Apontado em pesquisa da plataforma Muck Rack como rede social preferida dos jornalistas para trabalhar e para se informar, o Twitter aproveita do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa para ganhar mais alguns pontos entre os profissionais de mรญdia. A rede social lanรงou na segunda-feira (3/5) uma grande campanha global para promover o jornalismo no Twitter, incentivando as pessoas a seguirem os jornalistas locais e apoiarem seu trabalho.

O jornalismo regional tem sido o mais atingido pela crise da indรบstria de mรญdia, sobretudo nos Estados Unidos, onde foi cunhada a expressรฃo “deserto de notรญcias” para denominar a extensรฃo de cidades que perderam seus veรญculos locais. 

Embora o Twitter seja globalmente a plataforma preferida pela mรญdia e alguns jornalistas tenham milhares de seguidores na rede, profissionais locais nรฃo tรชm a mesma popularidade. 

Leia tambรฉm: 10 jornalistas internacionais que merecem ser seguidos nas redes sociais 

No comunicado em que anuncia a campanha, o Twitter salientou que os jornalistas continuam a reportar nas linhas de frente dos conflitos, enfrentando interesses hostis e, especialmente durante o ano passado, arriscando sua saรบde pessoal para cobrir uma pandemia global. E que por isso precisam ser apoiados.

#FollowLocalJournalists no Twitter

A rede social organizou um dia de aรงรฃo global no Twitter,  em 3 de maio, centrado na hashtag #FollowLocalJournalists. 

Estamos encorajando a todos – repรณrteres nacionais proeminentes, organizaรงรตes de defesa do jornalismo e consumidores de notรญcias apaixonados todos os dias – a compartilhar exemplos impactantes do jornalismo local e elevar os repรณrteres que contribuรญram para isso. O objetivo รฉ destacar o trabalho desses repรณrteres e aumentar sua audiรชncia.

Jornalismo no TwitterNos Estados Unidos, a campanha  teve  28 anรบncios coloridos de pรกgina inteira em jornais locais dos grupos de mรญdia Gannett (USA Today) e McClatchy, incluindo Detroit Free Press, Columbus Dispatch, Oklahoma City Oklahoman, Indianapolis Star, Miami Herald, Kansas City Star e Cincinnati Enquirer.

Recursos para jornalistas 

A empresa programou tamvรฉm vรกrias conversas no  Twitter Spaces, recurso de bate-papo com รกudio ao vivo.

โ€œJornalistas locais sรฃo extremamente importantes para o Twitterโ€, diz Niketa Patel, chefe de parcerias de notรญcias impressas e digitais do Twitter. A campanha รฉ uma forma de garantir que o Twitter dรช aos jornalistas locais um destaque nacional.”

Ela disse que o objetivo da iniciativa รฉ orientar os jornalistas sobre como aproveitar os espaรงos do Twitter e as listas do Twitter para expandir seu pรบblico. โ€œEsses dois produtos em particular podem ajudar os jornalistas a terem รณtimas conversas no Twitter e conquistar seguidoresโ€, diz.

No Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, Patel comandou uma conversa na rede social para falar sobre as oportunidades para o jornalismo no Twitter. 

Foram tambรฉm agendados eventos locais em vรกrios paรญses. No Brasil o encontro foi feito em parceria com a Abraji (Associaรงรฃo Brasileira de Jornalismo Investigativo) e com a organizaรงรฃo Repรณrteres sem Fronteiras. 

As hashtags #FollowLocalJournalists, #WorldPressFreedomDay, #PressFreedom e # WPFD2021 estรฃo disponรญveis em 20 idiomas.

Leia tambรฉm

https://mediatalks.com.br/2021/04/14/twitter-a-rede-mais-valiosa-para-os-jornalistas/