A importância do jornalismo de qualidade para levar à sociedade informações confiáveis sobre as mudanças climáticas climática será o tema deste ano do World News Day, promovido pelo Fórum Mundial de Editores (WEF) e pela Fundação Canadense de Jornalismo (CJF).
A iniciativa acontece no dia 28 de setembro, mobilizando entidades defensoras do jornalismo e da liberdade de expressão, organizações de mídia e associações de classe empresarial. A data coincide com o Dia Internacional do Acesso Universal à Informação.
Nesse dia, mais de 300 veículos de imprensa de todo o mundo – incluindo o UOL – participam de uma campanha conjunta divulgando a mensagem de que o jornalismo confiável é importante para que as pessoas tomem decisões informadas sobre o futuro do planeta.
Os participantes produzirão também reportagens especiais sobre o tema, que poderão ser compartilhadas pelos que aderirem à iniciativa. A hashtag do projeto é #JournalismMatters (jornalismo importa).
E lembrou que o mesmo compromisso deve ser adotado diante de outro grande desafio que o mundo enfrenta.
“Precisamos mostrar como podemos fazer a diferença para salvar nosso planeta”.
Leia também
Jornalismo ambiental entra na sua terceira era: a das soluções
Kathy English, presidente da Fundação Canadense de Jornalismo, destacou que o evento reúne jornalistas e redações de todo o mundo para compartilhar histórias que mostram o poder do jornalismo confiável e como ele faz diferença para os cidadãos e as comunidades.
“O Dia Mundial das Notícias de 2021 concentra-se neste desafio definidor de nossos tempos e no papel que a mídia desempenha ao transmitir informações vitais para preservar o futuro do planeta”.
Publicações brasileiras interessadas em aderir à iniciativa podem enviar um e-mail para Alexander Jones, coordenador do projeto, em ajones@worldnewsday.org.
Leia também
Reino Unido e Brasil organizaram campanhas pela defesa do jornalismo
O World Day News é mais uma das diversas iniciativas que têm como objetivo valorizar o jornalismo de qualidade, diante de ameaças constantes à liberdade de imprensa em vários países.
No Reino Unido, a News Media Association promove anualmente a campanha Journalism Matters.
O ponto alto é o Trust News Day, quando os jornais realizam atividades virtuais para mostrar aos leitores como as notícias são produzidas e distribuídas. O público participa de uma votação para escolher as melhores campanhas de mobilização realizadas por jornais nacionais e regionais.
No Brasil, A Associação Nacional de Jornais (ANJ) lançou em setembro de 2020 a campanha publicitária #JornalismoFazBem, que destacou o papel essencial da imprensa na preservação da democracia e das liberdades de expressão e imprensa, bem como no combate à desinformação em meio à pandemia de Covid-19.
No Dia Internacional da Democracia, jornais impressos e digitais parceiros da ANJ, publicaram anúncios e aderiram à hashtag #JornalismoFazBem nas redes sociais.