Apontado em pesquisa da plataforma Muck Rack como rede social preferida dos jornalistas para trabalhar e para se informar, o Twitter aproveita do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa para ganhar mais alguns pontos entre os profissionais de mรญdia. A rede social lanรงou na segunda-feira (3/5) uma grande campanha global para promover o jornalismo no Twitter, incentivando as pessoas a seguirem os jornalistas locais e apoiarem seu trabalho.
O jornalismo regional tem sido o mais atingido pela crise da indรบstria de mรญdia, sobretudo nos Estados Unidos, onde foi cunhada a expressรฃo “deserto de notรญcias” para denominar a extensรฃo de cidades que perderam seus veรญculos locais.
Embora o Twitter seja globalmente a plataforma preferida pela mรญdia e alguns jornalistas tenham milhares de seguidores na rede, profissionais locais nรฃo tรชm a mesma popularidade.
Leia tambรฉm: 10 jornalistas internacionais que merecem ser seguidos nas redes sociais
No comunicado em que anuncia a campanha, o Twitter salientou que os jornalistas continuam a reportar nas linhas de frente dos conflitos, enfrentando interesses hostis e, especialmente durante o ano passado, arriscando sua saรบde pessoal para cobrir uma pandemia global. E que por isso precisam ser apoiados.
#FollowLocalJournalists no Twitter
A rede social organizou um dia de aรงรฃo global no Twitter, em 3 de maio, centrado na hashtag #FollowLocalJournalists.
Estamos encorajando a todos – repรณrteres nacionais proeminentes, organizaรงรตes de defesa do jornalismo e consumidores de notรญcias apaixonados todos os dias – a compartilhar exemplos impactantes do jornalismo local e elevar os repรณrteres que contribuรญram para isso. O objetivo รฉ destacar o trabalho desses repรณrteres e aumentar sua audiรชncia.
Nos Estados Unidos, a campanha teve 28 anรบncios coloridos de pรกgina inteira em jornais locais dos grupos de mรญdia Gannett (USA Today) e McClatchy, incluindo Detroit Free Press, Columbus Dispatch, Oklahoma City Oklahoman, Indianapolis Star, Miami Herald, Kansas City Star e Cincinnati Enquirer.
Recursos para jornalistas
A empresa programou tamvรฉm vรกrias conversas no Twitter Spaces, recurso de bate-papo com รกudio ao vivo.
โJornalistas locais sรฃo extremamente importantes para o Twitterโ, diz Niketa Patel, chefe de parcerias de notรญcias impressas e digitais do Twitter. A campanha รฉ uma forma de garantir que o Twitter dรช aos jornalistas locais um destaque nacional.”
Ela disse que o objetivo da iniciativa รฉ orientar os jornalistas sobre como aproveitar os espaรงos do Twitter e as listas do Twitter para expandir seu pรบblico. โEsses dois produtos em particular podem ajudar os jornalistas a terem รณtimas conversas no Twitter e conquistar seguidoresโ, diz.
No Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, Patel comandou uma conversa na rede social para falar sobre as oportunidades para o jornalismo no Twitter.
Thrilled to be hosting this event on @TwitterSpaces tomorrow w/ @kayvz, @mayagpatterson & friends! See deets below and use #SpacesForJournalists to ask questions in advance. ๐๐ฝ https://t.co/3EJViYsBIV
— Niketa Patel (@Niketa) March 3, 2021
Foram tambรฉm agendados eventos locais em vรกrios paรญses. No Brasil o encontro foi feito em parceria com a Abraji (Associaรงรฃo Brasileira de Jornalismo Investigativo) e com a organizaรงรฃo Repรณrteres sem Fronteiras.
No Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, prรณxima segunda-feira, a @RSF_pt e a @abraji promovem evento com jornalistas locais das 5 regiรตes do paรญs, com o apoio do @TwitterBrasil !
A aรงรฃo faz parte da campanha #SigaJornalistasLocais e serรก transmitido via o Espaรงos pic.twitter.com/t1lKS0LGEQ
— RSF em portuguรชs (@RSF_pt) April 30, 2021
As hashtags #FollowLocalJournalists, #WorldPressFreedomDay, #PressFreedom e # WPFD2021 estรฃo disponรญveis em 20 idiomas.
Leia tambรฉm
https://mediatalks.com.br/2021/04/14/twitter-a-rede-mais-valiosa-para-os-jornalistas/