Londres – No dia 20 de julho, o órgão regulador de mídia da Rússia, o Roskomnadzor, anunciou que os mecanismos de busca russos agora seriam obrigados a informar aos usuários que a Wikipedia viola a lei russa.

Seu crime: recusar-se a deletar artigos que contenham “notícias falsas” sobre a “operação militar especial” da Rússia na Ucrânia.

Primeiro, o Roskomnadzor ordenou que a Wikipédia apagasse cinco artigos sobre a guerra no início de abril. Quando a demanda foi ignorada, o Tribunal Distrital de Tagansky de Moscou os multou em cinco milhões de rublos (aproximadamente US$ 86 mil).

Pressões sobre Wikipédia na Rússia desde 2012

Em entrevista ao site independente russo Meduza, o diretor da Wikimedia Rússia, Stanislav Kozlovsky, relatou a tentativa da Rússia de censurar a enciclopédia livre.

Ele conta que governo russo começou a pressionar a Wikipedia em 2012, quando a “ lei da lista negra ” foi aprovada. Em 2013, a Wikipedia foi adicionada ao registro de sites proibidos, onde permanece.

“Nos últimos dez anos, por causa de certos artigos na Wikipédia, o governo russo tinha o poder de bloquear o site a qualquer momento.

Por exemplo, o artigo (verbete) sobre suicídio explica o que é suicídio e inclui uma lista de métodos. Isso seria suficiente para bloquear.

Além disso, a Wikipedia usa o protocolo https, impedindo bloquear fisicamente um artigo individual; fazer isso resultaria no bloqueio de todo o site.”

Kozlovky disse que o Roskomnadzor costumava se comunicar com a equipe regularmente.

“Eles ligavam e nós explicávamos que o artigo que os preocupava não continha nada ilegal.

Quando o artigo “Fumar cannabis” foi banido, em 2013, fui ao Roskomnadzor e passamos por todas as frases consecutivas e mostramos a eles os links para o site Federal Drug Control. Nos últimos anos, não ouvimos nada deles. Eles nos enviam notificações de violações e pronto.”

O diretor explica que a Wikipédia Rússia não foi multada por não deletar os artigos, e sim a organização americana.

“Se a Wikimedia Foundation decidir pagar, sairá do seu bolso. Não estamos autorizados a comparecer em tribunal; somente a Wikimedia Foundation pode fazer isso”, afirma.

No dia 20 de julho, o órgão regulador publicou uma nota  sobre as “notícias falsas” que havia “capturado” em postagem na Wikipedia em seu próprio site.

Mas a notificação enviada à enciclopédia citava a “lei sobre ‘desembarque’ de empresas estrangeiras de TI”, que exige que as companhias de tecnologia sejam representadas em solo russo, segundo o diretor.

“Isso porque a Wikimedia Foundation não tem representação legal na Rússia. É essa lei que permite exigir que os mecanismos de busca russos coloquem um rótulo de aviso na Wikipedia.

Eles não podem fazer isso apenas por causa do conteúdo que eles não gostam. 

A declaração do serviço de imprensa do Roskomnadzor não passa de uma fantasia de seu secretário de imprensa, e eu não acho que terá algum efeito na demanda dos usuários pela Wikipédia.”

Kozlovsky ressalta que a Wikipédia está sob ameaça de bloqueio há 10 anos, mas agora essa possibilidade se tornou mais plausível.

“Às vezes, há uma pausa por um tempo, mas outra notificação sempre vem. Talvez esteja chegando ao fim, ou talvez haja outra onda de ameaças.

Talvez eles nos bloqueiem. Quando alguém aponta uma arma para você por dez anos seguidos, você se acostuma.”

O Diretor explica que se a Wikipédia for bloqueada na Rússia, os usuários terão que usar uma VPN para acessá-la. Ainda haverá o aplicativo móvel , que ele acredita que continuará operando. E há um milhão de sites espelho diferentes.

Kozlosky diz não ter dúvidas de que as pessoas continuarão lendo a Wikipédia na Rússia, mas pararão de editá-la – porque terão medo, porque nem todo mundo usa uma VPN e porque a maioria dos endereços IP de VPN são banidos pela Wikipédia para evitar vandalismo.

“E isso terá um impacto negativo no número de novos artigos”, aponta. 

O diretor lembra que a Wikipédia não tem uma política editorial formal. Existem apenas as regras e princípios gerais em que se baseia.

Todo o material deve ser escrito no estilo de um artigo de enciclopédia – de um ponto de vista neutro – e cada fato deve ser acompanhado por um link para uma fonte confiável independente.

“Essas regras não vão mudar, não importa o que aconteça no mundo. Todos os autores da Wikipédia podem escrever sobre os tópicos que quiserem”, garante. 

Diretor da Wikipédia lamenta fechamento de jornais na Rússia 

“No que diz respeito aos vários meios de comunicação que fecharam, isso é uma pena”, disse Kozlovsky, observando que alguns deles são acessíveis por meio de VPNs, mas outros não.

“Muitos fatos na Wikipedia foram citados usando fontes que agora estão bloqueadas.

Por exemplo, o site Ekho Moskvy. Temos sorte de ele ter sido indexado por um arquivo da web, porque isso permitiu que os bots ajustassem todos os links. Mas, em geral, raramente nos baseamos em fontes jornalísticas.

Citamos principalmente artigos acadêmicos, dependendo do tema. Acreditamos que quanto mais fontes autorizadas e independentes houver, melhor.”

Os artigos sobre a Ucrânia na Wikipedia Rússia estão sendo escritos por pessoas da Rússia e da Ucrânia – e eles têm visões diferentes sobre o assunto, segundo o diretor.

“Eles discutem sobre cada frase, mas, no final das contas, escrevem as coisas de maneira a manter os artigos o mais neutro possível. 

A Wikipédia está cheia desses tipos de disputas, e todas as ferramentas para resolvê-las foram criadas há muito tempo.”

Ele admite que há pessoas que editam frases individuais em artigos sobre a guerra. E acha que provavelmente não têm conexões com o governo russo.

Uma Wikipédia russa?

O diretor da Wikipédia disse não se opor à criação de um equivalente russo à Wikipedia, como prometeu a Putin  em maio, um projeto com a organização Sociedade Znanie.

“Quanto mais enciclopédias e mais conhecimento houver no mundo, melhor. Esse é o ponto de todo o movimento Wikimedia.

Até onde eu sei, eles não têm nenhum conteúdo de texto, mas têm muitas palestras e conteúdo de vídeo. Há também a Grande Enciclopédia Russa, que lhes dá quase um século de experiência.”

Kozlovsky disse que o governo decidiu criar um análogo à Wikipedia, gastou dois bilhões de rublos (cerca de US$ 34,4 milhões) e, quando chegou a hora de lançá -la, tinham cerca de 5 mil artigos, enquanto a Wikipédia na Rússia tem cerca de 1,83 milhões de artigos no idioma do país.

“A Wikipedia recebe cinco mil novos artigos russos a cada três semanas – e de graça, enquanto a  Sociedade Znanie é apenas uma organização de palestras. E deixe-os fazer palestras, pelo amor de Deus — boa sorte para eles”, apela. 

O diretor termina com uma provocação: 

“Acho que a pressão sobre nós agora é apenas mais uma farsa do Roskomnadzor.

Também acho que a Wikipedia oferece mais valor à Rússia do que o Ministério da Ciência, o Ministério da Educação e o Ministério da Cultura juntos.”


Este artigo foi publicado originalmente no site Meduza e é republicado mediante autorização. 

Leia também 

Putin assina lei para punir imprensa de países que tomem ‘decisões hostis’ contra mídia russa