Uma editora britânica foi processada por uma ex-funcionária, que não gostou de ser retratada como “uma vovó” em uma reportagem. O texto em questão avaliava o Renault Kadjar, automóvel do mercado europeu similar ao Captur, modelo da mesma marca que circula no Brasil.

Anne Dopson, ex-diretora de vendas da Stag Publications, disse a um tribunal de trabalho que ficou chateada quando o carro foi descrito na reportagem em questão como “confortável para uma vovó”. Ela tinha 62 anos na época.

Leia também: Tóquio 2020 | “Foto feia” de halterofilista gera reclamação de embaixada chinesa contra agência de notícias

Dopson reclamou que, embora ela tivesse três netos, a referência tinha sido uma piada com a idade dela e “causou risos no escritório”. Ela renunciou ao cargo com salário de £ 50 mil por ano e moveu um processo judicial contra o editor.

Apesar de criticar editora, juiz não puniu empresa

O juiz avaliou que a expressão usada pela reportagem equivale a tratamento “prejudicial” e “menos favorável” de Dopson, porque chamou a atenção para sua idade.

A sentença, no entanto, não atendeu à queixa da ex-diretora de vendas. Suas alegações de demissão sem justa causa e discriminação por idade foram rejeitadas, pois, segundo o juiz, o comentário foi considerado um incidente “isolado”. A decisão afirma ainda que Dopson ultrapassou o limite de tempo para reclamações. 

Gostou? Compartilhe nas redes sociais 

Reportagem testava modelo da Renault com sete lugares

Dopson começou a trabalhar para a editora, mídia e empresa de eventos em 2002 como gerente de publicidade. O público-alvo era o comércio automotivo e uma de suas publicações era a Fleet World, que em sua edição de maio de 2017 incluía um texto de Steve Moody, o editor, sobre o modelo Renault de sete lugares.

Leia também: Washington Post é processado por repórter proibida de cobrir casos de assédio sexual por já ter sido vítima

No artigo, Moody afirmava que o Kadjar foi testado por vários funcionários da empresa ao longo de um ano, incluindo Dopson. Segundo a reportagem de avaliação do carro, o Kadjar “tem três atributos como transporte familiar, um como automóvel para o solteiro na cidade e o outro como opção confortável para uma avó”.

Procedimento interno rejeitou reclamação da então funcionária
Dopson não esconde amor pelos netos nem na foto do perfil do Linkedin. (Reprodução)

Dopson afirmou em Juízo que submeteu uma reclamação à empresa em relação à reportagem.

“Eu não tenho nenhum problema em ser avó e… Nos últimos sete anos, desde que Tom [seu neto] nasceu, tenho prazer em aproveitar todas as oportunidades para mostrar suas fotos a todos, mas não concordo com o que poderia ser visto como uma intromissão sobre a minha idade “, escreveu ela em um email para o chefe.

“Coruja”, Anne inclusive mantém uma foto do neto até mesmo em seu perfil profissional na rede Linkedin.

A editora rejeitou a reclamação da Dopson, assim como uma audiência para tentar uma conciliação no caso. Dopson saiu de licença médica e pediu demissão sem voltar ao trabalho.

Leia também

Influencer brasileiro é citado em caso internacional de fake news em posts pagos