A brasileira Flavia Vigio foi anunciada ontem como vice-presidente executiva de comunicação da rede americana Univision, integrando a equipe de líderes que vai conduzir o processo de fusão com a mexicana Televisa.

Radicada há seis anos em Miami, Vigio será a responsável por toda a comunicação interna e externa da Univision. Ela deixou a WarnerMedia, onde foi vice-presidente de marketing e relações públicas para a América Latina. Antes, havia sido vice-presidente de comunicações para o McDonald’s América Latina (Arcos Dorados). 

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Na reestruturação, a área de marketing ficou a cargo de Jessica Rodríguez, nomeada chief brand and impact officer para a Univision e para a empresa resultante da fusão Televisa-Univision. Com mais de 20 anos de carreira na companhia, Jéssica atuou nos últimos três anos como diretora executiva de marketing e presidente de entretenimento.

Líder de conteúdo em espanhol nos Estados Unidos (EUA), a Univision é o grupo de mídia que mais cresceu no país desde 2020.  

Fusão dá largada a projeto de plataforma de streaming em espanhol

A transação entre a Univision e a Televisa, anunciada em 13 de abril, deverá ser finalizada ainda no segundo semestre de 2021, dependendo de aprovações regulatórias nos EUA e no México.

A fusão das duas empresas de televisão de língua espanhola mais poderosas da América dará origem a uma nova plataforma de vídeo on demand com meta de atingir quase 600 milhões de falantes de espanhol no mundo, com potencial de competir com players consolidados como Netflix e Disney+.

Segundo as empresas declararam no anúncio da fusão, o foco é aproveitar “a oportunidade de streaming global relativamente incipiente em espanhol”.

Bela, a Feia, foi um dos sucessos da Televisa exibidos no Brasil. (Reprodução)

A nova companhia deterá um conjunto de ativos que inclui a maior biblioteca de conteúdo de formato longo do mundo, incluindo célebres novelas mexicanas.

Farão parte da estrutura ainda e um amplo portfólio de propriedade intelectual e de direitos de transmissão de eventos esportivos. O conglomerado de conteúdo terá também a maior infraestrutura mundial de produção em língua espanhola.

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Televisa aporta estrutura que lhe deu liderança no México

Os ativos de conteúdo da Televisa receberão contribuições de aproximadamente US$ 4,8 bilhões. De acordo com os termos do acordo, a Univision vai pagar US$ 3 bilhões em dinheiro, US$ 750 milhões em ações ordinárias da Univision e US$ 750 milhões em ações preferenciais Série B, com um dividendo anual de 5,5%, segundo comunicado.

A transação foi parcialmente financiada por um investimento de US$ 1 bilhão liderado pelo SoftBank Latin America Fund, com participação da ForgeLight, Google e The Raine Group, além de US$ 2,1 bilhões através do banco J.P. Morgan.

A Televisa leva à nova empresa seus quatro canais abertos, 27 canais e estações de redes de TV paga, seu estúdio de cinema Videocine e serviço de assinatura de vídeo sob demanda (SVOD) da Blim TV; e a marca registrada da Televisa.

Univision mantém mais de 60 canais de TV, além de rádios nos EUA
Carrossel, novela da Televisa exibida no Brasil pelo SBT. (Divulgação)

Já o portfólio da Univision inclui as redes de TV aberta Univision e UniMás e 10 redes de TV a cabo, incluindo a Galavisión e o TUDN, principal canal de esportes em espanhol do país.

A empresa opera ainda 61 estações de televisão nos principais mercados hispânicos dos EUA. Por meio da Uforia, a Casa da Música Latina, possuiu ou opera 58 estações de rádio e apresenta eventos ao vivo.

No meio digital, a empresa mantém o Univision.com, o serviço gratuito de streaming de vídeo sob demanda com publicidade PrendeTV, o Univision Now (maior rede de influenciadores hispânicos) e vários aplicativos.

Além de Flávia Vigio e Jéssica Rodriguez, foram anunciados também os nomes de Carlos Ferreiro (diretor financeiro); Pilar Ramos (conselheira geral); José Tomás (diretor administrativo) e Juan Carlos Rodríguez (presidente de sports enterprises).

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