Diante da tomada do AfeganistĆ£o pelo Taleban e as ameaƧas Ć  liberdade de imprensa, Farnaz Fassihi, correspondente de guerra do jornal New York Times, fez uma thread no Twitter na qual destaca livros escritos por correspondentes estrangeiros em paĆ­ses em guerra. 

Ela comeƧa citando seu prĆ³prio livro, Esperando por Um Dia Comum: o Desenrolar da Vida no Iraque, publicado em 2008, que mostra a vida de iraquianos desprivilegiados apĆ³s a derrubada de Saddam Hussein pelos Estados Unidos, dando voz Ć  pessoas cujas vozes permaneceram “assustadoramente silenciosas”. Com relatos e entrevistas, a autora mostra uma triste realidade que poderia ter sido evitada. 

Confira algumas das indicaƧƵes de livros de Farnaz Fassihi (os tĆ­tulos foram passados ao portuguĆŖs em traduĆ§Ć£o livre).

Todo Homem neste Vilarejo Ɖ um Mentiroso: um Estudo Sobre Guerra – 2011

Uma lista de livros de correspondentes estrangeiros em paĆ­ses em guerra

Algumas semanas apĆ³s o atentado de 11 de setembro, Megan K. Stack, correspondente do Los Angeles Times, trabalhou no AfeganistĆ£o e no PaquistĆ£o, esquivando-se de pistoleiros, instigando senhores de guerra por informaƧƵes e testemunhando mudanƧas que afetaram o mundo muƧulmano.

O resultado do que ela viu com seus prĆ³prios olhos em zonas de combate Ć© o livro Todo Homem Neste Vilarejo Ɖ Um Mentiroso: Um Estudo Sobre Guerra. A autora conta que, no comeƧo estava animada com o que poderia produzir, mas tal animaĆ§Ć£o foi morrendo aos poucos conforme ela percebia que o custo da violĆŖncia superava a promessa de democracia.

Stack registrou a dor de atentados suicidas em Israel e no Iraque, e destacou os desaparecimentos e mortes daqueles que entrevistou na obra. 

Ɖ o Que Eu FaƧo: a HistĆ³ria de Amor e Guerra de uma FotĆ³grafa – 2016

Uma lista de livros de correspondentes estrangeiros em paĆ­ses em guerra

A fotojornalista americana Lynsey Addario reuniu suas memĆ³rias em Ɖ o Que Eu FaƧo: a HistĆ³ria de Amor e Guerra de Uma FotĆ³grafa . O tĆ­tulo da obra refere-se ao trabalho de um fotĆ³grafo de guerra: documentar, muitas vezes em seus momentos mais extremos, a vida complexa de pessoas. Mas este trabalho dela Ć© muito mais do que isso, Ć© a sua “vocaĆ§Ć£o singular”, destaca o livro.

A autora mostra o povo afegĆ£o antes e depois do domĆ­nio do Taleban; vĆ­timas e insurgentes da Guerra do Iraque; aldeias queimadas e incontĆ”veis ā€‹ā€‹mortos em Darfur, no SudĆ£o; a cultura de violĆŖncia contra as mulheres no Congo; e atĆ© os detalhes de seu sequestro que virou manchete de forƧas prĆ³-Gaddafi na guerra civil da LĆ­bia. 

O livro mostra, acima de tudo, o custo humano da guerra.

Os CĆ­rculos de Costura de Herat: Um Livro de MemĆ³rias Sobre o AfeganistĆ£o – 2017

Uma lista de livros de correspondentes estrangeiros em paĆ­ses em guerra

Em 1992, Christina Lamb fez uma reportagem sobre a guerra que o povo afegĆ£o travava com a UniĆ£o SoviĆ©tica. ApĆ³s o 11 de Setembro, a jornalista retornou ao AfeganistĆ£o para descobrir o que havia acontecido com as pessoas e lugares que marcaram sua juventude. 

O resultado desta experiĆŖncia foi o livro Os CĆ­rculos de Costura de Herat: Um Livro de MemĆ³rias Sobre o AfeganistĆ£o, que mostra agora a visĆ£o de uma correspondente mais experiente e mĆ£e sobre terras devastadas e vĆ­timas abandonadas que sofreram com conflitos por mais de 20 anos.

Sem Volta: Vida, Perda e EsperanƧa em Tempos de Guerra na SĆ­ria – 2019

Uma lista de livros de correspondentes estrangeiros em paĆ­ses em guerra

Baseado em cinco anos de reportagem clandestina, Sem Volta: Vida, Perda e EsperanƧa em Tempos de Guerra na SĆ­ria , de Rania Abouzeid, mostra as ideologias e alianƧas que compƵem o conflito na no paĆ­s, atravĆ©s das histĆ³rias dramĆ”ticas de quatro jovens em busca de seguranƧa e liberdade. 

A obra leva os leitores a acontecimentos histĆ³ricos como as prisƵes feitas pelo governo de Bashar al-Assad, reuniƵes secretas onde paĆ­ses e organizaƧƵes estrangeiras manipulavam rebeldes, nĆ­veis altos de militĆ¢ncia islĆ¢mica e atĆ© a formaĆ§Ć£o do Estado IslĆ¢mico, entrelaƧando vidas de manifestantes, vĆ­timas e assassinos implacĆ”veis em meio aos conflitos. 

Os Colecionadores de Livros: Um Bando de Rebeldes SĆ­rios e as HistĆ³rias que os Levaram ao Longo da Guerra – 2020

Uma lista de livros de correspondentes estrangeiros em paĆ­ses em guerra

Dayara, cidade fora de Damasco, foi sitiada em 2012. Por quatro anos, ninguĆ©m entrou ou saiu e a ajuda foi bloqueada. Todos os dias, bombas caĆ­am sobre este lugar, repleto de lares, famĆ­lias, escolas e crianƧas, agora esvaziado e quebrado em pedaƧos. No meio dos escombros, sobreviventes encontraram um esconderijo recheado de livros.

Em uma semana, eles tinham seis mil volumes; em um mĆŖs, quinze mil. Nascia entĆ£o uma biblioteca onde as pessoas poderiam escapar do bloqueio, com uma grande variedade de obras que iam desde poesia Ć”rabe a autoajuda americana, peƧas de Shakespeare a histĆ³rias de guerra em outros lugares. No local, as pessoas compartilhavam histĆ³rias de suas vidas antes da guerra e cuidavam das raĆ­zes de sua comunidade.

A jornalista Delphine Minoui, hoje colunista da revista Foreign Policy, entrou em contato com um dos fundadores da biblioteca, Ahmad, de 23 anos.

Por meio de mensagens no WhatsApp e Facebook, ela conheceu os jovens que se reuniam na biblioteca, trocavam ideias, aprendiam inglĆŖs e imaginavam como moldar o futuro, mesmo com bombas caindo no solo acima. O resultado da experiĆŖncia Ć© a obra Os Colecionadores de Livros: um Bando de Rebeldes SĆ­rios e as HistĆ³rias Que os Levaram ao Longo da Guerra

IrmĆ£s na Guerra: Uma HistĆ³ria de Amor, FamĆ­lia e SobrevivĆŖncia no Novo Iraque – 2011

Uma lista de livros de correspondentes estrangeiros em paĆ­ses em guerra

Christina Asquith, fundadora do Fuller Project, escreveu sobre um tema pouco abordado durante a Guerra do Iraque: a tentativa de trazer os direitos das mulheres ao paĆ­s, e as consequĆŖncias para todos os envolvidos.

Em IrmĆ£s na Guerra: Uma HistĆ³ria de Amor, FamĆ­lia e SobrevivĆŖncia no Novo Iraque, a jornalista conta a histĆ³ria de quatro mulheres que defendem seus direitos em circunstĆ¢ncias desesperadoras. Asquith conta a histĆ³ria das irmĆ£s Zia e Nunu, que acabam virando alvos de insurgentes islĆ¢micos e se veem presas entre suas esperanƧas de um novo paĆ­s e a realidade violenta de uma guerra mal orientada.

A autora escreve tambĆ©m sobre Manal, uma ativista dos direitos das mulheres palestino-americanas, e Heather, uma reservista do exĆ©rcito dos Estados Unidos, que trabalham juntas para fundar o primeiro centro feminino do Iraque. Depois que uma de suas colegas Ć© baleada, as duas precisam decidir se podem continuar lutando pelas mulheres iraquianas, mesmo que arriscando suas prĆ³prias vidas.

Leia tambƩm

Tomada de Cabul por Taleban agrava riscos para a mĆ­dia, com assassinatos de jornalistas e veĆ­culos obrigados a fechar