Para a Shutterstock, três cores otimistas, que inspiram esperança, vão predominar em 2021 

O azul-petróleo profundo, um rico tom de ouro e um branco suave e brilhante são as três cores que dominarão 2021, segundo a agência de imagens global Shutterstock, que ao fim de cada ano antecipa as tendências para o próximo.

Elas baseiam-se na análise de dados de pixels e nos registros de downloads de fotos do acervo de 200 milhões de imagens utilizadas em projetos de comunicação de quase dois milhões de clientes.

Uma mudança positiva está chegando”, constata Flo Lau, diretor de Criação da Shutterstock. A agência também apontou as cores de 2021 para 20 países, incluindo o Brasil.

Sentimento de fuga pra outro lugar, como antecipava Gilberto Gil

“Durante anos, marcas e agências usaram cores ousadas para se destacar. Eles estão deixando para trás os tons brilhantes e saturados que definiram 2020 e entrando em 2021 com uma paleta rica e natural que remete a novas oportunidades e, mais simplesmente, a um desejo de sair e fugir“, comenta Lau.

Ele fala com poesia sobre as três principais cores que dominarão o novo ano e seu significado para um mundo que anseia superar as restrições impostas pela pandemia:

 

Set Sail Champagne: desejo de embarcar em uma nova jornada

“Você pode ver as velas se desenrolando em seu navio de fuga pessoal? Depois de um ano de mudanças bruscas, todos nós gostaríamos de embarcar para algum lugar longe de tudo. Com sua sensação suave e orgânica, a cor Set Sail Champagne é como uma tela em branco natural de escapismo − faça o que você quiser.”

 

Fortuna Gold: felizes coincidências do acaso 

“Fortuna é a deusa romana da boa sorte. Talvez você a conheça como Lady Luck. Fortuna Gold é a sua cor, quente e profunda, representando as felizes coincidências da vida. Como a luz do sol ou as folhas de outono, você pode encontrar este tom dourado requintado nos breves e brilhantes momentos de felicidade da vida.”

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Tidewater Green: sua natureza fluida lembra a mudança constante

“Como as mudanças das estações e o fluxo das marés oceânicas, Tidewater Green é um lembrete de que a mudança é constante. Este azul-petróleo profundo tem suas raízes plantadas nos espectros de azul e verde, adicionando-lhe um poder dinâmico. Sendo ao mesmo tempo uma densa copa da selva e um volume de água escuro, a beleza do Tidewater Green reside em sua natureza fluida.”

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A cor do Brasil em 2021 é… verde!

 

A Shutterstock também escolheu as cores de 2021 de 20 países. Para o Brasil, a agência aponta um lindo verde. Sinal de esperança para o novo ano que chega.

 

 

 

 

O diretor Flo Lau explica que cada cor tem um significado emocional profundo, comunicando temas abrangentes e pequenas características das culturas que as utilizam:

“Nessas cores de países ao redor do mundo, você verá como elas dão vida à experiência única de cada lugar e das pessoas que lá vivem em 2021.”

 

 

Aldo De Luca,  Conselheiro e colaborador do MediaTalks byJ&Cia, é jornalista brasileiro radicado em Londres. Formado em Jornalismo pela UFF (Universidade Federal Fluminense), foi repórter especial do jornal O Globo em 1987 e 1988. Fundou junto com Luciana Gurgel a agência Publicom, que se tornou uma das maiores empresas do setor no Brasil e em 2016 foi adquirida pela WeberShandwick (IPG Group).  Além de jornalista,  é Engenheiro pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Integra a  FPA (UK Foreign Press Association).


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No segundo capítulo da série examinando os efeitos da pandemia sobre o jornalismo, MediaTalks examina o que aconteceu com os empregos, as novas formas de trabalhar remotamente, o impacto sobre a saúde mental dos profissionais de imprensa, o peso adicional para as mulheres jornalistas, as ameaças à liberdade de imprensa e o avanço das fake news. 

 

 

 

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