Confundir personagens homônimos não é novidade para a imprensa. Nem matar pessoas bem vivas, que têm que correr para desmentir notícias de seu próprio falecimento. Mas o que aconteceu na noite de quinta-feira (27/5)  com a notícia da morte de William Shakespeare não tem precedentes. 

A apresentadora argentina Noelia Novillo, do Canal 26, confundiu o Bardo com William “Bill” Shakespeare, um homem de 81 anos que havia sido o segundo do mundo a tomar a vacina, há cinco meses, e que morreu esta semana por causas não relacionadas à Covid-19.  Ela chegou ao requinte de se dizer grande admiradora do poeta inglês, lamentando sua morte. Com um certo atraso, já que ele se foi em 1616. 

“Temos notícias que nos deixaram boquiabertos, dada a grandeza desse homem. Estamos falando sobre William Shakespeare e sua morte. Avisaremos como e por que isso aconteceu.”

Emquanto apareciam cenas do homem tomando a vacina, ela seguia:

“Como todos sabemos, ele é um dos escritores mais importantes da língua inglesa – para mim, o mestre. Aqui está ele. Ele foi o primeiro homem a receber a vacina contra o coronavírus. Ele morreu na Inglaterra aos 81 anos.”

Leia também: Redação da Associated Press protesta contra demissão de repórter judia que defendeu palestinos

https://twitter.com/aschapire/status/1398269689952935936?s=20

O usuário do Twitter Alejo Schapire, um dos que postou a pérola, aproveitou para nos lembrar que apesar de tantas coisas ruins que circulam pelas redes, há momentos inesquecíveis que compensam outros sem a mesma graça. 

Receba a newsletter MediaTalks gratuitamente em seu email, com notícias e tendências internacionais em jornalismo, plataformas digitais, comunicação e marketing. Inscreva-se aqui

O tamanho da vergonha é gigante: no sábado de manhã, o vídeo já tinha quase 1 milhão de visualizações em um dos perfis que o exibe – sem contar outros que também repostaram, incluindo os principais veículos de comunicação do mundo. 

Leia também: Conhece a Sambyk? É a nova teoria da conspiração que atrai os seguidores do QAnon 

Novillo tem mais de 13 mil seguidores no Twitter, onde se apresenta de forma descontraída. Sua conta foi tomada por comentários, contra e a favor. Muitos criticando a falha, outros elogiando a beleza e competência da apresentadora. 

Leia também: Fake news or not Fake news? Facebook passa a permitir posts que dizem que vírus da Covid saiu de laboratório chinês 

Na noite seguinte Noviello resolveu se pronunciar sobre o ocorrido ao abrir o telejornal da noite, em um vídeo postado em seu Twitter.  Ela disse que foi “mal compreendida”, e que talvez tenha faltado um ponto ou uma vírgula. 

https://twitter.com/noelianovillook/status/1398440989426061316?s=20

Seus fãs elogiaram, mas muitos reclamaram por não ter assumindo o erro. Uma história que nem Shakespeare poderia imaginar. 

Leia também

WhatsApp do Brasil lidera desinformação sobre a Covid entre as plataformas digitais, aponta estudo

Fotografia| O olhar dos selecionados pela Magnun para documentar a justiça social em oito países

 

O olhar de 18 fotógrafos latino-americanos sobre a Covid-19 na região