O uso das redes sociais nรฃo parece estar sendo afetado nos Estados Unidos nem pela evoluรงรฃo tecnolรณgica que facilitou o acesso a smartphones e a conexรตes mais rรกpidas, nem pelos questionamentos crescentes sobre seguranรงa, desinformaรงรฃo e abuso online nas plataformas. ร o que mostra um novo estudo do Pew Research Center, que entrevistou americanos de diferentes faixas etรกrias entre janeiro e fevereiro deste ano.
A pesquisa revelou que sete em cada dez pessoas no paรญs usam ao menos um tipo de plataforma. A taxa, de 72%, cresceu apenas trรชs pontos percentuais desde 2016.
Entre os jovens, no entanto, a penetraรงรฃo das mรญdias sociais caiu em relaรงรฃo a 2019, quando a รบltima pesquisa havia sido feita. E a taxa de uso nรฃo รฉ uniforme entre os diferentes tipos de plataformas, como compartilhamento de vรญdeos, serviรงos de mensagens e redes sociais. Enquanto o YouTube ampliou sua lideranรงa entre os americanos, o Facebook ficou estรกvel nos รบltimos cinco anos.
Quando o Pew Research Center comeรงou a monitorar o uso das mรญdias sociais em 2005, 5% dos adultos americanos usavam pelo menos uma dessas plataformas. Em 2011, a participaรงรฃo havia aumentado para metade dos entrevistados. Na pesquisa de 2019, a instituiรงรฃo jรก havia sinalizado uma estabilidade na base de adeptos das redes sociais.
Jovens saindo das redes?
Contrariando o que muitos costumam tomar como verdade absoluta, o uso de redes declinou entre os mais jovens e cresceu entre os mais velhos, segundo o estudo.
Na faixa entre 18 e 29 anos houve queda de 6 pontos percentuais em dois anos (90% para 84%). Entre os adultos de 30 a 49 anos, o uso permaneceu quase estรกvel (82% para 81%). Nas faixas seguintes, o ganho foi de respectivamente 4 e 5 pontos percentuais.
Os entrevistados com idade de 50 a 64 anos que disseram usar redes sociais passaram de 69% para 73%, e os acima de 65 anos subiram de 40% para 45%.
O comportamento dos usuรกrios tambรฉm mudou conforme o sexo. De 2014 em diante as mulheres passaram a usar mais as mรญdias sociais, com uma elevaรงรฃo maior a partir de 2018, tendo crescido 5 pontos percentuais desde entรฃo. Segundo a pesquisa, 78% das americanas utilizam as plataformas. Entre os homens o percentual รฉ de 66%, apenas um ponto acima do que era hรก trรชs anos.
YouTube, a plataforma campeรฃ
O Pew Research Center examinou os hรกbitos de uso das redes individualmente, consagrando o YouTube como o grande vencedor. Alรฉm de ter continuado a figurar como a plataforma mais usada, foi a que mais cresceu. Entre 2018 e 2021, a parcela de americanos que dizem utilizar o YouTube subiu de 73% para 81%.
Na faixa de 18 a 29 anos, a taxa de uso beira a unanimidade na pesquisa de 2021: 95%. Jรก entre os acima de 65 anos ela cai para 49%. Isso pode refletir a adoรงรฃo da rede para assistir vรญdeos e filmes em smartphones ou tablets, comum entre jovens, enquanto os de mais idade permanecem mais fiรฉis ร TV convencional.
Essa tendรชncia foi apontada em outras pesquisas que monitoram uso das redes sociais, inclusive no Brasil. O Digital News Report 2020 do Instituto Reuters revelou que pela primeira vez desde o inรญcio do estudo, as mรญdias sociais ultrapassaram a televisรฃo no paรญs como fonte de notรญcias.
O Facebook segue como a segunda rede mais usada pelos americanos, com 69%. Porรฉm, segundo o Pew Research Center, o crescimento do aplicativo nรฃo aumentou nem diminuiu nos รบltimos cinco anos. Na รบltima pesquisa sobre o tema, hรก dois anos, o Facebook tambรฉm era usado por 69% dos participantes.
Da mesma forma, a quantidade de americanos que usam Instagram, Pinterest, LinkedIn, Snapchat, Twitter e WhatsApp estรก estatisticamente inalterada desde 2019. O Instagram cresceu um pouco mais nos รบltimos trรชs anos, ganhando 5 pontos percentuais e chegando a 40%.
A plataforma Reddit ganhou terreno, tendo subido 9 pontos percentuais desde que comeรงou a ser medida pelo estudo, em 2019. Mas sua base รฉ reduzida: apenas 19% dos americanos dizem utilizรก-la.
O WhatsApp tambรฉm ficou praticamente estรกvel em trรชs anos e รฉ usado por apenas 23% dos entrevistados no paรญs. No Brasil, segundo o Digital News Report 2020 do Instituto Reuters, a penetraรงรฃo do serviรงo รฉ de 83%.
O TikTok, o aplicativo da moda, รฉ usado por 21% dos americanos. E uma novata na pesquisa, a Nextdoor, rede semelhante ao Facebook dedicada a conectar usuรกrios localmente, jรก faz parte da rotina de 13% dos entrevistados.
O relatรณrio do Pew Research Center nรฃo รฉ qualitativo, nem sugere razรตes para esse comportamento. Mas os resultados podem inferir um efeito das controvรฉrsias envolvendo as redes sociais de compartilhamento como Facebook e Twitter, que se tornaram ainda mais evidentes para os americanos no perรญodo eleitoral e apรณs a invasรฃo do Capitรณlio, em janeiro. As entrevistas que deram origem ao estudo foram feitas apรณs o incidente.
Adultos com menos de 30 anos se destacam pelo uso do Instagram, Snapchat e TikTok
Cerca de 84% dos adultos americanos com idade entre 18 e 29 anos afirmam usar alguma rede social, nรบmero semelhante ao de pessoas entre 30 e 49 anos que dizem isso (81%). Cerca de 73% dos participantes na faixa etรกria de 50 a 64 anos usam redes sociais, enquanto menos da metade das pessoas com 65 anos ou mais (45%) afirmam fazer isso.
A diferenรงa se torna ainda maior ao analisar o uso especรญfico de determinadas plataformas. Enquanto 65% dos adultos de 18 a 29 anos afirmam usar o Snapchat, apenas 2% daqueles com 65 anos ou mais relatam usar o aplicativo, uma diferenรงa de 63 pontos percentuais.
Excluindo-se o YouTube, o Instagram aparece como a rede preferida dos jovens adultos (18 a 29 anos de idade): 71% deles dizem utilizar a plataforma, parcela que cai para 48%, 29% e 13% nas faixas etรกrias seguintes. No TikTok os acima de 65 estรฃo ainda mais ausentes: apenas 40% disseram usar a rede.
E a rede de vizinhanรงa Nextdoor tem seu uso concentrado na faixa de 30 a 49 anos, o que pode indicar o uso por famรญlias mais engajadas na vida comunitรกria.
Diferenรงas demogrรกficas nos aplicativos
O Pew Research Center examinou tambรฉm como diferentes grupos demogrรกficos utilizam as redes sociais nos Estados Unidos e encontrou grandes diferenรงas.
Instagram: Cerca de metade dos hispรขnicos (52%) e negros americanos (49%) afirmam usar a plataforma, em comparaรงรฃo ร porcentagem de brancos americanos (35%) que afirmam o mesmo.
WhatsApp: Os hispano-americanos (46%) sรฃo muito mais propensos usar o WhatsApp do que negros (23%) ou brancos americanos (16%). Os hispรขnicos tambรฉm se destacaram pelo uso do WhatsApp nas pesquisas anteriores sobre o tema.
LinkedIn: Aqueles com nรญveis mais altos de educaรงรฃo sรฃo mais propensos a usar a rede do que aqueles com menos estudo. Aproximadamente metade dos adultos que tรชm bacharelado ou diploma avanรงado (51%) afirmam usar o LinkedIn, em comparaรงรฃo com aqueles que tรชm alguma experiรชncia universitรกria (28%) e os que possuem diploma de ensino mรฉdio ou menos (10%).
Pinterest: as mulheres sรฃo muito mais propensas do que os homens a dizer que usam o Pinterest, com diferenรงa de 30 pontos (46% contra 16%).
Nextdoor: Adultos que vivem em รกreas urbanas (17%) ou suburbanas (14%) sรฃo mais inclinados a adotar a Nextdoor. Apenas 2% dos americanos rurais relatam usar o aplicativo.
A maioria dos usuรกrios de Facebook, Snapchat e Instagram afirma visitar essas plataformas diariamente
Ainda que nรฃo tenha visto sua base de usuรกrios crescer, como aconteceu com o YouTube, o Facebook continua contando com alta frequรชncia de uso entre os que o adotam. Sete em cada dez usuรกrios dizem que usam o aplicativo diariamente, incluindo 49% que afirmam utilizรก-lo vรกrias vezes ao dia. Esses nรบmeros estรฃo estatisticamente inalterados em relaรงรฃo aos relatados na pesquisa de 2019.
Jรก o YouTube nรฃo desfruta da mesma regularidade entre os americanos. Apesar de ser o mais utilizado, pouco mais da metade visita a plataforma pelo menos uma vez por dia. Instagram e Snapchat tรชm frequรชncia diรกria um pouco maior.
Entre os jovens o comportamento muda. Cerca de 71% dos usuรกrios do Snapchat com idades entre 18 e 29 anos dizem que usam o aplicativo diariamente, incluindo seis em cada dez que dizem fazer isso vรกrias vezes ao dia.
O padrรฃo รฉ semelhante para o Instagram: 73% dos usuรกrios do aplicativo de 18 a 29 anos dizem que visitam a rede todos os dias, com cerca de metade (53%) deles relatando que o fazem vรกrias vezes por dia. O Twitter รฉ usado com menos frequรชncia: menos da metade de seus usuรกrios (46%) visitam o site diariamente.
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Muito bom mesmo, para uma atualizaรงรฃo global inteligente e apartidรกria! Obrigada!