Concorrendo com mais de 172 mil imagens de 25 países, o Brasil levou a melhor no concurso de fotografia de monumentos da enciclopédia online Wikipedia, com a foto de uma jóia quase oculta que não faz parte do roteiro de muitos visitantes do Rio de Janeiro: o Real Gabinete Português de Leitura.

O autor do clique, que também emplacou outras imagens do Rio de Janeiro entre os finalistas da etapa Brasil, é o fotógrafo lituano Donatas Dabravolskas, que vive na cidade e tem um grande acervo de cenas espetaculares de paisagens cariocas em bancos de imagem.

O resultado do Wiki Loves Monuments deste ano foi anunciado nesta segunda-feira (19). 

 Fotografias de monumentos podem ser usadas por qualquer  pessoa

Todas as fotografias de monumentos inscritas na 10ª edição do concurso passam a fazer parte da biblioteca da Wikipedia, podendo ser consultadas e utilizadas por qualquer pessoa. 

Entre os países que tiveram fotografias de monumentos entre as 25 imagens selecionadas na etapa final, a Ucrânia se destacou com quatro imagens, seguida pelos EUA, com três.

Índia, Irã, Rússia, Alemanha, Grécia e Polônia tiveram duas imagens de monumentos na lista das melhores do concurso. França, Irlanda, Paquistão, Portugal e Malta tiveram uma fotografia cada.

Biblioteca da fotografia vencedora criada por imigrantes portugueses

O fotógrafo Donatas Dabravolskas contou ao MediaTalks que vive no Brasil desde 2013. Ele morava na Holanda e visitou o país a turismo, mas se encantou “pela cidade bonita, comida boa, clima agradável e pessoas legais” e resolveu ficar.

O lituano mora a apenas 15 minutos a pé do Real Gabinete Português de Leitura, biblioteca pública e centro cultural lusófono que fica no centro antigo da cidade.

Ele descobriu o local, que é tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual, por uma foto em uma rede social. Resolveu então conhecer o espaço e tirar algumas fotografias.

Donatas Dabravolskas (Foto: perfil LinkedIn)

O monumento foi criado no século 19 por imigrantes portugueses, inicialmente para fomentar a cultura do país entre compatriotas. Alguns haviam sido perseguidos em Portugal por suas ideias contra o absolutismo.

O exuberante prédio, no estilo arquitetônico neomanuelino, foi construído entre entre 1880 e 1887. O interior tem luxuosas estantes, candelabros e uma imensa clarabóia. 

Fotografia de monumentos
Real Gabinete Português de Leitura (foto: Wiki Commons)

O local tornou-se uma biblioteca pública, reunindo todos os exemplares de livros editados em Portugal por meio de um decreto de 1935. É o maior conjunto de obras portuguesas fora do país. 

A imagem premiada mostra o interior da biblioteca. O ângulo escolhido pelo fotógrafo valoriza a riqueza da decoração e a grandiosidade do espaço e de seu acervo de grande importância cultural, com livros raros.

Um deles é a primeira edição de Os Lusíadas, de Luís de Camões, datada de 1572. A rua onde fica o prédio tem o nome do poeta português. 

Fotografia de monumentos Wiki Loves Monuments concurso fotografia
WLM 2021 – Real Gabinete Português de Leitura – Foto: Donatas Dabravolskas

A foto vencedora do Wiki Loves Monuments foi uma das três imagens do fotógrafo selecionadas na etapa regional do concurso.

Dabravolskas  venceu também a etapa brasileira ds competição, anunciada em dezembro, com uma foto do monumento em homenagem a Carlos Drummond de Andrade, na praia de Copacabana.

fotografia de monumentos
Estátua de Carlos Drummond de Andrade, Copacabana, RJ – WLM 2021 (Foto: Donatas Dabravolkskas)

Ele é veterano do Wiki Loves Monuments. Em 2019 , venceu a etapa nacional do concurso de fotos de monumentos com um registro dos Arcos da Lapa.

Outras nove fotografias de monumentos brasileiros também concorreram com as escolhidas em 24 países ao prêmio internacional.

Algumas capturam cenas de  locais com importância arquitetônica ou histórica que não faziam parte de acervo de imagens da Wikipedia, e outros são novas interpretações de monumentos e sítios históricos já retratados anteriormente.

Leia mais 

As fotografias brasileiras que disputaram a final global do Wiki Loves Monuments


Conheça os outros vencedores do concurso de fotografia de monumentos

O prêmio para a fotografia do Real Gabinete Português de Leitura surpreendeu o vencedor do concurso, pois tradicionalmente são escolhidas imagens externas de monumentos e não uma cena interna. 

Das 25 imagens selecionadas entre as melhores do ano, apenas três retratam o interior de um monumento. 

2º. lugar, Damien Pankowiec, Polônia
WLM 2021 – Capela de São Roque , Polônia – Foto: Damian Pankowiec

Capela de São Roque em Krasnobrod, Polônia.

“A melhor maneira de ajudar um monumento modesto a ganhar valor em uma fotografia é procurar a estação apropriada. Para esta foto, o outono foi muito bem escolhido. A natureza ao redor ajudou muito”, disse o júri.


3º. Lugar, Zysko Serhi, Ucrânia
WLM 2021 –  Palácio Samchyky, Ucrânia – Foto:  Zysko Serhi

Palácio Samchyky, Starokostiantyniv, Ucrânia.

O júri destacou os detalhes, o colorido e a iluminação da fotografia do monumento ucraniano.


4º. Lugar, Malgorzata Pawelczyk, Polônia
WLM 2021 – Czarnieck Monument, Polônia – Foto: Malgorzata Pawelczyk

Monumento Stefan Czarniecki Tykocin, Polônia.

Para os jurados, a fotografia do monumento transmite uma atmosfera misteriosa, com uso adequado do sol e da neblina mantendo o objeto em destaque apesar das nuances monocromáticas.


5º. Lugar, Basavaraj M. , Índia
WLM 2021 – Gali Mantapa – Índia – Foto: Basavaraj M

Gali Mantapa, Chitradurga, Karnataka, Índia.

“Boa combinação de arquitetura – pedras com rochas naturais em condições de iluminação e céu muito boas”, avaliou o júri.


6º. Lugar, Daniel Horowitz, Estados Unidos
WLM 2021 – Forte Crown – Foto: Daniel Horowitz

Forte Crown, Nova York, EUA.

A fotografia mostra um monumento que foi uma enorme fortaleza britânica ativa por apenas alguns anos durante a Guerra Franco-Indígena.

O júri salientou a simplicidade da imagem – pedras, grama, céu e nuvens –  com os elementos trabalhando juntos para transmitir a sensação do lugar.


7º. Lugar, Ekaterina Polischuk, Ucrânia
WLM 2021 – Catedral da Dormition (Uspensky), Ucrânia – Foto: Ekaterina Polischuk

Catedral da Dormition (Uspensky), em um raro dia ensoladorado em Kharkiv, Ucrânia.

Para o júri, a fotografia do monumento ucraniano se destacou pela torre em primeiro plano,com linhas convergindo para ela.

“E a neve no topo da torre dourada é como a cereja do bolo”, disseram os jurados.


8º. Lugar, Mark McGuire, Irlanda
WLM 2021 – Castelo Ross, Irlanda – Foto: Mark McGuire

Castelo Ross, Condado de Kerry, Irlanda.

“Estava passando o fim de semana a família e demos uma caminhada até Ross Castle para acompanhar o por do sol. Os patos, o barco e o pôr do sol se alinharam ao mesmo  tempo, um desses raros momentos que dificilmente acontecerão novamente. No momento em que o barqueiro entrou em cena, eu sabia que era uma fotografia especial do monumento”.


9º. Lugar Hadi Dehghanpour, Irã
WLM 2021 – Moinhos de vento de Nashtifan, Irã – Foto: Hadi Dehghanpour

Moinhos de vento de Nashtifan, Khorasan, Irã.

“Encontrei muitas fotografias deste monumento na internet, mas senti que nenhuma delas fazia justiça à sua beleza. Num dia nublado e com muito vento, fui com três amigos ao local para registrar essa que é uma das atrações especiais da região, com antigos moinhos de vento ainda funcionando”.


10º. lugar, Yashin.v, Rússia
WLM 2021 – Igreja da Intercessão em Posevkino – Rússia – Foto: Yashin.v

Igreja da Intercessão em Posevkino, Oblast de Voronej, Rússia.

Os jurados observaram o estado deteriorado do monumento retratado na fotografia, mas deram valor à composição escolhida pelo fotógrafo, com o prédio contrastando com o céu azul e cercado de girassóis.


Veja também

Uma seleçao de fotografias de monumentos internacionais que disputaram com o Brasil a final do concurso


11º. Lugar, Reinhold Möller, Alemanha
WLM 2021 – Vista aérea do Castelo de Altenburg, Alemanha – Foto: Reinhold Möller

Vista aérea do Castelo de Altenburg, Bamberg, Alemanha.

“A fotografia aérea do monumento [feita com drone]  combina perfeitamente a arquitetura e o o verde no entorno. Imagem muito bem enquadrada.

A composição da torre alinhada com o sol nos limites do horizonte ajudou muito. Ambiente fresco e verde, contrastando com as antigas paredes de pedra do monumento”, comentou o júri.


12º. Lugar, Mahesh Vasant Bansode, Índia
WLM 2021 – Shivalaya, Forte Badami, Índia – Foto: Mahesh Vasant Bansode

Shivalaya, Forte Badami, Karnataka, Índia.

A fotógrafa contou ter viajado 250 km para fazer fotografias deste monumento indiano, em uma manhã fresca. A chuva tornou o cenário perfeito para registrar a antiga muralha bem preservada do Forte Badami refletida na água.

Os jurados destacaram as cores vibrantes no entorno do monumento retratado na fotografia.


13º. Lugar, Alexis Alexandris, Grécia
WLM 2021 – Mosteiro de Panagia Pelekiti, Grécia – Foto: Alexis Alexandris

Mosteiro de Panagia Pelekiti, Karitsa, Grécia.

O fotógrafo contou que sua casa fica a uma hora do mosteiro e ele o visita desde a infância. Já fez fotografias do monumento sob diversas condições climáticas, mas acha que esta imagem foi a melhor.

Os jurados tiveram a mesma opinião: “A foto faz parecer que o monumento está emergindo de outra época, com um manto de mistério”.


14º. lugar, George Abdilla, Malta
WLM 2021 – Portes des Bombes (originalmente Porta dei Cannoni), Malta – Foto: George Abdilla

Portes dês Bombes (originalmente Porta dei Cannoni), Floriana, Malta.

Abdilla é um fotógrafo amador que tira fotos há 40 anos. Nesta fotografia noturna, ele captura a beleza do histórico monumento Portes dês Bombes sob uma nova luz.


15º. Lugar, Paliou Aneza, Grécia
WLM 2021 – Beco dos Cavaleiros, Rodes. Grécia – Fotos: Paliou Aneza

Beco dos Cavaleiros, Rodes, Grécia.

As ruelas misteriosas da cidade medieval de Rodes, patrimônio mundial da UNESCO, são perfeitamente capturadas nesta fotografia. Rodes, a sede do Colosso de Rodes, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, tem vários monumentos que sobreviveram até os dias modernos.

Nesta foto, Paliou escolhe um aspecto menos explorado da vida da cidade, com o tempo e luz perfeitos para dar a impressão de cavaleiros medievais caminhando por essas ruas estreitas.

Para o júri, “a iluminação atrai o espectador pela rua até a colina como se eles próprios estivessem lá”.


Gosta de fotografia? 

Fotografias de monumentos premiadas com Menção Honrosa

16º. Lugar, Aisheyko, Ucrânia
WLM 2021 – Igreja da Natividade, Ucrânia – Foto: Aisheyko

Igreja da Natividade, Novobila, Ucrânia


17º. Lugar, Arsen Alaberdov, Rússia
WLM 2021 – Igreja Shoana, Karachay-Cherkessia, Rússia – Foto: Arsen Alaberdov

Igreja Shoana, Karachay-Cherkessia, Rússia


18º. Lugar, Elizabeth H. Jones, EUA
WLM 2021 – Farol e passarela da ilha de Bodie, EUA – Foto: Elizabeth H. Jones

O farol e passarela da ilha de Bodie, Condado de Dare, Carolina do Norte, Estados Unidos


19º. Lugar, Stéphane Mahot, França
WLM 2021 – Castelo de Pirou, França – Foto> Stéphane Mahot

Castelo de Pirou, Cotentin, França


20º. Lugar, Demchenko Sergey Sergeevich, Ucrânia
WLM 2021 – Igreja Católica Romana de São Nicolau, Ucrânia Foto: Demchenko Sergey Sergeevich

Igreja Católica Romana de São Nicolau, Kiev, Ucrânia


21º. Lugar, Mike Stone, EUA
WLM 2021 – Farol  Bass Harbour Light, EUA – Foto: Mike Donahue

Pôr do sol no farol de Bass Harbour Light, Maine, EUA


22º. Lugar, Tilman Von Meltzer, Portugal
WLM 2021 – Palácio Episcopal – Portugual – Foto:Tilman Von Meltzer

Palácio Episcopal, Porto, Portugal


23º. Lugar, Mehdi Akbari, Irã
WLM 2021 – Parque Nacional Kavir, Irã – Foto: Mehdi Akbari

Parque Nacional Kavir. Dayr-e Gachin Caravansarai (tipo de pousada ou estalagem do Oriente Médio) com o monte Damavand ao fundo, Irã


24º. Lugar, Derzno, Alemanha
WLM 2021 – Ponte no canal Ludwig, Alemanha – Foto: Derzno

Ponte em arco cruzando o Canal Ludwig, Alemanha


25º. Lugar, Ali Mujtaba, Paquistão
WLM 2021 – Mesquita Faisal ,Paquistão – Foto Ali Mujtaba

Mesquita Faisal, Isslamabab, com a cadeia de colinas Margalla Hills ao fundo, Paquistão


Leia também

Projeto de brasileiro retratando crise da Amazônia é o melhor do ano no World Press Photo