Depois das entrevistas em que expôs ao mundo o lado oculto de seu relacionamento com a família, o príncipe Harry anunciou nesta segunda-feira (19/7) um acordo com a editora americana Penguin Random House para a publicação de um livro de memórias.

A notícia deve ter assustado o Palácio de Buckingham, pois em suas entrevistas como a que deu junto com a mulher, Meghan Markle, para a apresentadora americana Oprah Winfrey, ele falou abertamente de racismo contra Meghan e da falta de apoio para tratar de problemas emocionais.

Leia também: Meghan perde batalha na guerra contra tabloide que publicou trechos de sua carta ao pai

“Minha esperança é que, ao contar minha história — os altos e baixos, os erros, as lições aprendidas — eu possa ajudar a mostrar que não importa de onde viemos, nós temos mais em comum do que pensamos”, afirmou o duque de Sussex.

Segundo a editora, a biografia de Harry é “em um livro de memórias íntimo e sincero”.

Harry perdeu títulos militares ao deixar o Reino Unido

O livro cobrirá a vida de Harry desde a infância até os dias atuais, incluindo sua dedicação ao serviço militar, que por duas vezes o levou para a linha de frente do Afeganistão.

A carreira nas Forças Armadas é centro de uma das maiores mágoas do príncipe com a família, pois ao decidir se mudar com Meghan e o filho Archie para os Estados Unidos, Harry foi obrigado a abrir mão dos títulos militares.

Ele também vai falar da “alegria que ele encontrou em ser marido e pai”. 

Leia também: Bateu, levou: Rainha Elizabeth vai reagir a ataques de Harry e Meghan na mídia

A notícia do livro é um sinal de que os laços rompidos com a família dificilmente serão reatados. A realeza britânica tem como marca registrada o tratamento discreto de seus assuntos familiares, mesmo em situações de crise.

O lema é “don’t complain, don’t explain” (não reclame, não explique). Entretanto, a tendência é que Harry explique muita coisa e reclame de várias. 

Harry e Meghan durante entrevista a Oprah. (Divulgação/Oprah Winfrey)
Biografia deve ser publicada no final de 2022

As esperanças de reaproximação em encontros recentes (no funeral do príncipe Philip e na inauguração da estátua em homenagem aos 60 anos da princesa Diana, no mês passado) não se confirmaram. As imagens mostraram Harry e o irmão William lado a lado de forma protocolar, sem nenhum sinal de que pudessem vir a retomar o relacionamento próximo que sempre tiveram desde a morte da mãe até o casamento do príncipe mais jovem com Meghan, em 2018.  

O livro será publicado no final de 2022 em formato impresso e digital. Uma edição de audiolivro será lançada simultaneamente pela Penguin Random House Audio. 

Os termos financeiros do acordo mundial não foram divulgados. A editora anunciou que Harry doará os lucros para instituições de caridade.

Leia também

Reino Unido em “guerra cultural” às vésperas de desobrigar uso de máscaras para população