Fundada por dois empresários judeus e sediada no estado americano de Vermont, a marca de sorvetes Ben & Jerry’s estava muda nas redes sociais havia dois meses, após o recente surto de violência em Israel e Gaza. Eis que voltou em grande estilo, anunciando no Twitter nesta segunda-feira (19/7) a decisão de parar de vender seus produtos nos “territórios palestinos ocupados”, causando uma grande confusão, com críticas e ameaças de boicote. 

O movimento da empresa destoa do padrão adotado pela maioria das marcas globais, que preferem a neutralidade em temas políticos para não perder clientes. Mas, para a Ben & Jerry’s, o engajamento não foi novidade. Ela sempre fez o oposto, usando regularmente suas mídias para se posicionar em relação a questões sociais. 

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Defensores da causa palestina disseram que a empresa deveria ter ido mais longe, saindo inteiramente de Israel, apesar de o comunicado afirmar que o atual contrato com um fabricante local não será renovado. 

Atitude da marca gera reação no alto escalão político israelense

Mas o outro lado da disputa foi mais assertivo na reação, com manifestações vindas dos altos escalões políticos israelenses, de consumidores e de varejistas que discordam da posição. O ex-premiê Benjamin Netanyahu foi um dos primeiros a reagir, propondo um boicote dos israelenses à marca. 

O ministro das Relações Exteriores Yair Lapid, arquiteto da atual coalizão que governa o país, classificou a decisão de “rendição vergonhosa ao antissemitismo, ao BDS [campanha mundial por boicote econômico a Israel] e a tudo o que há de errado com [a militrância] anti-Israel e o discurso antijudaico.” 

Ele pediu aos estados americanos que tomem medidas contra a Ben and Jerry’s com base nas leis estaduais que proíbem contratos governamentais com entidades que boicotam Israel.

Segundo o jornal The Times of Israel, supermercados Kosher nos Estados Unidos estariam revendo seus estoques e cancelando contratos com a marca. 

Na terça-feira, o primeiro-ministro israelense Naftali Bennett disse ter informado ao executivo principal da Unilever, dona da Ben & Jerry’s, que Israel vai “agir agressivamente” contra a empresa. 

Avi Zinger, CEO e licenciado da Ben & Jerry’s em Israel, disse à emissora pública Kan que vinha sendo pressionado a cessar a distribuição nos territórios ocupados por Israel, mas se recusou porque isso violaria a lei israelense.

Ele chamou a decisão da Ben & Jerry de não estender sua licença de “a maior conquista” do movimento BDS, que defende boicotes, desinvestimentos e sanções de instituições e empresas israelenses,  no que diz ser “uma campanha não violenta contra os abusos israelenses contra os palestinos”.

O movimento comemorou a decisão mas quer mais, pedindo que a Ben & Jerry’s encerre suas operações. 

Uma empresa engajada 

A Ben & Jerry’s foi adquirida em 2000 pelo conglomerado britânico Unilever, que teve que se explicar globalmente. Em uma nota oficial emitida pela matriz, disse reconhecer que “o conflito israelense-palestino é uma situação muito complexa e sensível”, e que, como uma empresa global, suas marcas estão disponíveis em mais de 190 países, “com produtos essenciais que contribuem para saúde, bem-estar e diversão”. 

O comunicado afirma que a marca continua comprometida com a presença em Israel, e que, como parte do acordo de aquisição da Ben & Jerry’s, a Unilever reconhece o direito da marca e de seu Conselho independente de tomar decisões sobre sua missão social”. 

Os termos do acordo fazem jus à história da marca. Seus fundadores, Ben Cohen e Jerry Greenfield, amigos de infância, começaram a produzir sorvete em 1978, e sempre mantiveram uma postura ativa em temas como mudanças climáticas, racismo sistêmico, direitos LGBTQ, direitos de voto e a crise dos refugiados. 

Ben Cohen e Jerry Greenfield, fundadores da marca de sorvetes Ben & Jerry’s. (Divulgação)

A história da dupla deu origem a um livro publicado em 1994, Ben & Jerry’s: The Inside Scoop. A ideia foi mostrar como “como dois caras reais construíram um negócio com consciência social e senso de humor”

Diferentemente da maioria das empresas de produtos de consumo, ela mantém em suas redes sociais um perfil de ativismo, tuitando mais a respeito de situações distantes de seus negócios do que sobre os produtos. 

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Marca tem perfil de Twitter ativo em questões políticas

Mas até os produtos entram na conversa. Na era Trump, a empresa lançou o sabor Pecan Resist, que fez referência às divisões na sociedade que se aprofundaram durante o governo do republicano.  E não escondeu a intenção, afirmando que o lançamento era um apoio aos que lutavam contra a “agenda regressiva do Presidente Trump”. 

A invasão do Capitólio, em janeiro, também mereceu atenção. Em um post, a Ben & Jerry’s afirma que o que ocorrera no dia anterior não era um protesto, e sim “uma rebelião para apoiar a supremacia branca”. 

O racismo sempre esteve na pauta, bem como a violência policial. Neste post, a marca questiona os reais efeitos de uma decisão judicial de 1967, garantindo direitos iguais para estudantes negros. 

As mudanças climáticas não foram esquecidas pela Ben & Jerry’s, que elogiou o compromisso de redução de poluição anunciado pelo presidente Joe Biden. Mas pediu mais. 

A empresa se posiciona até sobre temas sensíveis para uma boa parte da sociedade conservadora americana, como a legalização da maconha. 

Ben & Jerry’s não irá renovar contrato com licenciado em Israel

Com essa trajetória, o silêncio da Ben & Jerry’s nas redes sociais justamente no momento em que os conflitos tomaram conta de Israel e de Gaza, há dois meses, causaram estranheza, a ponto de matérias em sites de notícias especializados tentarem adivinhar o que estava por trás da calmaria.

A empresa não explicou o motivo de ter esperado tanto para tomar posição. Uma das hipóteses é a de que poderia estar avaliando a situação jurídica ou mesmo validando com a Unilever o movimento feito há dois dias. 

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Agora, o motivo mais provável é o questionamento levantado por ativistas durante os conflitos, e uma possível pressão do movimento BDS. O comunicado emitido no dia 19/7 anunciando a decisão de parar de vender produtos nos territórios ocupados também confirma que mudanças estão a caminho em relação à fábrica. A empresa informou que o contrato anual com o empresário licenciado não será renovado, e um novo esquema será anunciado. 

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