Depois de quase uma semana de mistério, o artista de rua britânico Banksy confirmou, por meio de um vídeo postado nesta sexta-feira (13) no Instagram, que é autor de várias obras que apareceram recentemente em algumas cidades da Inglaterra por onde passou em sua viagem de férias de verão. 

Banksy é famoso por seus grafites com mensagens sociais e por manter segredo de sua real identidade. Algumas de suas obras estão em museus e outras já foram vendidas por milhões de libras em leilões, mas ele gosta de espalhar sua arte pelos espaços públicos das cidades, para que possam ser admiradas de graça pelos passantes. 

Como Banksy nunca revelou sua identidade, alguns especulam até que não seria uma só pessoa, mas sim um coletivo de artistas.

O vídeo tem pouco mais de três minutos e foi intitulado “The Great British Spraycation”. Trata-se de uma brincadeira com a palavra “staycation”, usada para denominar as férias (vacation, em inglês) em lugares perto de casa devido às restrições às viagens impostas pela Covid.

https://youtu.be/yfzS4eI3neQ

Na geladeira térmica, latas de spray em vez de bebidas

Os habitantes das cidades presenteadas ficaram absolutamente encantados, e não é para menos. Além da beleza das imagens, um grafite de Banksy logo vira atração turística e ajuda a movimentar a economia local.

Foram oito murais pintados em quatro cidades da costa leste britânica: Great Yarmouth, Gorleston, Oulton Broad e Lowestoft. As cenas mostram o entusiasmo das pessoas surpresas ao se depararem com as obras.

O clipe mostra o artista viajando em um trailer e detalhes da produção das obras. Na geladeira térmica, em vez de bebidas, o artista leva latas de spray. Em alguns momentos, a câmera enquadra o artista. Mas sem exibir seu rosto, como sempre.

Nos lugares onde parou, Banksy foi deixando de presente imagens absolutamente incríveis, como as que você pode conferir a seguir. 

Como o rato gosta

A tela de abertura do vídeo reproduz uma obra pintada no muro de uma das praias visitadas: um rato sentado numa cadeira de praia sob um guarda sol que parecem fincados na areia, curte seu coquetel que ele repõe com as águas pluviais jogadas pela manilha na praia.

Dançando no ponto de ônibus

Numa parede de tijolos, Banksy pintou um casal dançando, animado pela música de um músico tocando acordeão. A mágica acontece quando se observa a pintura de longe: o teto do ponto de ônibus em frente à pintura parece se transformar na pista de dança do casal. E o músico parece estar sentado sobre ele, com as pernas para fora

Fish and Chips 

Em alusão às gaivotas abundantes na praia local, Banksy pintou uma enorme numa das paredes. Ela parece que vai se alimentar do que há na caçamba de lixo que fica ali. Como os peixes são a principal fonte de alimentação das gaivotas, a obra foi apelidada de “Fish and Chips”, um dos pratos mais populares entre os ingleses (peixe acompanhado de fritas).  

Estamos todos no mesmo barco

Uma das pintura mostra três crianças em um barco, uma delas tirando água com um balde, com a inscrição “We’re all in the same boat” (estamos todos no mesmo barco), em alusão à crise ambiental.

Castelo de areia na calçada

Essa foi uma das obras que deu mais trabalho: Banksy teve que retirar uma das placas do calçamento para fazer parecer que a areia do castelo erguido em plena calçada teria sido retirada dali pelo garoto pintado na parede. As pedras da placa quebrada em torno do castelo de areia deram o toque final ao trabalho.

Pessoas como prêmios?

Numa pintura realizada numa parede atrás de um banco,  Banksy pintou um gancho como os das máquinas que costumam ser encontradas nas feiras.

Nelas, os participantes podem ganhar os prêmios que conseguirem agarrar comandando o gancho, como bichinhos de pelúcia. Só que a imagem dá a impressão que nesta enorme máquina os prêmios são os pedestres ali sentados.

Leia também: Série do PornHub diz que o melhor da pornografia está nas obras de arte dos museus

Casas de luxo para alugar 

Brincando com o alto custo da moradia junto à orla, o artista fez outra pintura bem-humorada no muro da praia. Um caranguejo devidamente alojado na concha abandonada de um caracol oferece o aluguel de outras vazias para seus colegas que não dispõem desse luxo.

Na estátua, sorvete para refrescar o calor

A estátua do engenheiro Frederick Savage, famoso por seus motores a vapor, é um dos principais monumentos da pequena cidade de King’s Lynn, no leste da Inglaterra. Como estava muito calor, Banksy colocou uma taça de sorvete na sua mão direita. Uma língua acrescentada ao monumento faz parecer que a estátua está prestes a lamber o sorvete.

Pense grande ou vá para casa

Numa casa em miniatura na atração turística Merrivale Model Village, o artista pintou a inscrição “Go big or go home” (Pense grande ou vá pra casa).

Dali ele terminou suas férias e voltou para casa. Não sem antes ter pensado bem grande.

Leia também

Projeto desafia jovens a resumir em uma imagem o que as fake news significam para a geração