Londres – Após dois anos de pandemia, a conscientização sobre sustentabilidade, mudanças climáticas e diversidade está aumentando entre os consumidores e fãs de esportes.

É o que descobriu uma nova pesquisa do instituto britânico YouGov, que analisou o impacto das prioridades sociais e ambientais entre torcedores. 

O estudo, feito em mais de 50 países, revelou que os torcedores globais sentem falta desses tópicos refletidos em campanhas dos clubes, nas empresas que patrocinam eventos e até nas ações dos atletas.

Fãs de esportes são mais ligados em temas ambientais do que média global

O relatório “Global Sport 2022” do YouGov é resultado da combinação dos dados de diversas pesquisas feitas em mais de 50 mercados, incluindo o Brasil, que exploraram vários aspectos da relação dos torcedores com os esportes, atletas e marcas.

Com 76% dos adultos em todo o mundo acompanhando pelo menos um esporte com frequência, as marcas que patrocinam ou estão envolvidas em eventos do tipo têm a oportunidade de criar associações positivas na mente do consumidor, adequando suas estratégias a esse público altamente engajado, destaca o relatório.

Ironicamente,  a Copa do Mundo de Futebol deste ano será disputada no Catar, um país conservador e com histórico de repressão à mídia e minorias — o caso mais recente foi o veto ao filme infantil “Lightyear” por uma cena de beijo entre duas mulheres. E que tem sua economia baseada no petróleo. 

É uma contradição, pois como os dados da pesquisa revelam, fãs de todos os tipos de esportes estão mais engajados social e ambientalmente.

Nos últimos anos, movimentos que ganharam proporção mundial, como Black Lives Matter, Me Too e Extinction Rebellion, mostraram que há um ativismo em ascensão.

As gerações mais jovens, em particular, estão expressando uma preferência por marcas que se comprometem com ações afirmativas e sustentáveis e isso é refletido também entre torcedores de todos os tipos de esporte.

Os dados do YouGov mostram que mais da metade (53%) dos fãs de esportes globais concordam com a afirmação “eu me considero um ambientalista”.

Além disso, 68% dos fãs concordam que “a energia verde é o futuro”. E quase metade (48%) concorda que estaria disposta “a pagar mais por energia sustentável”.

Os fãs de esportes são mais propensos a concordar com essas declarações em comparação com a média global, e também a assumir o compromisso de comprar apenas de empresas com consciência social, segundo o estudo. 

pesquisa YouGov

Essas atitudes em relação ao meio ambiente e à sustentabilidade influenciam o comportamento de compra de formas diferentes ao redor do mundo, descobriu a pesquisa.

Quase metade dos torcedores afirmam que procuram comprar apenas de empresas que são social e ambientalmente responsáveis. Os países onde isso mais acontece são Indonésia (59%), Índia (58%) e Emirados Árabes (51%).

Apenas um terço admitiu se preocupar com isso na Argentina e em países europeus como Grã-Bretanha, Espanha e França.

pesquisa YouGov

Leia também

Boicote às redes: o “basta” do futebol britânico contra o racismo online

Diversidade e inclusão nos esportes são importantes para os torcedores

Os torcedores também são mais propensos do que o consumidor médio a se preocupar com questões associadas à diversidade e inclusão, aponta a pesquisa do YouGov.

Como o esporte pode reunir pessoas de diferentes culturas e nacionalidades, 65% dos entrevistados concordam que a diversidade e a inclusão devem ser consideradas ao realizar eventos.

Quase sete em cada dez fãs de esportes globais acham que mais poderia ser feito, com 68% concordando que “esportes precisam ser mais inclusivos”, sugerindo que há claramente espaço para melhorias no setor.

O relatório desta que, curiosamente, há uma menor variação por idade em torno dos temas inclusivos em comparação com questões ambientais, com os maiores de 55 anos igualmente apoiando a afirmação de que “a diversidade e a inclusão devem ser consideradas ao realizar eventos de esporte em geral”.

No entanto, uma proporção maior de mulheres do que de homens concorda com a mesma afirmação.

diversidade no esporte, pesquisa YouGov

O YouGov constatou o desejo de que os esportes sejam mais inclusivos ressoa mais entre os torcedores italianos (84%) e argentinos (77%)

O apoio à consideração da diversidade e inclusão na realização de eventos também não se limita a um continente ou região, sendo a Indonésia e a Alemanha os dois países com maior nível de concordância com esta afirmação entre os fãs de esportes (75% e 74%, respectivamente).

A força do apoio à diversidade e inclusão é evidente em todas as regiões, com mais da metade dos torcedores em todos os países concordando que os esportes precisam ser mais inclusivos e que a diversidade deve ser considerada na organização de eventos.

diversidade no esporte, pesquisa YouGov

Quem são os ‘torcedores socialmente conscientes’ que as marcas devem olhar

Para o relatório, o YouGov definiu “torcedores socialmente conscientes” aqueles que concordam com uma das seguintes afirmações: “Eu tento comprar apenas de empresas que são social e ambientalmente responsáveis” ou “Eu gosto de marcas que estão dispostas a se envolver em questões sociais”.

Os torcedores socialmente conscientes representam 59% da população global e mais de dois terços do total de fãs de esportes do mundo (67%).

A idade média global dos torcedores é de 39 anos, e, entre os socialmente conscientes, apenas um ano mais jovem (38).

Os fãs de esportes socialmente conscientes se diferenciam dos torcedores mais amplos nas áreas de estágio de vida e atitudes, segundo o instituto britânico. Por exemplo, 40% dos fãs de esportes socialmente conscientes têm filhos menores de 18 anos em casa, em comparação com 36% dos torcedores em geral.

“Esses dados sugerem que os valores sociais e ambientais dessas gerações mais jovens na família podem estar passando para seus pais entusiastas do esporte.”

Leia também

“O peso do mundo”: comunicação de atletas sobre saúde mental em Tóquio honra novo slogan dos Jogos

Torcedores preferem marcas que assumem compromissos sociais

A pesquisa do YouGov revela que, quando se trata de marcas, os torcedores são um pouco mais propensos do que a população global a pensar positivamente sobre empresas que comunicam mensagens éticas (62% vs. 59% do total global) e estão dispostas a se envolver em questões sociais (49% vs. 45% do total global).

diversidade no esporte, pesquisa YouGov

Além disso, 66% dos fãs de esportes globais concordam que o sucesso de uma marca deve ser construído na criação de uma conexão real com seus clientes.

“Os torcedores estão buscando mais de marcas e empresas do que apenas os produtos ou serviços que oferecem, mas querem que suas marcas preferidas se alinhem com seus valores e contribuam positivamente para a sociedade”, destaca o relatório.

“Não só os detentores de direitos esportivos e suas marcas patrocinadoras têm um papel importante a desempenhar para fazer a diferença e agir como bons cidadãos corporativos, mas cada vez mais atletas agora também reconhecem que são modelos a serem seguidos e muitas vezes podem usar sua imagem e influência para impulsionar mudança.”

Os torcedores globais também reconhecem a importância dos atletas em defenderem atitudes social e ambientalmente responsáveos, com 65% dos entrevistados concordando com a afirmação: “atletas profissionais devem se comportar como exemplos a serem seguidos” (em comparação com 61% da população global).

Isso é ainda mais pronunciado entre os torcedores socialmente conscientes, quando o dado aumenta para 71%.

pesquisa YouGov

Quem são e o que consomem os fãs de esportes no mundo

A pesquisa do YouGov revela que mais de três quartos dos adultos em todo o mundo seguem esportes (76%).

Embora os homens sejam mais propensos a assistir ou seguir quase todos os tipos de esportes do que as mulheres, as diferenças por idade não são tantas, com os esportes mais fortes seguindo em todas as faixas etárias.

Na análise dos três principais esportes assistidos ou acompanhados pelos fãs, o primeiro lugar não é surpresa: o futebol é o esporte mais popular em todo o mundo, seguido pelo basquete e a natação.

A popularidade do esporte em que o Brasil é pentacampeão mundial é evidente em 9 dos 16 países analisados.

O futebol americano e o futebol australiano aparecem entre nas três primeiras posições nos EUA e na Austrália, respectivamente, com o hóquei no gelo como o favorito no Canadá. Na Índia, o críquete domina entre os torcedores, enquanto na China o basquete é o esporte número um.

O relatório completo (em inglês) pode ser visto aqui.

Leia também

Avessa à mídia tradicional, tenista Naomi Osaka lança produtora de conteúdo com LeBron James