Londres – O governo britânico lançou nesta sexta-feira (6/8) uma campanha massiva em redes sociais, rádios e outdoors para reverter o que virou o maior problema em uma dos países com um dos programas de vacinação contra a Covid-19 mais avançados do mundo: uma parcela significativa dos jovens não quer se imunizar. A mensagem é clara: “não perca”, em alusão ao fato de que a partir de setembro só entrarão em casas noturnas e grandes eventos musicais as pessoas que tiverem recebido as duas doses.

A campanha será veiculada nas principais redes sociais —  Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat e TikTok — e nas rádios mais populares entre jovens, Kiss, Capital, Heart, Sunrise e TalkSport. Com cerca de um terço dos adultos de 18 a 29 anos ainda não vacinados, a iniciativa incentivará os frequentadores de boates, estudantes universitários e jovens em geral a tomarem as duas doses para que possam continuar a desfrutar das coisas que perderam durante a pandemia, como dançar e viajar. 

Leia também: CNN demite três funcionários que foram trabalhar não vacinados contra Covid-19 e adia retorno de toda a equipe nos EUA

O esforço ganhou a adesão da indústria de entretenimento, temerosa de que as restrições que impediram o funcionamento das casas noturnas no Reino Unido até o mês passado possa retornar diante do aumento de casos de Covid-19. A associação LIVE, que reúne locais de música ao vivo no Reino Unido, e a Safer Sounds, que promove boas práticas no setor musical, engajaram-se na iniciativa.  

Greg Parmley, CEO da LIVE, disse:

“Mal podemos esperar para que todos voltem a experimentar o melhor que a música ao vivo tem a oferecer. Por isso apoiamos a campanha para que os jovens sejam duplamente vacinados. A vacina irá garantir que, junto com as medidas existentes no local, como ventilação, todos possamos desfrutar de eventos musicais com segurança.”

De volta às pistas de dança

Locais emblemáticos da vida noturna de Londres, como Minister of Sound e Heaven, juntaram-se ao esforço nacional, exibindo a campanha nas próprias casas e em em suas redes sociais. Lohan Presencer, Presidente da Ministry of Sound disse:

“É incrível receber as pessoas de volta à pista de dança depois de tanto tempo. Vamos proporcionar música e os bons momentos, e as pessoas só precisam tomar as duas vacinas para que possamos todos dançar juntos em segurança.”

A Heaven foi além e vai promover um evento de vacinação no próximo domingo (8/5), sem hora marcada, bastando chegar e tomar a vacina. 

O governo lançou ainda um novo vídeo com perguntas e respostas estrelado pelo DJ e fundador do NHS Sessions, Bodalia, falando sobre a importância de os jovens tomarem a vacina para protegerem a si próprios e aos outros — e para manter as boates abertas.  Ele disse: 

“Como médico e DJ, quero que todos se divirtam da forma mais segura possível, agora que os eventos musicais estão de volta. Se você ainda não tomou a vacina, é hora de se apresentar e agendar sua primeira e segunda doses. Se você tiver dúvidas ou preocupações, peça respostas ao NHS ou ao seu médico de família.”

 

Vacinas salvaram 60 mil vidas na Inglaterra, aponta pesquisa

Os dados mais recentes da Public Health England e da Universidade de Cambridge mostram que cerca de 60 mil mortes, 22 milhões de infecções e 52,6 mil hospitalizações foram evitadas com vacinas até 23 de julho. O secretário de Saúde e Assistência Social, Sajid Javid, disse:

“As vacinas estão salvando vidas, protegendo pessoas e permitindo recuperar algumas das liberdades que perdemos nos últimos 18 meses — desde visitar a família no exterior até dançar a noite toda.

Tomar uma vacina é uma das coisas mais importantes a fazer — faça-a para proteger seus entes queridos e para ter certeza de que poderá voltar a criar esses momentos especiais.”

O governo e o NHS, sistema de saúde pública britânico, também estão trabalhando para fornecer informações e conselhos em todas as oportunidades sobre como obter uma vacina e seus benefícios, inclusive por meio de parcerias com indústrias que atendem a um público predominantemente jovem.

Leia também: YouTube bane emissora de TV por uma semana por desinformação sobre Covid-19

Personalidades do entretenimento e do esporte, como os atores Jim Broadbent e Thandiwe Newton, e as estrelas do futebol Harry Redknapp e Chris Kamara, gravaram vídeos para serem compartilhados nas redes. 

Reino Unido ultrapassa 73% da população com dupla imunização

Um total de mais de 85 milhões de doses foram administradas no Reino Unido, com 46,9 milhões de pessoas recebendo a primeira dose (88,7%) e 38,7 pessoas recebendo ambas as doses (73,2%).

Segundo o instituto de pesquisas YouGov, o país continua a ser uma das principais nações onde as pessoas desejam receber a vacina contra a Covid-19 ou já foram vacinadas. Dados do escritório nacional de estatísticas (ONS) publicados em 2 de julho mostram que mais de 9 em 10 (96%) adultos são favoráveis à vacina. 

As vacinas estão disponíveis gratuitamente em milhares de centros de vacinas, clínicas e farmácias. Cerca de 98% das pessoas vivem a menos de 16 km de um centro de vacinação na Inglaterra e as vacinações estão ocorrendo em locais como mesquitas, centros comunitários e estádios de futebol.

Leia também

WhatsApp do Brasil lidera desinformação sobre a Covid entre as plataformas digitais, aponta estudo