Como retratar a humanidade em algumas poucas fotografias? Não deixando nenhuma história de lado, seja grande ou pequena. Essa missão hercúlea é a proposta do World Report Award – Documentando a Humanidade, que chega à sua 11ª edição este ano.

O concurso é organizado pelo Festival de Fotografia Ética de Lodi, criado na Itália de forma voluntária com o objetivo de aproximar o  público de conteúdos eticamente significativos, utilizando imagens como meio de comunicação e analisando as nuances da delicada relação entre ética, comunicação e fotografia. 

Como uma forma de compromisso social por meio da fotografia, a premiação dá atenção a trabalhos com foco em pessoas e suas histórias sociais ou culturais, público ou privadas, menores ou cruciais, grandes tragédias humanas ou histórias da vida diária, mudanças e imutabilidade. Ou seja, praticamente tudo que abarca a grande existência da sociedade e seus dramas.

Leia também: Diversidade de gênero na mídia: muitas iniciativas, mas poucos avanços

Em 2021 foram inscritas cerca de 13 mil imagens, de 756 fotógrafos de 60 países. Os 85 escolhidos irão disputar os prêmios Master, Single Shot, Em Destaque, Breve História, Estudante e Gerações Futuras. Os ganhadores de cada categoria serão anunciados no dia 30 de agosto.

Conheça alguns dos trabalhos finalistas. 


Prêmio Master – Série The Ameriguns
(Gabriele Galimberti / WorldReport Award/Festival de Fotografia Ética)

Por Gabriele Galimberti – Itália 

“Todos os dias, quase novecentas mil pessoas esperam Torrell Jasper fazer sua aparição no Instagram e mostrar uma de suas armas. Para encontrá-lo, basta digitar “Black Rambo”, apelido do qual ele se orgulha muito.

De acordo com o “American Gun Violence Archive”, 12.262 mortes, 24.959 feridos e 49.017 incidentes foram causados ​​nos Estados Unidos (EUA) por armas de fogo somente em 2017. De todas as armas de fogo pertencentes a particulares, para fins não militares no mundo, metade está no país.

A história da Segunda Emenda, ratificada em 1791 para assegurar aos habitantes de territórios recém-independentes que seu Governo Federal não poderia, um dia,  abusar de sua autoridade sobre eles, ainda está arraigada na vida americana, 250 anos depois.

Meu projeto tentou enquadrar o status atual da Segunda Emenda. Viajei pelos EUA e criei uma séria de retratos de famílias e indivíduos de todas as idades, raças e pontos de vistas políticos, junto com as armas de fogo que possuem.”


Prêmio Master – Série Doutor Peyo e Sr. Hassen
(Jéreéy Lempin/World Report Award/Festival de Fotografia Ética)

Por Jérémy Lempin – França

“Peyo não é como os outros cavalos que procuram o contato humano e gostam de ser animais de estimação. Ele tem um caráter forte e até difícil. No entanto, após fazer shows, esse garanhão às vezes escolhe pessoas do público, se aproxima e gasta tempo com eles e se comporta como um cavalo diferente: é gentil e protetor.

Hassen Bouchakour descobriu que Peyo sempre escolhe pessoas que são emocionalmente, fisicamente ou psicologicamente vulneráveis. Depois de quatro anos de pesquisa e testando mais de 500 cavalos nos últimos anos (incluindo potros de Peyo), médicos e veterinários determinaram que a atividade cerebral de Peyo é única.

Hoje, especialistas e cientistas estão estudando a capacidade de Peyo de detectar instintivamente cânceres e tumores em humanos, bem como explorando por que ele opta por acompanhar certos pacientes até seu último suspiro. Doutor Peyo, como é chamado carinhosamente no departamento de cuidados paliativos do hospital de Calais, ajuda pacientes de cuidados paliativos a reduzir o  consumo de drogas pesadas.”


Prêmio Em Destaque – Série Algum Lugar Além das Pálpebras de Olhos Amedrontados
(Alex Fitch / World Report Award/Festival de Fotografia Ética)

Por Alex Fitch – EUA

“Em 1926, a família do meu avô embarcou em um navio para os Estados Unidos do porto de Beirute, o mesmo porto que explodiu violentamente, devastando a cidade quase 100 anos depois. Quando cheguei em 2018, um período relativamente pacífico, disseram-me que o Líbano estava simplesmente “em um tempo entre guerras”. Hoje parece que isso era verdade.

Mahmoud Darwish escreveu lindamente sobre um homem vendo sua terra e questionando tais ideias. “Continuarei fazendo serenatas de felicidade / Em algum lugar além das pálpebras de olhos assustados / Pois desde o momento em que a tempestade começou a assolar meu país / Prometeu-me vinho e arco-íris.”

Eu me perguntei se o Líbano seria reconhecível pela família do meu avô. Eles estariam procurando pelas frutas também? Seus pontos de vista seriam semelhantes aos de hoje ou compartilham uma esperança obstinada? Minhas imagens não são uma representação completa do Líbano, e nem tenho certeza de como seria isso. Eles são, no entanto, um indício de uma paisagem emocional que se poderia comparar a uma tempestade iminente”.


Prêmio Em Destaque- Série As Cicatrizes
(Jedrzej Nowicki / World Report Award/Festival de Fotografia Ética)

Por Jedrzej Nowicki – Polônia

“Alexander posa para um retrato em frente à prisão na rua Okrestina em Minsk, Bielorrússia. Ele estava indo para o apartamento de seu amigo quando foi pego pelos militares bielorrussos na primeira noite dos protestos (10 de agosto de 2020). Passou quatro dias sob custódia. Foi espancado várias vezes. 

“The Scars (As Cicatrizes)” é um registro do que agora é conhecido como a maior agitação antigovernamental da história da Bielorrússia. Protestos começaram em agosto de 2020 e deixaram traços profundos na sociedade. O presidente Alexander Lukashenko, que está no cargo e seu aparato estatal há 26 anos, respondeu com extrema brutalidade à resistência bielorrussa.

As cicatrizes deixadas por esses eventos, que também são o assunto desta história, variam em tamanhos e formas. Existem cicatrizes físicas — hematomas, escoriações, fraturas. Mas também existem cicatrizes psicológicas — traumas. O que está acontecendo agora  também deixará cicatrizes profundas no tecido social – essa divisão em dois estados já está surgindo.”


Prêmio Breve História – Série Admirável Mundo Novo
(Didier Bizet / World Report Award/Festival de Fotografia Ética)

Por Didier Bizet – França

“Algumas bonecas reborn são equipadas com dispositivos que imitam os batimentos cardíacos, a respiração, a sucção ou até mesmo a mobilidade da cabeça. Recarregáveis ​​por USB, eles são cuidadosamente escondidos no forro da boneca. 

Em 40 anos, 60% dos animais selvagens foram extintos. O que restará de nós após os incêndios, tsunamis, tornados, pandemias? E embora as projeções climáticas nos levem a acreditar que o mundo será insuportável até o final do século, as crianças de hoje estarão mergulhadas neste caos apocalíptico digno de distopias como o Espelho Negro, O Conto da Serva ou Admirável mundo Novo, de Aldous Huxley. 

E se as bonecas reborn não fossem apenas bebês de plástico hiper-realistas, mas a profecia da sociedade no fim de sua linha?. Eles se preocupam por causa de sua semelhança impressionante com bebês reais ou eles se assustam com sua projeção sinistra do que a humanidade poderia se tornar neste ambiente futuro? A própria essência da vida parece ser o assunto do amanhã. Mas que tipo de vida e em que tipo de amanhã? Uma vida de plástico?”


Prêmio Breve História – Série TiàWùk
(Gabriele Cecconi / World Report Award/Festival de Fotografia Ética)

Por Gabriele Cecconi – Itália

“Uma mulher dirige um simulador de nave espacial no Centro Cultural Sheik Al Saleem. Este centro de entretenimento didático foi recentemente construído pelo governo para as famílias e está dividido em diferentes áreas temáticas. O Kuwait é o Estado com a maior taxa de alfabetização da área, bem como a capital cultural de todo o Golfo Pérsico.

“Meu trabalho é uma pesquisa visual sobre a relação entre psique e meio ambiente em um dos menores e mais ricos países do mundo. O Kuwait é um Estado desértico, habitado por cerca de 2,1 milhões de pessoas. Apesar de há 30 anos ter passado pela primeira guerra televisiva da história, ainda é o país menos representado na narração da região do Golfo.

A população, que só recentemente experimentou a riqueza econômica, sofre de distúrbios psicológicos onde os sintomas podem ser encontrados numa visão materialista e distópica do mundo que o cerca.

No Kuwait, o desconforto interno exacerbado por uma recepção errada do modelo capitalista coincide com a riqueza econômica dando forma ao conceito de “fantasia econômica” que revela a construção de uma visão distorcida da vida e da realidade esticada entre seus excessos e suas contradições.”


Prêmio Gerações Futuras – Tema: O mundo da infância e da adolescência –  Série Niewybuck
(Natalia Kepesz / World Report Award/Festival de Fotografia Ética)

Por Natalia Kepesz – Polônia 

“As organizações militares para crianças, como escolas militares, clubes de fim de semana e acampamentos de verão, são populares na Polônia e existem desde a década de 1920. Os acampamentos são promovidos como oportunidades de aventura e recreação, e como formação de caráter e incentivo ao trabalho em equipe. Os organizadores afirmam que participar de jogos com réplicas de armas evita que as crianças procurem armas reais.

Por outro lado, há críticas que sugerem que a popularidade dos campos decorre da ascensão do nacionalismo na Polônia, especialmente desde a chegada ao poder do Law and Justice (PiS), um partido populista de direita. O patriotismo e o nacionalismo desempenham um papel significativo na educação escolar.

Na foto, Piotr, Jurek e Tomek participam de um exercício simulando uma emergência de poluição do ar, em um acampamento militar de verão na Polônia.”


Prêmio Gerações Futuras – Tema: O mundo da infância e da adolescência –  Série DOM
(Stefano Mirabella / World Report Award/Festival de Fotografia)

Por Stefano Mirabella – Itália

“Os cachorros latindo ao longe, o canto esquisito das cegonhas nos seus enormes ninhos, o cheiro pungente dos campos, o ruído distante de algum velho trator ainda “de serviço”, e o apito reconfortante e inconfundível do vento que sopra através das árvores.

É um dia comum aqui em Cieszeta, um pequeno e remoto vilarejo no norte da Polônia. Aqui o tempo flui lentamente, com um ritmo ditado apenas pela natureza e pelo trabalho do homem, e há as crianças, que crescem com coisas simples e cotidianas e que dão alegria às suas fazendas, que de outra forma seriam calmas e sossegadas até a noite.

A última fazenda da aldeia, no final da estrada, é onde minha companheira nasceu e passou a infância e também onde voltamos uma vez por ano com nossa filha. Para todos nós é um lugar mágico, quase um sonho, onde você pode encontrar abrigo e fortalecer os laços familiares condenados à separação para o resto do tempo.

É como se o tempo parasse, e seria muito difícil perceber a menor mudança se eu não vivesse com eles (os aldeões, é claro), mesmo que por pouco tempo.”


Prêmio Estudante – Série Os Descendentes dos Lobos
(Jana Mai / World Report Award/Festival de Fotografia Ética)

Por Jana Mai – Alemanha

“No sul da República da Moldávia fica a pequena região autônoma de Gagauzia. Aqui vive uma nação amplamente desconhecida com antigas tradições: os Gagauz, uma minoria de turcos étnicos com fé cristã ortodoxa, os “descendentes dos lobos”.

O lobo tem um grande significado na vida dos Gagauz. Traços de veneração do lobo foram preservados por meio de uma lenda. Ele domina como um símbolo de independência. Por esta razão, a cabeça do lobo é retratada na primeira bandeira com a qual o Gagauz alcançou a autonomia.

Quando a União Soviética entrou em colapso, o governo moldavo em Chisinau estabeleceu o moldavo como a única língua oficial do país. O povo Gagauz temia a perda de seus direitos e de sua identidade cultural. Em 1994, eles conseguiram obter o status de autonomia em vez de soberania plena. Desde então, eles têm direitos relativamente extensos no papel, mas na realidade é um pouco diferente.

Os idosos orgulham-se de tentar preservar a sua identidade, as suas tradições e sobretudo a sua língua para continuar no caminho da desejada independência. Mas os diferentes valores das gerações colocam em risco o futuro da cultura Gagauz. O russo desempenha um papel importante no currículo das escolas, porque as crianças e os jovens tendem a falar menos na língua de seus ancestrais.

Na melhor das hipóteses, eles vestem roupas tradicionais apenas em festas folclóricas e o mito de origem, a que o povo Gagauz se refere, está sendo cada vez mais esquecido. De acordo com a lenda, uma loba descobriu um garotinho após um ataque hostil que milagrosamente sobreviveu na floresta e cuidou dele. Este menino se tornou o ancestral dos Gagauz.”


Prêmio Estudante – Série Meu Nome É Nico
(Maria Giulia Trombini / World Report Award/Festival de Fotografia Ética)

Por Maria Giulia Trombini – Itália

“Como pode a jornada de uma pessoa que está se tornando ela mesma, nos levar a reconsiderar a teia da cultura de um país que torna seu caminho de consciência incerto e doloroso?

Meu nome é Nico tem como objetivo contar intimamente a história de Nico, um menino em transição. Sua jornada acontece na Itália, um país que ocupa o 35º lugar entre 49 países em direitos LGBT +, de acordo com dados fornecidos pelo Rainbow Europe.

O projeto gira em torno do conceito de identidade, consciência pessoal e aceitação da autorrepresentação. Todo o projeto é feito em estreita colaboração com o Nico, ele é parte ativa.

As imagens têm uma forma concreta e abstrata: sigo Nico em seu cotidiano e represento visualmente o que ele me conta sobre sua jornada pessoal de identificação como menino. Exploramos suas raízes e sua necessidade de seguir o que ele chama de “minha natureza”


Prêmio Single Shot – Tema: Dando atenção aos valores, dando atenção à esperança
(Alain Schroeder / World Report Award/Festival de Fotografia Ética)

Por Alain Schroeder – Bélgica 

“O orangotango de Sumatra da Indonésia está sob grave ameaça do esgotamento e fragmentação incessante e contínua da floresta tropical. À medida que as plantações de óleo de palma e borracha, a extração de madeira, a mineração e a caça continuam a proliferar, os orangotangos estão sendo forçados a deixar seu habitat natural.

Eu documentei o trabalho de várias organizações locais em Sumatra que cuidam, reabilitam e ressocializam orangotangos. Essas fotos mostram as equipes na selva e no centro de quarentena salvando vidas.

A mãe substituta Selvi está ensinando Otan, um orangotango de 3 anos, confiscado de uma casa em West Java pela Jakarta Animal Network, a subir em árvores na escola da floresta no Centro de Quarentena. Trabalhando juntos diariamente, Selvi e Otan desenvolveram um forte vínculo mãe/filho.”


Prêmio Single Shot – Tema: Dando atenção aos valores, dando atenção à esperança
(Cristiano Volk / World Report Award/Festival de Fotografia Ética)

Por Cristiano Volk – Itália 

“Salvatore tem 31 anos e a homofobia entrou em sua vida escolar quando ele era incapaz de se socializar e se integrar com outros meninos de sua idade. Ele foi alvo de empurrões, cuspidas, socos e muitas outras coisas desagradáveis.

Por um lado, foi um caminho difícil, pesado, tortuoso que o ajudou a trabalhar sobre si mesmo, fortalecendo o que ele é hoje. Salvatore ganhou recentemente um importante concurso Drag Queen.”


O uso das imagens foi autorizado pelo Estúdio ESSECI, do Festival de Fotográfia Ética/World Report Award.

Leia também

Ben & Jerry’s irrita israelenses ao parar de vender sorvetes em territórios palestinos ocupados

 

Federação de jornalismo aproveita Tóquio 2020 para pedir fim do sexismo no esporte e na cobertura esportiva