Estudo financiado pelo Google News Iniciative na América Latina revelou que o leitor que consome conteúdo sobre vários tópicos tem mais probabilidade de comprar assinaturas do que o interessado em um tópico específico. A conclusão se deu após a observação destes dois grupos de leitores: visitando um site o mesmo número de vezes por mês e exposto ao mesmo tempo de leitura, o leitor ineressado numa maior variedade de tópicos terá mais possibilidade de fidelização.
Isto acontece, segundo o estudo, porque o envolvimento com vários tópicos aprofunda a percepção de valor do produto. Por isso, recomenda-se que, mais do que buscar uma frequência de visitas da audiência, seja mais eficiente para as publicações que elas aumentem o interesse para vários tópicos de conteúdo.
Com esse objetivo, as recomendações de leitura devem expor o público a uma ampla gama de tópicos e de autores, o que tende a gerar engajamento e aumentar sua disposição para assinar. A pesquisa foi realizada pelo Laboratório de Assinaturas da Google News Iniciative em parceria com a WAN-IFRA e a Mather Economia.
As conclusões do estudo serão apresentadas em seminário no dia 23 de junho, e as inscrições são gratuitas e estão abertas.
Quem lê tanta notícia?
Uma das descobertas da pesquisa foi que, em média, cerca de 65% do conteúdo digital produzido não tem impacto na conversão de assinantes. Nos 30 dias anteriores à compra das assinaturas, os leitores interagiram apenas com cerca de 35% do conteúdo publicado.
Embora exista sempre uma cobertura que os veículos devam produzir para cumprir a missão a que se propõem, o estudo enfatiza que entender quais conteúdos são mais importantes no caminho para a conversão de assinantes ajuda editores em todo o mundo a entender melhor como refinar a estratégia editorial para atender às metas de subscrição.
“Freemium” torna assinatura mais provável, mas até um limite
Acessar uma amostra do conteúdo pago, método conhecido como “freemium”, aumenta a propensão do leitor a assinar, ressalta o Google. Mas essa propensão diminui após um certo número de tentativas de vendas.
Segundo o estudo, a probabilidade de conversão aumenta continuamente até cerca de 10 tentativas, se estabiliza até umas 15 tentativas e daí passa a diminuir.
A recomendação seria adotar táticas alternativas para estes leitores não sensibilizados, como descontos especiais de assinatura, chamadas personalizadas para a ação, propostas de valor de oferta de assinatura adicional, entre outros.
Leia também
Reino Unido vai investigar se concentração Google/Apple em smartphones prejudica consumidores