Com as queimadas e incêndios florestais avançando no mundo e também no Brasil, o tema do 9º ciclo do concurso de fotografia Prix Pictet não poderia ser mais oportuno.  Os 13 trabalhos finalistas exploram a relação do fogo com as pessoas e com o meio ambiente.

O prêmio, promovido pelo banco suíço Pictet desde 2008,  é dividido em ciclos de 18 meses, com um tema diferente a cada mês.  As imagens selecionadas por um júri internacional participam de exposições e também viram livro,  apresentando a obra de cada artista e ensaios de escritores sobre o tema do prêmio. 

Na série dedicada ao fogo, fotógrafos de vários países documentaram seus efeitos destrutivos,  mas também como ele pode simbolizar renovação e renascimento. 

Leia também: Italiano e britânico documentam a crise social e ambiental da Amazônia

Conheça os trabalhos selecionados:

Série Três dias restantes – Homens em armas

Por Mak Remissa – Camboja

‘Left 3 Days’ relembra as memórias da infância do fotógrafo durante o genocídio cambojano, particularmente em 17 de abril de 1975, quando as tropas do Khmer Vermelho assumiram o controle e ocuparam Phnom Penh.

Na imagem, a representação dos soldados do Khmer Vermelho assumindo o controle da capital do país. 


Série  LA Incêndios, 2017 – Incêndio em La Tuna, Apicultor

Por Mark Ruwedel – EUA

‘LA Fire’ faz parte  de um proeto  intitulado ‘Los Angeles: Quatro paisagens ecológicas’. As imagens documentam o incêndio de La Tuna, em 2017, considerado o maior da história da cidade.

9º.Prix Pictet – Mark Ruwedel – LA Fires

Série Capital mundial das queimaduras, 2013  – Ragini Kumari

Por Brent Stirton – África do Sul

A série ‘Burns capital of the world’ documenta jovens vítimas se recuperando de queimaduras graves na Índia. Apesar de mais de seis milhões de pessoas serem queimadas todos os anos, a Índia tem muito poucos locais para queimados em hospitais e clínicas, e os melhores são muito caros.

Ragini Kumari, 10 anos, foi queimada por uma fogueira de querosene quando tinha apenas 2 anos. Sofreu compressão no pescoço e nos ombros e vive com câimbras desde o acidente. Sua família é pobre e não conseguiu a cirurgia necessária. O Dr. Subodh Singh encontrou Ragini em um acampamento de queimados e providenciou para que ela frequentasse sua clínica, onde ele realiza cirurgias gratuitas para os mais pobres. 

9º Prix Pictet – Brent Stirton – Burns capital of the world

Série A profecia, 2015 

Por Fabrice Monteiro – Bélgica

A série ‘The Prophecy’ começou em 2013, quando o fotógrafo retornou à África após vários anos e descobriu que a poluição devastadora havia tomado conta do continente. A série foi baseada em  problemas ambientais no Senegal, como destruição de florestas, incêndios, resíduos de plástico e derramamentos de óleo.

O artista utilizou figuras que inspiradas nas máscaras da África Ocidental, criadas em colaboração com o estilista senegalês Doulsy, que criou fantasias  feitas de lixo e materiais naturais.

 

 

9º.Prix Pictet – Fabrice Monteiro – The Prophecy 

Série: Em consequência, 2020 – Fogo selvagem

Por David Uzochukwu – Áustria

A série ‘In the wake’ mostra retratos ambientados em uma paisagem em chamas.  Com todo o histórico e marcadores geográficos removidos de cada imagem, os corpos nas fotografias são submersos na paisagem e removidos de sua realidade social.

9º.Prix Pictet – David Uzochukwu – In the Wake

Série Beirute Maravilha, 1998 – A história de um fotógrafo piromaníaco 

Por Joana Hadjithomas r Khalil Joreige 

A série ‘Wonder Beirut’ é um projeto baseado em cartões postais dos anos 1960 e 1970 que ainda estão à venda nas livrarias libanesas, embora os lugares que retratam tenham sido destruídos em bombardeios ou alterados em programas de reconstrução.

Os artistas criaram um personagem fictício, o fotógrafo Abdallah Farah, imaginando que teria tirado fotos para produzir os cartões postais, depois queimadas para registrar o impacto das batalhas de rua durante as guerras civis libanesas.

9º Prix Pictet – Joana Hadjithomas and Khalil Joreige – Wonder Beirut

Série Fogos de Artifício, 2001 

Por Rinko Kawauchi – Japão

A série ‘Hanabi’ começou entre 1997 e 2001, quando Kawauchi morava sozinha em Tóquio e todo verão fotografava fogos de artifício. A série é uma coleção de fotografias que representam essas explosões no céu.

9º.Prrx Pictet – Rinko Kawauchi – Hanabi

Série  Água preta 3, 2008-2012 

Por Sally Mann – EUA

Para a série ‘Black water’ a fotógrafa explorou o Great Dismal Swamp, na Virgínia, documentando os vastos incêndios e a densa fumaça durante suas visitas, que pareciam resumir o ‘grande incêndio’ da luta racial na América.

9º.Prix Pictet – Sally Mann – Blackwater

Série Fumaça, 2012 – Billowing

Por Lisa Oppenheim – EUA

Na série  ‘Smoke’ a presença de fogo é indicada pela fumaça. Usando imagens encontradas em jornais ou na internet, Oppenheim ‘reprocessa’ as fotografias na câmara escura, usando a luz de um fósforo para expor o negativo.

“Enquanto íamos para Norfolk eu vi o fogo de Enfield, onde um centro de distribuição da Sony foi incendiado por manifestantes. A quantidade de fumaça foi surpreendente, e continuou cobrindo a rodovia no dia seguinte”.

9º.Prix Pictet – Lisa Oppenheim – Smoke

Série Imolação, 2010 – Fogo

Por Carla Rippey – México

O trabalho começou com uma  coleta de imagens de fogo em revistas, jornais e na internet. Para fazer as colagens da série ‘Immolation’, a fotógrafa transferiu fotocópias para papeis japoneses usando solvente e uma prensa de gravação, combinando cenas de vulcões,  pessoas incendiadas (linchamentos no México), outras atirando fogo (palestinos) ou pessoas ateando fogo a si próprias como forma de protesto. 

9º. Prix Pictet – Carla Rippey – Immolation

Série Queimar matéria, 2016 

Por Daisuke Yokota – Japão

A série de 2016, ‘Matter/Burn out’,  documenta a queima em grande escala de impressões fotográficas na Trienal de Aichi (2010-2016), exposição realizada no Japão com o objetivo de familiarizar o público com a arte inovadora. 

9º.Prix Pictet – Daisuke Yokota – Matter/Burn Out

Série Fogo, 2020

Christian Marclay – EUA

O trabalho ‘Fire’ consiste em uma série de impressões fotográficas que começou como colagens de fragmentos de histórias em quadrinhos, fotos de filmes e imagens encontradas na internet. Mais de 1.500 fotografias mostradas em rápida sucessão sugerem um flip book, criando a ilusão de um fogo bruxuleante.

9º.Prix Pictet – Christian Marclay – Fire

Imagens reproduzidas mediante autorização do Prix Pictet e Candlestar

Leia também

Turquia investe contra TVs de oposição e hashtag #HelpTurkey, acusada de espalhar “fake news e caos”