Londres – Famosas ou anĂŽnimas, a maioria das mulheres que recebem mensagens diretas (DMs) com conteĂșdo misĂłgino ou algum tipo de assĂ©dio tĂȘm suas denĂșncias simplesmente ignoradas pelo Instagram, revelou um novo estudo da ONG britĂąnica Center for Countering Digital Hate (CCDH).

A pesquisa descobriu uma verdadeira “epidemia de abuso misĂłgino”em mensagens recebidas de forma privada por cinco mulheres famosas, incluindo uma estrela de Hollywood com mais de 4 milhĂ”es de seguidores na rede social.

Quase 90% das mensagens de cunho sexual, ofensivas e ataques de Ăłdios reportadas para o Instagram foram ignoradas e, em muitos casos, os abusadores continuaram com suas contas ativas. 

Instagram ignora denĂșncias de assĂ©dio feitas por mulheres na plataforma

Para reverter esse cenĂĄrio, a ONG britĂąnica criou um abaixo-assinado que cobra açÔes da plataforma controlada pela Meta.

O Instagram afirma em seus termos de uso que veta publicaçÔes com discurso de Ăłdio, incluindo misoginia, homofobia e racismo; nudez ou atividade sexual; violĂȘncia grĂĄfica e ameaças de violĂȘncia.

No entanto, a pesquisa do CCDH descobriu que a plataforma falha de forma sistemĂĄtica em aplicar sançÔes apropriadas e remover aqueles que violam suas regras, principalmente quando isso ocorre nas DMs — seção de mensagens privadas do aplicativo.

O relatĂłrio coloca em evidĂȘncia um lado do Instagram que mulheres usuĂĄrias de outras mĂ­dias sociais jĂĄ conhecem bem, como o assĂ©dio, ameaças violentas e abuso sexual baseado em imagens (como o envio de fotos de partes Ă­ntimas).

Nas DMs, a situação Ă© agravada jĂĄ que as mensagens podem ser enviadas por estranhos, a qualquer momento e em grande quantidade, sem consentimento da mulher. A plataforma da Meta pouco faz para impedir isso mesmo quando o conteĂșdo Ă© denunciado por pessoas conhecidas e com influĂȘncia, segundo a ONG.

Leia também

David Beckham ‘empresta’ conta no Instagram para mĂ©dica ucraniana postar sobre guerra para 70 milhĂ”es

Isso pode acontecer tanto com mulheres anĂŽnimas quanto famosas: a atriz Amber Heard, conhecida pelos filmes “Aquaman”, “Liga da Justiça” e outros blockbusters, tem mais de 4 milhĂ”es de seguidores no Instagram e foi uma das que abriu suas conta para os pesquisadores do estudo.

AlĂ©m dela, a radialista Rachel Riley, a ativista Jamie Klingler e  as jornalistas Bryony Gordon e Sharan Dhaliwal tambĂ©m compartilharam suas DMs para os pesquisadores analisarem 253 contas que enviaram mensagens abusivas para as cinco mulheres.

Todos esses usuĂĄrios foram denunciados pelo aplicativo ou site do Instagram. Dos 253 perfis, 227 permaneceram ativos pelo menos um mĂȘs depois das notificaçÔes serem feitas Ă  plataforma — representando a falha do Instagram em agir em 89,5% das denĂșncias enviadas a seus moderadores.

Essa descoberta Ă© particularmente preocupante, uma vez que a pesquisa da CCDH indica que metade dos usuĂĄrios agressores enviam mais mensagens abusivas quando as plataformas nĂŁo conseguem removĂȘ-las.

O estudo também cita que o Instagram também permitiu que 9 em cada 10 agressores que enviaram ameaças violentas às participantes do estudo permanecessem online, mesmo depois de serem denunciados ao Instagram usando as próprias ferramentas da plataforma.

Imran Ahmed, executiva-chefe do CDH diz que, enquanto espaços digitais sĂŁo essenciais na vida moderna, para as mulheres “o custo de acesso Ă s mĂ­dias sociais Ă© o abuso misĂłgino e as ameaças enviadas pelos agressores impunemente.”

“O Instagram escolheu ficar do lado dos agressores ao criar negligentemente uma cultura na qual nĂŁo esperam-se consequĂȘncias – negando Ă s mulheres a dignidade e sua capacidade de usar espaços digitais sem assĂ©dio.

“Há uma epidemia de abuso misógino ocorrendo em DMs de mulheres. Meta e Instagram devem colocar os direitos das mulheres antes do lucro.”

Leia também

Com Instagram banido na RĂșssia, influenciadores se despedem de fĂŁs e migram para Telegram

Falhas da plataforma favorecem assédio a mulheres no Instagram

Além da atitude agressiva de usuårios que culmina em mensagens de assédio às mulheres participantes da pesquisa, o estudo da ONG britùnica também constatou problemas do próprio Instagram que prejudicam a segurança e favorece o abuso online na plataforma.

Uma delas Ă© que usuĂĄrios nĂŁo conseguem denunciar mensagens de voz abusivas recebidas por DM. E mensagens enviadas no “modo de desaparecimento” sĂł podem ser reportadas apĂłs a visualização — ou seja, apenas quando a mulher interagir com o conteĂșdo nocivo poderĂĄ denunciĂĄ-lo.

O recurso “palavras ocultas” do Instagram tambĂ©m tem falhas, sendo ineficaz para ocultar abusos dos usuĂĄrios, aponta a ONG. E usuĂĄrios vĂ­timas de agressĂŁo na plataforma podem enfrentar dificuldades para baixar as evidĂȘncias necessĂĄrias para processos judiciais.

O Instagram reconheceu anteriormente que a caixa de entrada de “pedidos” reservada para DMs de estranhos â€œĂ© onde as pessoas geralmente recebem mensagens abusivas”.

AlĂ©m de prometer filtrar essas mensagens, a plataforma prometeu agir sobre denĂșncias de abuso. Em fevereiro de 2021, o Instagram anunciou novas medidas destinadas a “remover as contas de pessoas que enviam mensagens abusivas”.

No entanto, a anĂĄlise realizada pelo CCDH revela que pouca coisa mudou desde entĂŁo. 

Em recorte separado, a instituição avaliou 8.717 DMs das contas das cinco mulheres pĂșblicas que participaram do estudo.

Desse total, uma em cada 15 mensagens (6,67%) quebrou as regras do Instagram sobre abuso e assédio:

  • Foram registraram 125 exemplos de abuso sexual baseado em imagens;
  • O Instagram falhou em agir em todos os exemplos de abuso sexual baseado em imagem 48 horas apĂłs o abuso ter sido denunciado Ă  plataforma;
  • Uma em cada sete mensagem de voz enviadas para mulheres era abusiva;
  • O Instagram permite que estranhos façam chamadas de voz para mulheres que nĂŁo conhecem.

Leia também

Caos em 1 mĂȘs da Truth Social: 1,5 milhĂŁo na fila, perda de executivos e sem posts de Trump