Londres – A COP26, conferência da ONU realizada em Glasgow, na Escócia, frustou quem esperava um acordo capaz de estancar o aquecimento global. Por outro lado, o encontro despertou atenção do planeta para a emergência climática, que afeta mais os países pobres e pessoas em risco social, muitas obrigadas a migrar de regiões afetadas por secas, enchentes e poluição severa.

Em uma edição especial, o MediaTalks faz uma análise sobre o que aconteceu na COP26 e como esses acontecimentos irão moldar o futuro do mundo. 

O relatório, que pode ser acessado aqui , examina as percepções sobre vários países com influência global – incluindo o Brasil. Lança também um olhar sobre sobre setores empresariais, imprensa e mídias sociais, em um contexto em que informação de qualidade é parte da solução da crise. 

Imagens podem falar mais do que palavras 

Em Glasgow, foram horas e horas de discursos e negociações de gabinete. Mas na hora de convencer governos, empresas e cidadãos a mudarem de atitude, imagens podem ser mais eficientes. 

Um dos pontos altos da conferência foi o discurso do representante de um país que muitos nem tinham ouvido falar. Simon Kofe, Ministro de Meio Ambiente e Comunicação de Tuvalu, lembrou, com os pés dentro d’água, que “todos estão afundando”, não apenas o seu país, afetado pelo aumento do nível do mar.  A cena viralizou nas redes sociais. 

Nas Maldivas, reunião ministerial debaixo d’água

A ideia foi ótima, mas outra ilha já tinha feito algo parecido em 2009. Antes da COP15, em Copenhagen, o primeiro-ministro das Maldivas liderou uma reunião de gabinete literalmente debaixo d’água, com direito a peixes coloridos e a coletiva de imprensa. Palavras foram substituídas por linguagem de sinais. 

O país também corre o risco de submergir devido ao aumento do nível dos oceanos causados pelas mudanças climáticas.

Greenpeace mostra o tamanho do problema do lixo plástico 

Imagens fortes também são o fundamento da estratégia de mobilização do grupo ambientalista Greenpeace, notório por suas ações espetaculares que rendem imagens compartilhadas em todo o mundo. 

Eles também produzem vídeos para causar impacto, como este divulgado antes da COP26. O objetivo foi denunciar a montanha de lixo plástico enviada pelo Reino Unido diariamente a países pobres, que seria suficiente para fazer a sede do governo submergir. Enquanto o primeiro-ministro Boris Johnson fala sobre os compromissos ambientais do país, o lixo se acumula sobre ele. 

MediaTalks na COP26

Para este especial, o MediaTalks reuniu um time de correspondentes internacionais, que compartilham a visão única de quem vive e conhece profundamente cada país: Cláudia Wallin, baseada na Suécia; Márcia Carmo, na Argentina; Fernanda Massarotto, na Itália; Silvana Mautone, nos EUA; Liz Rezende, na Austrália. E escrevendo sobre a Índia colaboram a dupla Florência Costa e Shobhan Saxena.

Entre os entrevistados estão o publicitário Washington Olivetto, que analisa a participação do Brasil e conta uma história curiosa da primeira COP, no Rio de Janeiro; e Claudio Augusto, diretor do Observatório do Clima, para quem o Itamaraty ajudou a proteger a imagem do país. 

Robert Haigh, diretor de Estratégia e Insight da consultoria britânica Brand Finance, fala sobre como as marcas terão que mudar de atitude diante de consumidores mais conscientes.

O papel da imprensa foi analisado por Mark Herstgaard, diretor da coalizão global de jornalismo Covering Climate Now, e por Emmauel Colombié, diretor da Repórteres Sem Fronteiras para a América Latina, que chama a atenção para os riscos a que profissionais de imprensa que cobrem questões ambientais na região estão submetidos. 

Um dos principais temas é o avanço das fake news sobre o aquecimento global, apontando como teorias conspiratórias estão unindo dois grandes medos: o da Covid e o das mudanças climáticas. 

Mostramos ainda como anunciantes e marcas de consumo estão se preparando para atender aos anseios de consumidores mais exigentes, conscientes dos riscos ambientais causados pelos produtos que consomem. E cada vez mais pressionados por ativistas, sobretudo os jovens inspirados pela sueca Greta Thunberg.

Além das matérias na edição, o especial tem links para matérias complementares sobre pesquisas de comportamento de hábitos e de consumo e sobre os anseios a respeito do futuro do planeta, abordando temas como a eco-ansiedade e a influência dos jovens ativistas. 

Acesse a edição completa do MediaTalks Especial COP26 aqui