Londres – As comemorações para o Jubileu de Platina, os 70 anos de reinado da rainha Elizabeth II, acontecem em um feriado de quatro dias muito bem celebrado pelos súditos no Reino Unido. A monarca de 96 anos não está participando de todas as festividades do evento para resguardar a saúde, mas nem sempre foi assim.

Elizabeth II viajou o mundo ao longo das sete décadas como chefe de Estado e passou até pelo Brasil nos anos 60 — ela foi a primeira monarca britânica da História a visitar a América do Sul.

A viagem da rainha Elizabeth ao Brasil foi documentada pelo Itamaraty em um livro comemorativo publicado em 2018, quando a visita completou 50 anos. No país, a comitiva real desembarcou em Recife, seguiu para Salvador, Brasília, São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro, com direito a um jogo com Pelé no Maracanã.

Durante viagem ao Brasil, rainha Elizabeth II inaugurou o Masp

Segundo o departamento do governo britânico responsável por assuntos externos, desenvolvimento e relacionamento com as nações da Commonwealth, a comunidade britânica de nações, Elizabeth II foi a monarca que mais viajou – e isso não é uma marca difícil de bater, pois seus antecessores viveram em uma era onde cruzar o mundo de avião não era possível ou fácil. 

Ela aproveitou bem a chance que reis anteriores não tiveram. O Foreign, Commonwealth & Development Office informa que ela fez mais de 260 visitas oficiais a 100 países, e destaca algumas delas. 

https://twitter.com/FCDOGovUK/status/1532663477587922946?s=20&t=KAtegnj5mTp6oTtixwNqSQ

Mas não a do Brasil. Em 1º de novembro de 1968, em plena ditadura militar, a jovem rainha Elizabeth, de 41 anos, chegou ao país acompanhada do marido, o príncipe Philip, e membros da realeza britânica.

O livro produzido pela Embaixada do Brasil em Londres, chamado “O protocolo perde lugar para a afeição”, reúne imagens e histórias do encantamento dos brasileiros com a rainha da Inglaterra.

E foi entregue à monarca em 2019 pelo atual Embaixador, Fred Arruda, quando assumiu o posto e apresentou à monarca suas credenciais. Elizabeth II recebeu também a moeda e o selo comemorativo dos 50 anos de sua visita de 11 dias ao país.

Segundo a Embaixada, a rainha lembrava de sua passagem pelo Brasil em detalhes, e com carinho.

Além de ter sido saudada por multidões nas ruas, ela fez um circuito turístico típico de estrangeiros que visitam o país e fez história pelos estados em que passou.

Em São Paulo, por exemplo, a monarca britânica, ao lado do príncipe Philip, inaugurou o Masp (Museu de Arte Moderna de São Paulo), na icônica Avenida Paulista. Na foto abaixo, ela aparece semi-oculta em uma obra de arte modernista.

O patrono do museu era o empresário de mídia Assis Chateaubriand, dono dos Diários Associados, império de jornais que tinha entre seus títulos o Correio Braziliense e o Diário de Pernambuco, que cobriram extensivamente a visita.

Chateaubriand havia servido como Embaixador do Brasil em Londres e tinha laços com autoridades britânicas.

Visista da rainha Elizabeth II ao Brasil

Leia também

Uma noite de tochas e luzes para celebrar o Jubileu da rainha Elizabeth, veja imagens

Rainha elizabeth jubileu tocha beacon realeza monarquia

Rainha da Inglaterra se encontra com o Rei do Futebol

No Rio de Janeiro, a comitiva real assistiu a um jogo no Maracanã entre as seleções carioca e paulista. Na partida, Pelé marcou seu 900º gol.

Segundo a imprensa na época, não houve anúncio nos alto-falantes sobre presença da rainha, mas os 100 mil espectadores saudaram a monarca ruidosamente. 

No final, Pelé e Gérson foram à Tribuna de Honra para receber o troféu das mãos da rainha Elizabeth II, e ele teria ficado emocionado.

Ao ser apresentada ao Rei do Futebol, a monarca disse que já o conhecia de nome e que ficou feliz em vê-lo jogar.

(Foto: Arquivo/Itamaraty)

Visita foi notícia antes mesmo de começar

A viagem da rainha Elizabeth II e do príncipe Philip ao Brasil começou a ser notícia mesmo antes da chegada do casal.

Uma reportagem do Diário de Pernambuco a partir de um despacho da agência France Presse confirmou a visita, desfazendo rumores de poderia ser cancelada por motivo de doença. O sobrinho da monarca tinha contraído catapora.

No desembarque no Brasil, a Rainha Elizabeth apareceu com look adequado ao clima tropical, trajando um vestido de mangas curtas – porém sem deixar de lado o colar de pérolas e as luvas que sempre foram sua marca registrada  em estilo. 

O príncipe Philip também se vestiu de acordo com o ambiente, de terno branco. E como mandava o protocolo, sempre atrás da rainha.

Entusiasmado, o Diário de Pernambuco fez uma projeção que dificilmente se confirmaria: de que a Rainha Elizabeth apertaria mais de 10 mil mãos em 11 dias no Brasil.

Isso daria 900 cumprimentos por dia, ou mais de um por segundo, considerando que ela passasse metade dos dias só apertando mãos.

O encantamento causado no povo recifense foi confirmado pelas imagens. Os jornais estimaram a multidão em 200 mil pessoas, e destacaram que a rainha agradeceu repetindo várias vezes “muito obrigada” em bom português. 

Dali eles seguiram para Salvador no navio real Britannia, deixando para trás um público formado por famílias entoando “God Save The Queen”, o hino inglês. 

Leia também

Britânicos beberão mais de 50 milhões de litros de cerveja no Jubileu da Rainha, mas conta da festa será alta

Pub Rainha Elizabeth jubileu monarquia realeza Reino Unido

Em Salvador, rainha visita mercado popular

Na recepção a Elizabeth II no Palácio da Aclimação, as mulheres capricharam no visual e nos chapéus, dignos de uma corrida de cavalos em Ascott, a competição que é símbolo da aristocracia inglesa. 

Elizabeth novamente aproveitou para exibir os braços, aproveitando o calorzinho tropical, sempre de luvas e pérolas. 

Em tempos de segurança relaxada, sem os riscos atuais, Elizabeth e Philip visitaram o Mercado Modelo, onde foram recebidos com uma chuva de pétalas de rosa, segundo relata o livro. 

Ganharam uma penca de balangandãs em um estojo de jacarandá e até um berimbau, presenteado por um barraqueiro que furou o bloqueio. 

A rainha ganhou também um sambinha improvisado pelo grupo de samba de roda Camafeu de Oxóssi, que dizia: 

“Esta visita honrosa / de beleza sem igual / Deus a salve, Majestade / com toda a Família Real”

A imprensa calculou que mais de 400 mil pessoas estariam nas ruas de Salvador para recepcionar a rainha, muitas vindas do interior.

Mas houve um incidente típico dos tempos do governo militar.

Segundo relato do jornal Correio da Manhã, no momento do embarque do casal no iate Britannia um fotógrafo do Jornal da Bahia foi agredido a golpes de cassetete por um sargento da Capitania dos Portos – e liberado depois de interferência de um diplomata do Itamaraty. 

O governador Luiz Viana Filho publicou um anúncio saudando a presença no Brasil da monarca da Inglaterra, “mãe de todas as liberdades”, em uma montagem combinando o retrato da rainha Elizabeth II em um camafeu ao Elevador Lacerda.  

A recepção oficial teve a presença de artistas e intelectuais como Jorge Amado, Mário Cravo e o pintor Carybé. Um quadro dele foi presenteado ao casal pelo governador.

Rainha Elizabeth II visita a capital do Brasil

O livro feito pelo Itamaraty observa que muitas matérias sobre a visita destacaram a pontualidade britânica. Isso aconteceu em Brasília, onde o avião com a Rainha Elizabeth e o príncipe Philip aterrissou dois minutos antes do previsto. 

Um dos compromissos foi conhecer a Torre de TV, com look pop dos anos 60 e joelhos à mostra. No braço direito, a bolsinha típica que  a rainha usa até hoje em suas aparições oficiais – e que neste Jubileu estão sendo mais raras do que seria esperado por motivos de saúde. 

(Foto: Arquivo Público do Distrito Federal via Itamaraty)

Seguindo o protocolo de visitas de Estado, a rainha Elizabeth ela discursou no Itamaraty, sempre estilosa e novamente com vestido de mangas curtas.

O Correio Brazilense, de Assis Chateaubriand, destacou a simpatia da Rainha Elizabeth durante a visita à nova capital federal. 

Também registrou a visita ao Congresso Nacional, que aconteceu no dia 6 de novembro, com o costumeiro entusiasmo afirmando que “jamais o recinto da Câmara dos Deputados viveu dia mais festivo”.

No discurso feito durante a visita ao Supremo Tribunal Federal, Elizabeth II disse que nunca esqueceria “essa nova e fascinante capital federal”, construída em torno dos Três Poderes fundamentais, o Executivo o Legislativo e o Judiciário.

E afirmou que os três deveriam funcionar em uníssono, “por ser o primado do Direito que constitui o bem mais precioso do Estado civilizado.” 

As palavras não chegaram aos ouvidos do Executivo.Pouco mais de um mês depois, em 13 de dezembro, seria decretado pelo presidente Costa e Silva o Ato Institucional nº 5, que cassou mandatos de parlamentares contrários ao governo militar, permitiu intervenções e agravou a censura e tortura de opositores.

Viagem da rainha Elizabeth II ao Brasil

Em São Paulo, simplicidade e sorriso da rainha são destaques na imprensa

A parada seguinte da viagem da rainha Elizabeth II ao Brasil foi São Paulo, onde causou um grande impacto no noticiário local.

A Folha de S.Paulo destacou a simplicidade e serenidade da monarca, com uma foto panorâmica feita no Edifício Itália  mostrando a paisagem de edifícios da cidade. 

Vestidos sem manga continuaram sendo a marca do look da rainha no Brasil. 

Viagem da rainha Elizabeth II ao Brasil

Passeando em carro aberto sem medo, Elizabeth II encantou os paulistanos.

O jornal Estado de S.Paulo se derreteu pela simpatia, dizendo que “a rainha, não sabe, mas ela ganhou São Paulo”. E que na boca do povo, ela deixou de ser rainha para ser apenas Elizabeth. 

Viagem da rainha Elizabeth II ao Brasil

O então governador Abreu Sodré ofereceu um jantar, em que se apresentaram Wilson Simonal, Jair Rodrigues e Elza Soares. Todos já morreram, e a rainha Elizabeth II segue firme no trono britânico comemorando seu Jubileu de Platina.

Leia também

Celebrando 70 anos no trono, rainha Elizabeth libera cenas inéditas guardadas em vídeos caseiros

Em viagem ao Brasil, rainha Elizabeth II também visitou o interior

A imprensa registrou que a visita a Campinas foi dedicada às coisas simples do interior, apesar de um dos compromissos oficiais ter sido no Instituto Agronômico, um centro de pesquisas.

Viagem da rainha Elizabeth II ao Brasil

E quem diria, a rainha Elizabeth ficou descalça. Foi o que relatou o Estado de S.Paulo, em matéria assinada por um repórter atento que fiscalizou cada movimento da monarca durante uma corrida de cavalos, na qual que parecia cansada.

Em um determinado momento ela tira o pé do sapato e apoia sobre o bico, o que foi suficiente para virar manchete.

Viagem da rainha Elizabeth II ao Brasil

No Rio de Janeiro, monarca fez turismo raiz

O Rio de Janeiro foi a última etapa da visita ao Brasil, e as cenas de cartão-postal fizeram parte do roteiro da Rainha Elizabeth II.  

O livro conta que o então governador da Guanabara, Francisco Negrão de Lima, presenteou a Rainha com uma coleção de discos de importantes nomes da MPB, como Noel Rosa e Elizete Cardoso. 

A monarca não foi à praia, mas conheceu os pontos turísticos tradicionais, como o Mirante Dona Marta, o Outeiro da Glória, o Museu de Arte Moderna e o Monumento aos Pracinhas.

Viagem da rainha Elizabeth II ao Brasil

O Rio foi também palco de um elegante jantar oferecido pela Rainha Elizabeth e pelo príncipe Philip a autoridades, incluindo o presidente Costa e Silva e sua mulher, Iolanda, a bordo do iate real Britânia. Foi uma das poucas vezes em que ela apareceu em trajes de gala e com tiara.

Viagem da rainha Elizabeth II ao Brasil

O mesmo jornal registrou que “até jornalistas” puderam participar. Mas o motivo da surpresa não era relacionado à censura à imprensa que vigorava na época, e sim ao fato de que teria sido a primeira vez que jornalistas puderam cobrir uma solenidade no Britannia.

Viagem da rainha Elizabeth II ao Brasil

O estilo da rainha não passou despercebido pelos jornalistas de moda. O suplemento Ela, do jornal O Globo, dedicou uma edição especial aos looks de Elizabeth II e à moda britânica, sob o título de “Ela reflete o charme de sua gente”.

O design da página remete à linguagem visual pop, alinhada ao estilo de moda ditada pela “swinging London” na década de 60.

Viagem da rainha Elizabeth II ao Brasil

Outro compromisso destacado pelo livro produzido pela Embaixada Brasileira sobre a visita da rainha Elizabeth ao Brasil foi ao bairro do Caju, na Zona Portuária do Rio.

Ela aconteceu bem antes de a região ser revitalizada e ganhar o Museu do Amanhã. Mas o motivo da visita era um projeto futurístico para a época: a construção de uma ponte ligando o Rio a Niterói.

A imprensa documentou que ela e o príncipe Philip tiveram curiosidade de saber detalhes sobre o projeto. Uma placa foi descerrada, ao lado do então ministro dos Transportes Mário Andreazza. 

Viagem da rainha Elizabeth II ao Brasil

Rainha Elizabeth Brasil

O livro relata que a despedida do Rio e do Brasil aconteceu no Maracanã, onde o casal real assistiu a um jogo entre as seleções paulista e carioca bem instalada na Tribuna de Honra, mas à vista da multidão.

Ela deu sorte aos paulistas, que venceram os anfitriões por 3 a 2. E deixou o rei do futebol encabulado, segundo noticiaram os jornais, quase sem conseguir agradecer.

Viagem da rainha Elizabeth II ao Brasil

Na partida a bordo de um avião da finada Varig, companhia aérea que teve vida mais curta do que a da rainha, a reverência real que marcou o fim de 11 dias de show de charme típico de Elizabeth II em suas viagens pelo mundo em 70 anos de reinado.

Viagem da rainha Elizabeth II ao Brasil

As imagens foram publicadas com a autorização da Embaixada do Brasil em Londres.

Leia também

Foto oficial e vídeo mostrando ‘vida de serviço’ abrem festas do Jubileu de Platina da rainha Elizabeth II