Londres – Aproveitando o Dia da Terra, em 22 de abril, o premiado jornalista americano John R.Platt fez uma seleção de 10 novos livros relacionados à crise das mudanças climáticas que exploram vários ângulos da questão.  

Platt é editor do site The Revelator, iniciativa da organização Center for Biological Diversity, que reúne vasto conteúdo sobre questões ambientais. Ele é membro da Sociedade de Jornalismo ambiental e da Associação Nacional de Jornalismo científico dos EUA e escreve sobre clima desde 2004.

A seleção foi feita para a Covering Climate Now, coalizão global que reúne mais de 400 veículos de imprensa dedicados a ampliar e aprimorar a cobertura sobre os efeitos do aquecimento global. 

Derramamento de óleo motivou Dia da Terra 

Dia da Terra foi criado em 1970 nos Estados Unidos pelo senador Gaylord Nelson, como um protesto depois de um derramamento de óleo em Santa Bárbara, na Califórnia. Mais de 20 milhões de pessoas participaram de manifestações de rua, e o evento colocou a agenda ambiental na pauta da sociedade.

Em 1990 tornou-se uma data global, comemorada em todo o mundo com campanhas, debates e iniciativas de engajamento do público. Aproveitando a visibilidade trazida pela data ao tema, muitas editoras programam seus lançamentos para abril.  

Veja a seleção de John R.Platt, com obras que tratam de conservação, ciência, políticas sociais e até um guia para crianças em forma de quadrinhos. 

Livros para se inspirar e aprender no Dia da Terra 

Rewilding: The Radical New Science of Ecological Recovery (Edição Ilustrada)

Renaturalização

O livro é um guia  guia ilustrado sobre a ciência da renaturalização. Ele mostra em detalhes as maneiras pelas quais ecologistas estão reagrupando ecossistemas que permitem interações naturais, em vez de intervenções humanas.

“Se algum dia esperamos atingir a meta de proteger 30-50% do planeta, é melhor começarmos a recuperar parte da terra e da água que perdemos em primeiro lugar. Renaturalização não é fácil, mas vai ser essencial”, recomenda Plat.


A água sempre vence: prosperando em uma era de seca e dilúvio

Água sempre vence

A jornalista científica Erica Gies  apresenta uma visão do que ela chama de movimento Slow Water (Água Lenta), fazendo uma pergunta: O que a água quer? Usando observação, pesquisa histórica e ciência de ponta, ela mostra como especialistas em hidrologia, ecologia de restauração, engenharia e planejamento urbano estão transformando a relação do homem com a água.

John Platt elogiou a obra, que consolida artigos que Gies vem escrevendo sobre o tema há vários anos. 


Incêndio e inundação: a história das mudanças climáticas de um povo, de 1979 até o presente

Fogo e inundação

Escrito por um especialista em clima que atua na área há mais de 30 anos, o livro avalia “nosso fracasso chocante” em lidar com as mudanças climáticas. 

Fire and Flood se concentra no poder dos interesses comerciais, argumentando que esses mesmos interesses podem mudar o curso dos acontecimentos muito rapidamente – se puderem se antecipar a uma catástrofe econômica iminente.


Leia também

5 vitórias da sociedade sobre a indústria de combustíveis fósseis no mundo em 2021


A ciência é suficiente? Quarenta perguntas críticas sobre justiça climática

A ciência é suficiente

Aviva Chomsky divide os conceitos, terminologia e debates para ativistas, estudantes e qualquer pessoa preocupada com as mudanças climáticas. Ela argumenta que a ciência não é suficiente para a transformação, defendendo a necessidade de colocar a justiça social, racial e econômica como prioridades e rever o modelo de crescimento global. 

Para Platt, o livro publicado no mês em que se comemora o Dia da Terra traz uma consciência de racismo e equidade para a discussão sobre mudanças climáticas, oferecendo também “uma boa quantidade de ciência” para os leitores não tão familiarizados com o tema. 


Maker Comics: Viva de forma sustentável!

Quadrinhos do CriadorA obra é um guia simples e visual, em forma de quadrinhos, com um passo a passo para ajudar as crianças a arregaçarem as mangas, com instruções para oito projetos de sustentabilidade.

John Platt destacou as histórias baseadas em personagens e a facilidade das instruções.  


Life on the Rocks: Construindo um futuro para os recifes de coral

A vida nas rochas

Segundo a editora, a obra é uma uma “ode inspiradora, lúcida e meditativa sobre os recifes e aos destemidos cientistas que trabalham para salvá-los contra probabilidades quase impossíveis”.

Enquanto tenta ajudar sua filha em sua luta contra a doença mental, Berwald explora o que significa continuar travando uma batalha cujo resultado é incerto. Ela contempla a dor inevitável das mudanças climáticas e a beleza das pequenas vitórias.

Platt considera o livro comovente. Um capítulo pode ser lido aqui: Desaparecimento: o branqueamento no meu quintal


Como vender um veneno: a ascensão, queda e retorno tóxico do DDT

Como vender um veneno 

A historiadora Elena Conis faz uma narrativa abrangente de gerações de americanos que lutaram para entender os riscos e benefícios do produto químico.

Ela segue o caminho do DDT nas fazendas, fábricas e enclaves suburbanos do pós-guerra até os andares do Congresso e dos clubes sociais, onde os barões da indústria se reuniram com criativos publicitários para descobrir como vender a ideia de que um pouco de veneno em nossos alimentos e corpos não era motivo de preocupação. 

A foto sexy da capa é polêmica, mostrando uma mulher envolta em uma nuvem “inofensiva” do produto químico há 74 anos, um exemplo de como os produtos eram promovidos. 


O que significa justiça climática e por que devemos nos importar

O que significa justiça climática

Quem deve pagar a conta da ação climática? Quem deve ter uma voz? Como se pode responsabilizar empresas multinacionais, organizações – até mesmo nações? Elizabeth Cripps argumenta que a justiça climática vai além da polarização, afirmando que o ativismo climático é um dever moral, não uma escolha política.

Para John Platt, a filósofa e ex-jornalista Cripps aborda a crise climática pelas lentes da moralidade, ética e justiça. “Ela faz com que você se preocupe com as vítimas mais vulneráveis ​​das mudanças climáticas e oferece conselhos sobre como todos podemos ajudar”, diz. 


As Costas da Califórnia: Um Atlas de Campo da Califórnia

Costas da CalifórniaMais do que um levantamento de pontos turísticos, Coasts é uma imersão na diversidade  da costa da Califórnia (EUA).

Por meio de centenas de mapas e ilustrações em aquarela, Obi Kaufmann explora os ritmos das marés, a vida das criaturas marinhas, o deslocamento de rochas e areia e os habitats especiais encontrados nas ilhas da Califórnia.

“A obra combina arte e ciência em um guia lindamente ilustrado para qualquer naturalista ou amante da natureza”, recomenda Platt.


Perseguindo o Urso Fantasma: Na Trilha da Super Besta Perdida da América

Urso Fantasma

Nenhum animal mexe com consciência humana como um urso, e poucos se comparam aos ursos gigantes de focinho curto que existiam na América do Norte durante o Pleistoceno.

Mas eles não eram invencíveis. Apesar de seu tamanho, foram varridos do planeta em uma misteriosa onda de extinções da Idade do Gelo há mais de dez mil anos, e depois praticamente esquecidos. 

O autor é jornalista e foi um dos fundadores da revista The Revelator. John Platt recomenda a obra que considera “um exame fascinante da crise de extinção por meio de uma perda pré-histórica”.

Um trecho pode ser lido aqui .

Leia também 

Facebook exibe mais fake news para quem já duvida das mudanças climáticas, diz pesquisa