O céu é o limite para fotógrafos amadores e profissionais que atravessam noites acordados em lugares remotos para capturar imagens de nebulosas, galáxias, planetas e satélites. Uma tradição que começou em 1840, quando foi feita a primeira foto de um corpo celeste, a Lua.
Todos os anos o Observatório Real de Greenwich, em Londres, seleciona os melhores trabalhos de astrofotografia, uma ramo da fotografia que combina a poesia do céu com técnicas e equipamentos sofisticados para produzir cenas de incrível beleza.
Este ano foram mais de 4,5 mil inscritos de 75 países. O resultado do concurso Fotógrafo do Ano só será conhecido em setembro. Mas o Observatório anunciou os finalistas. Vale conferir imagens inspiradoras que nem sempre nossos olhos conseguem enxergar.
Rompimento de um novo dia
Por Nicholas Roemmelt
Imagem produzida em Telfs, na Áustria.
“O início do amanhecer geralmente marca o fim das filmagens para o fotógrafo de paisagens astronômicas, pois a Via Láctea e suas cores maravilhosas estão desaparecendo rapidamente. Mas este curto período entre a noite e o início do novo dia sempre foi um momento muito especial para mim. É provavelmente a hora mais calma do dia e de alguma forma ‘acalma minha alma’. “
Monte Damavand
por Masoud Ghadiri
O Monte Damavand tem aproximadamente 5.670 metros de altura e está localizado a 66 quilômetros (41 milhas) a nordeste de Teerã.
“Damavand é uma das maravilhas naturais mais belas e marcantes do Irã. Esta foto foi produzida na montanha ao norte da vila de Nandal, ao lado de um pequeno lago. Ele aparece pelo derretimento da neve que está por perto e fica seco no verão. A superfície da água é clara como um espelho, até ser afetada pelo vento. Para fazer esta foto, caminhei cerca de 7 horas e subi mais de 1 mil metros. O sol já começava a se esconder quando cheguei. Estava muito frio e ventava. Fiquei ali por algumas horas…A Via Láctea está brilhando à esquerda do céu, e você pode ver a poluição luminosa de Teerã à direita”.
Islândia Vortex
Por Larryn Rae
Um panorama de 250º da Aurora Boreal, na Islândia, tirado em uma noite gelada de inverno.
“Esta é uma das imagens de aurora mais incríveis que já capturei, pois é totalmente única. Para mim, resume toda a minha viagem na Islândia no inverno – inspiradora e maravilhosa. Fiquei feliz por ter este momento só para mim“.
Halo Lunar
Por Göran Strand
Imagem panorâmica produzida em Östersund, Suécia.
“Este é um halo lunar brilhante de 22 °. Quando tirei esta foto, a temperatura era de -16 ° C e o ar estava cheio de pequenos cristais de gelo que tornaram esse halo possível. Este halo regular de 22 ° é mais comum de se ver ao redor o Sol. Para que um halo lunar seja visível, o luar precisa ser bastante forte, por isso é mais comum em dias de lua cheia”.
Harmonia
Por Stefan Liebermann
Panorama da Via Láctea sobre os campos de lavanda em Valensole, França.
“Os tons de cores e as linhas são realmente incríveis. Infelizmente, a poluição é claramente visível em toda a área.”
Gostou do MediaTalks? Inscreva-se gratuitamente aqui para receber notícias e tendências internacionais em jornalismo, fotografia, plataformas digitais, informação e desinformação, capturadas pela nossa redação em Londres.
Buck Moon e a Agulha
Por Mara Leite
Uma lua cheia nascendo em Seattle, em Washington, Estados Unidos.
“A foto foi tirada no feriado de 4 de julho, em Seattle às 21h30. Devido à Covid-19, não houve a tradicional queima de fotos de artifício, mas a lua cheia fez um lindo show”.
Via Láctea subindo sobre Durdle Door
Por Anthony Sullivan
Durdle Door, foto feita em Dorset, na Inglaterra. A área faz parte do Patrimônio Mundial da Costa do Jurássico.
“Durdle Door é um local perfeito para a astrofotografia. A paisagem é incrivelmente interessante e se alinha com o núcleo da Via Láctea durante alguns meses do ano”.
California Dreamin ‘NGC 1499
Por Terry Hancock
“A imagem da nebulosa da Califórnia, também conhecida como NGC 1499., foi capturada usando filtros de banda larga e de banda estreita com uma câmera CMOS monocromática QHY600 de 60 megapixels montada em um telescópio refrator.”
O campo magnético de nosso sol ativo
por Andrew McCarthy
“Esta imagem mostra como o campo magnético puxa porções da cromosfera após uma grande erupção solar, com as linhas do campo magnético em exibição cristalina.”
Alien Throne
por Marcin Zajac
Imagem feita no Novo México, Estados Unidos.
“Uma torre de rocha sobrenatural (também conhecida como hoodoo) surge das terras áridas formando um primeiro plano perfeito para a Via Láctea que se ergue acima dela. A paisagem faz parte das terras Ah-Shi-Sle-Pah, na Bacia de San Juan, no noroeste do Novo México. É uma das áreas mais remotas dos Estados Unidos, que tive a oportunidade de visitar. “
Alien Throne – @Mascin-Zajac
Leia também
Jill Biden estrela tradicional capa da Vogue americana com primeiras-damas negada a Melania Trump
Mudança climática e saúde humana: como a crise ambiental castiga o planeta e as pessoas