As melhores fotos do concurso Science Photographer of the Year comprovam que é preciso muita ciência para fazer fotos tão incríveis. Além da extrema beleza, elas são um convite à reflexão, como o flagrante captado por Sue Flood.

Informativa
Science Photographer of the Year, melhores fotos científicas

O urso polar à deriva sobre uma fina camada de gelo não parece uma alegoria sobre nossa própria situação?

Foram premiados os vencedores das categorias Ciência Geral e Mudanças Climáticas, com reconhecimentos específicos para os jovens até 18 anos. 

Entre as fotos mais tocantes destacam-se o degelo no pólo norte, o branqueamento dos corais por perda das algas e uma baleia cachalote enroscada numa rede gigante descartada no oceano. 

O show de imagens vai além e inclui o ambiente microscópico, efeitos de luz e momentos incríveis de exploração científica.

Promovido pela Royal Photographic Society do Reino Unido, o concurso do último ano reuniu mais de 1000 inscrições de fotógrafos amadores e profissionais.

Confira a seguir as grandes vencedoras de cada categoria e algumas das vice-campeãs.

 

 

 

Science Photographer of the Year – Categoria Ciência Geral

Informativa

Orthophoto of SS Thistlegorm – Simon Brown

A grande vencedora na categoria Ciência Geral é uma ortofotografia, uma imagem aérea corrigida geometricamente para que a escala se torne uniforme, elaborada a partir de 15.005 quadros que foram marcados com dados GPS e mesclados.

Trata-se da imagem do naufrágio do SS Thistlegorm, um navio naufragado no Mar Vermelho em 1941 que se tornou um conhecido local de mergulho recreativo e que está lentamente se tornando parte do recife de coral local.

“Combinar arte com ciência é uma tempestade criativa perfeita, onde dados e interpretação visual se unem e apresentam uma visão do mundo de uma forma completamente nova”, diz o autor da foto, Simon Brown.

 

Young Science Photographer of the Year – Categoria Ciência Geral

 

Informativa

Rainbow Shadow Selfie – Katy Appleton

Katy Appleton ganhou na faixa sub-18 da Categoria Ciência Geral. Sua foto mostra a luz do sol projetando um espectro em uma parede, tendo passado por um prisma.

“É uma imagem muito simples e acho que isso mostra que qualquer pessoa pode participar da fotografia científica, não importa a idade ou quanto equipamento tenha”, disse Katy.

 

Science Photographer of the Year – Categoria Mudanças Climáticas

Informativa

North Pole Underwater –  Sue Flood

Sue Flood foi a grande vencedora na categoria Mudanças Climáticas, ao capturar um poste de sinalização geográfica do Pólo Norte que se projetava a partir do gelo marinho submerso.

“A mudança climática é real e o gelo polar está derretendo a uma taxa alarmante, representando uma séria ameaça à vida selvagem e aos humanos em todo o mundo. Espero que muitas pessoas vejam a fotografia e isso ajude a transmitir a necessidade de ações urgentes sobre as mudanças climáticas – por indivíduos, empresas e governos”, diz Flood.

 

Young Science Photographer of the Year – Categoria Mudanças Climáticas

Informativa

Apollo’s Emissary – Raymond Zhang

Raymond Zhang ganhou na categoria sub-18 da Categoria Mudanças Climáticas. Sua foto mostra uma estação de energia solar  na China, onde o calor da luz solar refletida é usado para fazer vapor para mover turbinas geradoras.

“Espero que mais jovens como eu possam começar a prestar mais atenção às mudanças climáticas”, disse Zhang.

 

As vice-campeãs

 

Informativa

Spherical Aberration – Richard Germain

A imagem de Richard Germain mostra uma lente esférica colocada dentro de um tubo padronizado, distorcendo a luz que passa por ele.

 

Informativa

Climate Change in Afghanistan – Solmaz Daryani

A fotografia de Solmaz Daryani mostra dois meninos tentando resgatar sua colheita de batata de um campo em Bamiyan, no Afeganistão, após uma enchente.

 

Informativa

The Net Strangling the Ocean – Rafael Fernandez

A imagem de Rafael Fernandez mostra uma baleia cachalote enrolada em uma rede de pesca descartada no oceano.

 

Informativa

Synlight Experiment – Christian Lünig

Christian Lünig fotografou algumas das 149 lâmpadas de arco de xenônio que formam o experimento Synlight, em Jülich, na Alemanha. As lâmpadas criam uma intensidade de luz 10.000 vezes maior do que a radiação incidente do Sol e são usadas em experimentos para fazer combustíveis, como o hidrogênio da água.

 

Informativa

Coral Bleaching – Wojciech Nawrocki

Wojciech Nawrocki captou um close de um coral afetado pelo branqueamento. Um aumento na temperatura da água pode fazer com que os corais expulsem algas que vivem em seus tecidos, tornando-os brancos.

 

Informativa

Lo Hueco – Nuno Perestrelo

A foto de Nuno Perestrelo mostra cientistas retirando cuidadosamente rochas de vértebras fossilizadas de um dinossauro descoberto na área de Lo Hueco, perto de Cuenca, na Espanha.

As imagens são protegidas por direitos autorais.