Jornalistas, políticos e acadêmicos brasileiros p0dem concorrer a uma das bolsas de pesquisa Joan Shorenstein Fellowship, iniciativa da Harvard Kennedy School, uma das faculdades de pós-graduação da Universidade de Harvard, nos EUA.

As inscrições estão abertas até o dia 7 de setembro para projetos destinados a analisar questões sobre mídia, política e políticas públicas, com preferência por propostas que associem as três áreas.

Os escolhidos passarão seis meses em Harvard com auxílio de uma bolsa no valor total de US$ 40 mil (R$ 200 mil), pago em parcelas mensais no final de cada mês do semestre letivo 

Bolsa de pesquisa quer aproximar jornalistas e políticos

A bolsa de pesquisa é oferecida pelo Centro de Mídia, Política e Políticas Públicas Shorenstein, vinculado à Harvard Kennedy School.

O programa de financiamento estudantil existe desde 1986 e tem o objetivo de facilitar o diálogo entre jornalistas, acadêmicos, formuladores de políticas públicas e estudantes.

Mais de 300 alunos já foram premiados com a bolsa, incluindo a jornalista filipina Maria Ressa, que em 2021 foi reconhecida com o prêmio Nobel da Paz ao lado do russo Dmitry Muratov. 

Os candidatos selecionados passam um semestre letivo no centro, localizado no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, desenvolvendo o projeto de pesquisa enquanto participam das atividades da pós-graduação de Harvard, tendo contato direto com os professores, alunos e outros bolsistas do programa.

bolsa para jornalistas, Harvard, bolsa pesquisa jornalistas
Prédio da Harvard Kennedy School, em Massachusetts (Foto: Divulgação)

Exemplos de trabalhos anteriores apoiados pela bolsa incluem estudos sobre a ciência das fake news; a falta de transparência nas redes sociais e o impacto dos algoritmos do Facebook em organizações jornalísticas.

Quem pode se candidatar

A Joan Shorenstein Fellowship aceita a candidatura de profissionais do mundo inteiro que tenham no mínimo 10 anos de experiência em suas áreas e sejam fluentes em inglês.

Não nativos de países de língua inglesa precisam comprovar a proficiência no idioma com exames TOEFL ou IELTS.

Podem se candidatar jornalistas, políticos de nível estadual ou federal (incluindo profissionais de comunicação que atuam em gabinetes de gestores públicos); acadêmicos e professores titulares de ciência política, comunicação política, jornalismo, estudos de tecnologia, sociologia ou área relacionada e também formuladores de políticas públicas.

Os candidatos não devem ter participado de outro programa de financiamento nos dois anos anteriores à inscrição.

Os selecionados precisam ter disponibilidade para se dedicar à pesquisa em tempo integral por um semestre (setembro a dezembro) no Centro Shorenstein, nos EUA.

Em alguns casos, os bolsistas podem ser convidados a ingressar no centro por um ano acadêmico completo (setembro a maio).

Projetos vão de artigos a podcasts

Os bolsistas selecionados vão trabalhar em um projeto baseado em pesquisa que contribua para uma ampla compreensão de um problema de interesse público dentro do ecossistema da informação ou aborde uma questão relacionada ao jornalismo, mídia ou tecnologia.

Os projetos podem ser desenvolvidos como artigo, mas também em outros formatos, incluindo bibliografia anotada, podcast, vídeo ou produções interativas.

Os trabalhos serão publicados no site do Centro Shorenstein.

Além do desenvolvimento da pesquisa, é esperado que os bolsistas se envolvam nas atividades acadêmicas de Harvard, incluindo palestras, debates e workshops.

Os selecionados recebem uma carteirinha de estudante da universidade, o que permite descontos em ingressos para museus, exposições, filmes, esportes e teatros.

Mais informações e inscrições podem ser obtidas neste link.