Londres – Não é todos os dias que um monarca bate a marca de 70 anos no trono: a rainha Elizabeth é a primeira do Reino Unido a celebrar o Jubileu de Platina, cujos festejos começam oficialmente nesta quinta-feira (2) e vão durar quatro dias.  

A família real é reconhecida pela sua habilidade em aproveitar oportunidades para fortalecer sua reputação, e o uso de imagens é um dos principais instrumentos.

Para marcar a abertura, o Palácio de Buckingham divulgou a “foto oficial” do Jubileu e um vídeo contando a vida da rainha em pouco mais de 3 minutos. 

Jubileu da rainha Elizabeth nas redes e nos jornais 

Pouco antes de 12h30 (horário local), Elizabeth II apareceu na varanda do Palácio de Buckingham para saudar as tropas e em seguida voltou com a família para assistir ao show aéreo Trooping the Color usando a mesma roupa da foto oficial. 

Rainha Elizabeth Jubileu monarquia realeza
Rainha Elizabeth cercada por familiares na varanda do Palácio de Buckingham (foto: divulgação The Royal Family)

A foto oficial, liberada para a imprensa na noite de quarta-feira, estampa a capa dos principais jornais. A imagem foi feita pelo fotógrafo Ranald Mackechnie nos apartamentos privados da rainha em no Palácio de Windsor.

Rainha Elizabeth Jubileu Platina 70 anos monarquia realeza britânica Reino Unido

O vídeo, publicado nas redes sociais na manhã desta quinta-feira, está sendo furiosamente compartilhado.

O texto das postagens e o título enfatizam a vida dedicada ao serviço público, um recado indireto para os que defendem o fim da monarquia criticando os gastos e a vida luxuosa da família real, custeada em parte com recursos da população. 

Na mensagem divulgada junto com a foto oficial do Jubileu, Elizabeth II disse esperar que as festas nesses quatro dias criem muitas lembranças felizes, e que dêem às pessoas a oportunidade de refletir sobre as conquistas do país desde 1952.

“Continuo inspirada pela boa vontade que me foi demonstrada e espero que os próximos dias sejam uma oportunidade para refletir sobre tudo o que foi alcançado nos últimos setenta anos, enquanto olhamos para o futuro com confiança e entusiasmo”.

Essa mensagem é feita sob medida para o momento do país, que vive uma crise de aumento do custo de vida afetando severamente as famílias. Pedir confiança e entusiasmo vem bem a calhar. 

O governo estima que mais de 16 mil festividades públicas acontecerão nesses quatro dias, com pessoas se reunindo em eventos para celebrar a data em tom de extremo nacionalismo. E a rainha agradeceu a elas: 

“Obrigada a todos que estão envolvidos na convocação de comunidades, famílias, vizinhos e amigos para marcar meu Jubileu de Platina, no Reino Unido e em toda a Commonwealth”, disse ela.

A programação oficial do Jubileu da Rainha 

O aniversário de nascimento da rainha Elizabeth é em abril, mas tradicionalmente as comemorações acontecem no primeiro sábado de junho, aproveitando o tempo mais quente. 

Nesse dia é feita uma grande parada na via de acesso ao Palácio de Buckingham, chamada Trooping the Color com a rainha transportada na famosa carruagem dourada, e depois um show com aviões da Força Aérea desenhando as cores da bandeira inglesa no céu.

A família real assiste da varanda do Palácio e é saudada por milhares de pessoas, em uma cena que se transformou em símbolo da monarquia. 

Este ano, a data foi transformada em celebração pelo Jubileu. E em vez de um sábado, está sendo realizada ao longo de quatro dias, com várias outras atividades.

A “Trooping the Color” de hoje começou às 10h (horário local), envolvendo mais de 1,5 mil oficiais e soldados e 350 cavalos.

Mas nem todos são favoráveis. A Scotland Yard prendeu vários manifestantes que tentaram atrapalhar a parada militar. O grupo Animal Rebellion reivindicou a autoria do ato. 

Jubileu rainha Elizabeth monarquia realeza britânica Reino Unido trooping the color
Foto: reprodução transmissão oficial

Pela primeira vez na história, a rainha não participou da parada, como fez desde seu primeiro ano como monarca.

Sob a justificativa de problemas de mobilidade, Elizabeth II foi substituída pelo príncipe Charles, herdeiro do trono, mas foi programada uma saudação quando o Regimento Montado de Cavalaria Doméstica e a Guarda retornassem ao palácio. 

A substituição por Charles em eventos oficiais tem acontecido com frequência nos últimos dois meses. No entanto, a rainha apareceu publicamente em uma corrida de cavalos e em uma feira de jardinagem, o que deu margem a comentários de que o motivo verdadeiro para designar Charles a representá-la seria o início de uma “transição discreta”, já preparando o público para o momento em que ela de fato saia de cena. 

Leia também 

No aniversário da rainha Elizabeth, Harry rouba a cena com nova entrevista polêmica

Rainha Elizabeth aniversário Jubileu monarquia família real

Há dois dias, adoradores mais fanáticos da realeza estão acampados no local para garantir o melhor lugar no espetáculo do Jubileu, mesmo sabendo que a rainha Elizabeth II não estará lá. 

Às 13h, a rainha apareceu na varanda para assistir ao show aéreo, com uma mudança em relação aos anos anteriores. Somente os integrantes da família que exercem funções oficiais (e são remunerados por isso) estavam junto com ela. 

Paz na família real 

Foi uma forma inteligente de justificar a ausência de figuras controvertidas: os príncipes Andrew e Harry e a mulher dele, Meghan, envolvidos em escândalos e em rusgas públicas com a monarquia. 

Andrew, que foi processado por abuso sexual de uma menor de idade e acabou fazendo um acordo para encerrar o processo, chegou a parecer que seria reabilitado. Sua presença discreta nos festejos do Jubileu da rainha Elizabeth foi especulada pela imprensa, mas na última hora o Palácio de Buckingham informou que ele não será visto em público. 

Leia mais 

Rainha Elizabeth cria polêmica ao escolher filho Andrew para entrar na igreja em missa em memória do príncipe Philip

Mas em uma clara tentativa de amenizar a publicidade negativa gerada pelas crises, o Palácio encontrou uma solução para neutralizar a imagem de família dividida. Harry e Meghan foram convidados a acompanhar o show aéreo de uma varanda secundária, junto com outros integrantes da família que não são oficialmente representantes. 

Os Sussex estão no país juntos e com os filhos pela primeira vez desde que romperam laços com a família e se mudaram para o Canadá, em 2020, e depois para a Califórnia (EUA), onde vivem desde 2021. 

A filha mais nova completa um ano de idade no sábado, e rumores não confirmados dizem que ela conhecerá a bisavó na data. O nome escolhido por Harry e Meghan, Lilibet, é o apelido da rainha entre os mais íntimos, e gerou polêmica quando foi anunciado, supostamente sem autorização da bisavó. 

Mas tudo isso parece estar ficando para trás, pois além de serem convidados para a varanda secundária na festa do Jubileu da rainha Elizabeth, o que já é um sinal de retomada dos laços rompidos, Harry e Meghan também participarão de uma cerimônia religiosa em homenagem ao Jubileu de Platina da rainha Elizabeth II na Catedral de Saint Paul na sexta-feira (2). 

Na noite de hoje, mais de 3.000 sinalizadores serão acesos em todo o Reino Unido e na Commonwealth. No sábado, um grande show com artistas como Ed Sheeran, Duran Duran deve ser assistido por milhões de pessoas na TV. 

Leia também 

Celebrando 70 anos no trono, rainha Elizabeth libera cenas inéditas guardadas em vídeos caseiros