Apontado em pesquisa da plataforma Muck Rack como rede social preferida dos jornalistas para trabalhar e para se informar, o Twitter aproveita do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa para ganhar mais alguns pontos entre os profissionais de mídia. A rede social lançou na segunda-feira (3/5) uma grande campanha global para promover o jornalismo no Twitter, incentivando as pessoas a seguirem os jornalistas locais e apoiarem seu trabalho.
O jornalismo regional tem sido o mais atingido pela crise da indústria de mídia, sobretudo nos Estados Unidos, onde foi cunhada a expressão “deserto de notícias” para denominar a extensão de cidades que perderam seus veículos locais.
Embora o Twitter seja globalmente a plataforma preferida pela mídia e alguns jornalistas tenham milhares de seguidores na rede, profissionais locais não têm a mesma popularidade.
Leia também: 10 jornalistas internacionais que merecem ser seguidos nas redes sociais
No comunicado em que anuncia a campanha, o Twitter salientou que os jornalistas continuam a reportar nas linhas de frente dos conflitos, enfrentando interesses hostis e, especialmente durante o ano passado, arriscando sua saúde pessoal para cobrir uma pandemia global. E que por isso precisam ser apoiados.
#FollowLocalJournalists no Twitter
A rede social organizou um dia de ação global no Twitter, em 3 de maio, centrado na hashtag #FollowLocalJournalists.
Estamos encorajando a todos – repórteres nacionais proeminentes, organizações de defesa do jornalismo e consumidores de notícias apaixonados todos os dias – a compartilhar exemplos impactantes do jornalismo local e elevar os repórteres que contribuíram para isso. O objetivo é destacar o trabalho desses repórteres e aumentar sua audiência.
Nos Estados Unidos, a campanha teve 28 anúncios coloridos de página inteira em jornais locais dos grupos de mídia Gannett (USA Today) e McClatchy, incluindo Detroit Free Press, Columbus Dispatch, Oklahoma City Oklahoman, Indianapolis Star, Miami Herald, Kansas City Star e Cincinnati Enquirer.
Recursos para jornalistas
A empresa programou tamvém várias conversas no Twitter Spaces, recurso de bate-papo com áudio ao vivo.
“Jornalistas locais são extremamente importantes para o Twitter”, diz Niketa Patel, chefe de parcerias de notícias impressas e digitais do Twitter. A campanha é uma forma de garantir que o Twitter dê aos jornalistas locais um destaque nacional.”
Ela disse que o objetivo da iniciativa é orientar os jornalistas sobre como aproveitar os espaços do Twitter e as listas do Twitter para expandir seu público. “Esses dois produtos em particular podem ajudar os jornalistas a terem ótimas conversas no Twitter e conquistar seguidores”, diz.
No Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, Patel comandou uma conversa na rede social para falar sobre as oportunidades para o jornalismo no Twitter.
Thrilled to be hosting this event on @TwitterSpaces tomorrow w/ @kayvz, @mayagpatterson & friends! See deets below and use #SpacesForJournalists to ask questions in advance. 👇🏽 https://t.co/3EJViYsBIV
— Niketa Patel (@Niketa) March 3, 2021
Foram também agendados eventos locais em vários países. No Brasil o encontro foi feito em parceria com a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e com a organização Repórteres sem Fronteiras.
No Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, próxima segunda-feira, a @RSF_pt e a @abraji promovem evento com jornalistas locais das 5 regiões do país, com o apoio do @TwitterBrasil !
A ação faz parte da campanha #SigaJornalistasLocais e será transmitido via o Espaços pic.twitter.com/t1lKS0LGEQ
— RSF em português (@RSF_pt) April 30, 2021
As hashtags #FollowLocalJournalists, #WorldPressFreedomDay, #PressFreedom e # WPFD2021 estão disponíveis em 20 idiomas.
Leia também
https://mediatalks.com.br/2021/04/14/twitter-a-rede-mais-valiosa-para-os-jornalistas/