A 2ª edição do concurso internacional de fotografia News Photo Awards, realizado pela agência de notícias russa Tass, está com inscrições abertas até o dia 24 de dezembro. O tema este ano é “Um mundo em mudança”.

O objetivo é reconhecer imagens que retratem as transformações desencadeadas pela pandemia em seu segundo ano, em que o mundo teve que se adaptar a novos hábitos e restrições.

A participação é gratuitas. Podem participar fotojornalistas de todo o mundo, com trabalhos publicados em veículos de imprensa registrados. O Museu de História Natural de Londres também está recebendo trabalhos para o seu concurso anual, aberto a profissionais e amadores. 

As categorias do concurso de fotografia 

O concurso é dividido em quatro categorias: Notícia, Pessoas e Estilo de Vida, Saúde e Meio Ambiente.

Serão escolhidos dois vencedores por categoria, premiados com US$ 3 mil. O vencedor do prêmio principal, o de melhor fotografia, receberá US$ 10 mil. 

Em seu primeiro ano, o concurso teve como tema a superação da Covid. Segundo a agência, cerca de 4 mil fotos foram inscritas por profissionais de mais de 80 países.  

Fotojornalismo e Covid

Se em 2020 o foco estava totalmente na crise aguda da Covid-19, em 2021 o concurso quer destacar imagens dos desdobramentos da crise de saúde pública.

Os trabalhos devem abordar os processos sociais e políticos mais importantes do segundo ano da pandemia, bem como histórias das pessoas afetadas.

As imagens não precisam estar restritas aos aspectos médicos e de saúde, mas também aos impactos do coronavírus na política, na sociedade e na cultura. 

Para mais informações e inscrições  clique aqui.

Os vencedores do concurso de fotografia da Tass em 2020

Grande Prêmio

“Aniversário”, por Brais Lorenzo Couto, Agência Efe, Espanha, mostrou os funcionários da residência San Carlos de Celanova (Ourense) comemorando o aniversário de Elena Pérez, 98, durante o estado de emergência na Espanha.

News Photo Awards 2020 – Brais Lorenzo Couto
Foto Única

“O sacramento”, por Ilya Pitalev, agência Rossiya Segodnya (Sputnik), da Rússia, retratou o padre Ioann visitando Anna Odinokova, de 81 anos, que estava sofrendo os efeitos do coronavírus em sua casa em Moscou, em maio de 2020.

News Photo Awards 2020 – Ilya Pitalev

Leia também

O futuro das redações pós-pandemia é híbrido, mostra pesquisa global do Instituto Reuters de Jornalismo

Vila Sésamo ganha moradora de origem coreana para combater preconceito contra asiáticos depois da Covid


Série de fotos

Em “No epicentro da COVID-19”, Adam Grey (SWNS) registrou imagens da cidade de Nova York, que foi o epicentro global da pandemia do coronavírus entre abril-maio de 2020. Eram cerca de 1 mil pessoas morrendo por dia.

As cenas narram a batalha diária contra a pandemia –  de trabalhadores carregando carrinhos refrigerados do necrotério com corpos até o trabalho de profissionais de saúde nas enfermarias de hospitais e funerárias.

News Photo Awards 2020 – Adam Gray
 
News Photo Awards 2020 – Adam Gray
 
News Photo Awards 2020 – Adam Gray

 

News Photo Awards 2020 – Adam Gray

 

News Photo Awards 2020 – Adam Gray

 

News Photo Awards 2020 – Adam Gray

 

News Photo Awards 2020 – Adam Gray

 

News Photo Awards 2020 – Adam Gray

 

News Photo Awards 2020 – Adam Gray

 

Leia também

Museu de História Natural de Londres recebe inscrições para concurso Fotografia de Vida Selvagem até 9/12