĂ­az, executivos da empresa de tecnologia.

Os prĂłximos dois segmentos serĂŁo dedicados a explorar o tema dos jogos e e-sports como geradores de grandes audiĂȘncias para o jornalismo digital. Primeiro, Ernesto Kraiselburd entrevistarĂĄ IvĂĄn Fernandez Lobo, da Gamelab, ​​e depois falarĂĄ o especialista em e-sports da Infobae, Aye Zabaleta.

Como estudo de caso de assinaturas digitais, os executivos do jornal peruano El Comercio, Erika Johana Zamudio e Gonzalo ReĂĄtegui Otero, farĂŁo uma apresentação, seguidos por Carlos AndrĂ©s Ardila, da Protecmedia, que reforçarĂĄ o tema da estratĂ©gia “smart data” para a imprensa.

Leia também

ApĂłs multa de € 500 milhĂ”es, Google vai remunerar jornais na França por exibição de conteĂșdo

O Ășltimo dia do evento terĂĄ Mike Blinder, diretor da revista Editor & Publisher, que apresentarĂĄ 10 cases de diretores de mĂ­dia norte-americanos que estĂŁo tendo sucesso em seus esforços.

A diretora geral da Prisa Audio, MarĂ­a JesĂșs Espinosa de los Monteros, falarĂĄ sobre a estratĂ©gia de produção que fez da Prisa a maior produtora de conteĂșdo de ĂĄudio em espanhol.

Ao meio-dia, o brasileiro Eduardo Tessler, da MĂ­dia Mundo, falarĂĄ sobre estratĂ©gias de receita de audiĂȘncia para obter renda alĂ©m da publicidade.

Ele serå seguido por Javier Cabedo e Alonso Coello, criadores de uma nova plataforma de notícias digitais. A seguir, Ignacio Crocco e Braian Greno, da empresa argentina Wiper, falarão sobre NFT, a nova tecnologia blockchain que revolucionou a compra e venda de objetos de valor na web e que também abre novos horizontes para o jornalismo digital.

Por fim, AdriĂĄn Pino, do Projeto DesconfĂ­o, falarĂĄ sobre indicadores de qualidade de notĂ­cias para proteger o valor da informação de qualidade na mĂ­dia. Para encerrar a conferĂȘncia, Ricardo Trotti apresentarĂĄ os resultados da pesquisa “O estado da transformação digital 2022” realizada pela SIP em janeiro.

Para inscriçÔes e programação completa, acesse o site do evento.

Leia também

Instituto Reuters abre inscriçÔes para curso online sobre cobertura das mudanças climåticas