Um encontro internacional no dia 3 de abril reunindo especialistas da América Latina, Portugal e Espanha, transmitido pelo YouTube, vai debater tendências e oportunidades em jornalismo digital no mercado ibero-americano e os desafios enfrentados pela mídia e por jornalistas. 

O 15º Colóquio Ibero-Americano de Jornalismo Digital, promovido pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, reunirá profissionais e executivos de mídia de diversos países, incluindo Brasil.  

Entre os temas encontro está o avanço da violência contra jornalistas na região, que nos primeiros três meses do ano registrou 14 assassinatos de profissionais de imprensa, e as fake news. 

Colóquio terá brasileiros debatendo jornalismo digital

O evento é aberto a qualquer pessoa interessada em conhecer melhor os temas que envolvem o futuro do jornalismo, e acontece no campus da Universidade do Texas em Austin (EUA).

As sessões serão transmitidas ao vivo  entre 9h e 14h (horário local; 11h às 16h no Brasil). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste formulário

O colóquio será aberto com um conversa entre Borja Echevarría, editor-chefe do El País da Espanha, e Rosental Alves, jornalista brasileiro que fundou e dirige o Centro Knight.

Um dos painéis apresentará o case do Velocidad Fund, que ajudou novas empresas jornalísticas digitais da América Latina a se tornarem autossustentáveis.

A brasileira Cristina Tardáguila, diretora sênior de programas do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, na sigla em inglês), participa de um debate sobre o trabalho de organizações de checagem de fatos que combatem a desinformação na América Latina e na Espanha.

Leia também

Conferência sobre futuro do jornalismo online debaterá liberdade de imprensa na América Latina

Em outro painel, vários meios de comunicação da América Latina compartilharão suas experiências com projetos jornalísticos inovadores.

Entre eles estão duas representantes do Brasil: Paula Miraglia, cofundadora e diretora geral do Nexo, e Lilian Ferreira, gerente geral de BI, métricas e estratégia do UOL.

O encontro abordará ainda a situação da liberdade de imprensa na Nicarágua, com a participação de vários jornalistas do país que foram perseguidos e forçados ao exílio.

Leia também

Em três meses de 2022, total de jornalistas mortos no mundo já é metade de todo o ano passado