MediaTalks em UOL

Brasileira Flavia Vigio é nova vice-presidente executiva de comunicação da rede americana Univision

Brasileira Flavia Vígio é nova vice-presidente executiva de comunicação da rede americana Univision. (Divulgação)

A brasileira Flavia Vigio foi anunciada ontem como vice-presidente executiva de comunicação da rede americana Univision, integrando a equipe de líderes que vai conduzir o processo de fusão com a mexicana Televisa.

Radicada há seis anos em Miami, Vigio será a responsável por toda a comunicação interna e externa da Univision. Ela deixou a WarnerMedia, onde foi vice-presidente de marketing e relações públicas para a América Latina. Antes, havia sido vice-presidente de comunicações para o McDonald’s América Latina (Arcos Dorados). 

Leia também: Ben & Jerry’s irrita israelenses ao parar de vender sorvetes em territórios palestinos ocupados

Na reestruturação, a área de marketing ficou a cargo de Jessica Rodríguez, nomeada chief brand and impact officer para a Univision e para a empresa resultante da fusão Televisa-Univision. Com mais de 20 anos de carreira na companhia, Jéssica atuou nos últimos três anos como diretora executiva de marketing e presidente de entretenimento.

Líder de conteúdo em espanhol nos Estados Unidos (EUA), a Univision é o grupo de mídia que mais cresceu no país desde 2020.  

Fusão dá largada a projeto de plataforma de streaming em espanhol

A transação entre a Univision e a Televisa, anunciada em 13 de abril, deverá ser finalizada ainda no segundo semestre de 2021, dependendo de aprovações regulatórias nos EUA e no México.

A fusão das duas empresas de televisão de língua espanhola mais poderosas da América dará origem a uma nova plataforma de vídeo on demand com meta de atingir quase 600 milhões de falantes de espanhol no mundo, com potencial de competir com players consolidados como Netflix e Disney+.

Segundo as empresas declararam no anúncio da fusão, o foco é aproveitar “a oportunidade de streaming global relativamente incipiente em espanhol”.

Bela, a Feia, foi um dos sucessos da Televisa exibidos no Brasil. (Reprodução)

A nova companhia deterá um conjunto de ativos que inclui a maior biblioteca de conteúdo de formato longo do mundo, incluindo célebres novelas mexicanas.

Farão parte da estrutura ainda e um amplo portfólio de propriedade intelectual e de direitos de transmissão de eventos esportivos. O conglomerado de conteúdo terá também a maior infraestrutura mundial de produção em língua espanhola.

Leia também: Representação de mulheres na mídia levará 67 anos para ser equilibrada, diz relatório

Televisa aporta estrutura que lhe deu liderança no México

Os ativos de conteúdo da Televisa receberão contribuições de aproximadamente US$ 4,8 bilhões. De acordo com os termos do acordo, a Univision vai pagar US$ 3 bilhões em dinheiro, US$ 750 milhões em ações ordinárias da Univision e US$ 750 milhões em ações preferenciais Série B, com um dividendo anual de 5,5%, segundo comunicado.

A transação foi parcialmente financiada por um investimento de US$ 1 bilhão liderado pelo SoftBank Latin America Fund, com participação da ForgeLight, Google e The Raine Group, além de US$ 2,1 bilhões através do banco J.P. Morgan.

A Televisa leva à nova empresa seus quatro canais abertos, 27 canais e estações de redes de TV paga, seu estúdio de cinema Videocine e serviço de assinatura de vídeo sob demanda (SVOD) da Blim TV; e a marca registrada da Televisa.

Univision mantém mais de 60 canais de TV, além de rádios nos EUA
Carrossel, novela da Televisa exibida no Brasil pelo SBT. (Divulgação)

Já o portfólio da Univision inclui as redes de TV aberta Univision e UniMás e 10 redes de TV a cabo, incluindo a Galavisión e o TUDN, principal canal de esportes em espanhol do país.

A empresa opera ainda 61 estações de televisão nos principais mercados hispânicos dos EUA. Por meio da Uforia, a Casa da Música Latina, possuiu ou opera 58 estações de rádio e apresenta eventos ao vivo.

No meio digital, a empresa mantém o Univision.com, o serviço gratuito de streaming de vídeo sob demanda com publicidade PrendeTV, o Univision Now (maior rede de influenciadores hispânicos) e vários aplicativos.

Além de Flávia Vigio e Jéssica Rodriguez, foram anunciados também os nomes de Carlos Ferreiro (diretor financeiro); Pilar Ramos (conselheira geral); José Tomás (diretor administrativo) e Juan Carlos Rodríguez (presidente de sports enterprises).

Leia também

No México, 80% da imprensa pretende cobrar por acesso a conteúdo em até três anos

Sair da versão mobile