Londres – O Nature Photographer of the Year, concurso de fotos da natureza que celebra a beleza do mundo natural e os riscos enfrentados pelo meio ambiente, anunciou os vencedores de 2021 em 14 categorias. 

Fotógrafos de todo o mundo documentaram cenas de paisagens, animais e plantas. Há desde espécies ferozes, como lobos e leopardos, a inofensivas lagartas e caracóis. Ou contraste da fúria de um vulcão em brasa com a delicadeza de uma floresta envolva em teias de geada. E ainda uma série mostrando que os esquilos também amam e odeiam. 

Este ano o concurso não teve nenhum vencedor brasileiro, mas eles brilharam em outros prêmios internacionais de fotos da natureza no ano passado.

 Fotos da natureza ajudam conservação 

Todos os anos, o Nature Photographer of the Year doa parte da receita obtida com inscrições e patrocínios a projetos ambientais. 

“Fazemos questão de devolver algo à natureza”, diz um dos criadores do prêmio, o holandês Lesley de Beer.

 “A natureza nos traz muita diversão, relaxamento e inspiração, mas está ameaçada por causa do declínio da biodiversidade, da superexploração dos recursos naturais, dos resíduos plásticos e das mudanças climáticas.  

“Queremos ajudar proteger a Mãe Terra, que tanto precisa da nossa ajuda.”

A melhor foto da natureza em 2001

Migração de inverno, por Terje Kolaas

A imagem de uma revoada de gansos foi a vencedora geral do prêmio, e ficou com o primeiro lugar na categoria aves.

O autor entende do assunto. Terje Kolaas, norueguês,  é observador de pássaros desde os 12 anos e fotógrafo de pássaros desde os 13.

Além de fotografar pássaros, gravar sons de pássaros e observar pássaros, ele ensina identificação de pássaros na Universidade Nord  e trabalha para a inspetoria da natureza norueguesa (SNO), além de manter uma empresa de turismo de observação de aves. 

A foto campeã foi feita com um drone, permitindo que a câmera se tornasse “parte do bando”, no que virou a foto dos sonhos de Kolaas. 

Terje Kolaas – Migração de inverno

“Durante nevascas raras para o  final de abril de 2020, percebi que a foto dos meus sonhos estava ao meu alcance, com a chance de fotografar os gansos no ar contra uma paisagem de neve pura e limpa.

Posicionei-me próximo a um campo onde sabia que os gansos se alimentariam regularmente e esperei por eles ali. Assim que ouvi gansos chegando, decolei com o drone e esperei por eles no ar. “

Confira as outras fotos da natureza do concurso este ano

Trabalhos premiados e que ficaram em segundo lugar, com as explicações dos fotógrafos sobre as cenas capturada. 

Viagem de pesca ao amanhecer, por Miquel Angel
Miquel Angel Artús Illana – Viagem de pesca ao amanhecer

“Um grupo de pinguins de Magalhães (Spheniscus magellanicus) sai para o mar no início da manhã, assim que o sol nasce no horizonte. Eles vão passar o dia inteiro pescando e comendo no mar. Quando retornarem, terão que alimentar seus filhotes famintos, que os aguardarão na praia.

A foto foi feita nas Ilhas Nec – Saunders – Islas Malvinas, onde durante cinco dias estive isolado com um pequeno grupo de fotógrafos, apenas na companhia de pinguins, ostras,  pássaros e mamíferos.

Como a melhor luz era ao nascer do sol, parei em uma pequena colina às cinco da manhã e esperei os pinguins aparecerem em grupos, como costumam fazer. A luz e a paisagem fizeram o resto.”


Fotos de mamíferos 

Silverbach Chimanuka, por Josef Friedhuber 
Silverbach Chimanuka – Josef Friedhuber

“A foto foi tirada no Parque Nacional Kahuzi-Biega na República Democrática do Congo, perto do Lago Kivu. Existem dois grupos de gorilas das planícies orientais no parque. Chimanuka é o líder de um grupo com cerca de 20 indivíduos.

Ele tem cerca de 35 anos pesa mais de 240 quilos. 

De repente, ele saiu do mato cerca de 5 metros à minha frente, batendo no peito e mostrando seu comportamento impressionante. Fiquei assustado e caí em um arbusto. 

Enquanto caía, tirei a foto. Ela ficou fora de foco por causa do movimento. Chimanuka parou na frente do nosso grupo e nada aconteceu. Então ele se virou e subiu em uma árvore para proteger suas mulheres e filhos.


Jovem Lobo (Canis Lupus), por Aare Udras
Aare Udras – Jovem Lobo (Canis Lupus)

“Adoro fotos da natureza que mostrem o estilo de vida das espécies em seu habitat natural. 

Como a fotografia tem tudo a ver com luz, a iluminação é um fator chave para essas fotos. Nesse caso foi fundamental, pois a maior parte da atividade do predador acontece na escuridão.

O Lobo (Canis Lupus) é um animal inteligente, com sentidos extremamente bem desenvolvidos. Ele também aprendeu a compreender as atividades humanas.”


Fotos de outros animais

Caminhando na erva-doce, por Ruben Perez Novo 
Ruben Perez Novo – Caminhando entre erva-doce

“A machaon é uma das borboletas diurnas mais bonitas da Europa. Elas têm uma grande envergadura em relação a outras borboletas da Europa. Infelizmente, uma consequência de sua beleza é que as espécies são muito procuradas por colecionadores. 

A lagarta desta borboleta, a que aparece na foto, também chama a atenção por sua cor em verde e amarelo com listras pretas e pontas laranja. Essas lagartas são muito comuns entre os fungos (Foeniculum vulgare) ,que adoram se alimentar da planta.”


Lento mas seguro, por Ruben Perez Novo
Ruben Perez Novo – Lento mas seguro

” Tive a ideia de fazer essa foto assim que encontrei este pequeno caracol caminhando por entre folhas secas no chão. Quando vi a concha semitransparente do caracol  percebi uma luz de fundo forte. As folhas secas também translúcidas foram perfeitas para ajudar na composição.

Peguei três folhas do chão e arrumei-as com uma composição interessante, usando uma pinça flexível. Atrás deles, posicionei dois flashes iluminados com difusores. Depois de fechar o diafragma e ajustar o ISO e a velocidade, ajustei a potência e a distância dos flashes para uma obter boa iluminação. Por fim, esperei até que o caracol passasse por um local interessante para a foto.”


Fotos de Plantas e Fungos
Calor de Gelo, por Rupert Kogler
Rupert Kogler – Calor de gelo

“Perto da minha cidade natal, Linz, na Áustria, há uma colina parcialmente coberta por belas florestas. Como no final do outono costuma haver neblina forte ,muitas vezes subo a colina esperando pela luz do sol acima da camada de nuvens.

Procuro especialmente as áreas onde o sol e a neblina se fundem na floresta, principalmente quando as temperaturas estão abaixo de zero e a névoa cria padrões hipnotizantes de geada nos galhos das árvores.” 


Ouro comestível do Ártico, por Audun Rikardsen
Audun Rikardsen – Ouro comestível do Ártico

“Cloudberries são uma planta boreal, ocorrendo naturalmente em todo o hemisfério norte. Na Europa, eles crescem principalmente nos países nórdicos, onde são uma iguaria muito conceituada, muitas vezes chamada de ouro comestível do Ártico. 

Antigamente as pessoas protegiam seus frutos de todas as maneiras possíveis em suas propriedades –  e sempre mantinham em segredo onde poderiam encontrá-los. Hoje ainda é assim, mas geralmente de uma forma mais civilizada do que em outros tempos.

Adoro o sabor dessas frutas, minhas favoritas, e todas foram comidas depois que a foto foi tirada!”


Fotos de Paisagem

Covil do dragão, por Denis Budkov
Denis Budkov – Covil do dragão

“A foto mostra a erupção do vulcão mais alto e ativo do parque natural Kamchatka “Klyuchevskoy”, na Rússia. O parque fica próximo à estação sísmica “Apakhonchich”. 

A nuvem lenticular acima do topo do vulcão iluminada por lava quente cria a impressão de que um dragão cuspidor de fogo está sentado no topo, sob as nuvens.”


A proa, por Andrea Pozzi
Andrea Pozzi – A proa

“Puna, na Argentina, é um alto planalto desértico, onde estão algumas das paisagens desérticas mais surreais do planeta.

Uma delas é o “Campo de Piedra Poméz”, um enorme labirinto de pedra-pomes branca, resultado de uma explosão vulcânica que espalhou cinzas e destroços imediatamente cristalizados.”


Fotografia Subaquática

Vermelho em vermelho, por Georg Nies
Georg Nies – Vermelho em vermelho

“Fotografar cavalos-marinhos pigmeus é extremamente difícil. Eles são muito pequenos; raramente maiores do que 2 centímetros. Mas, acima de tudo, estão muito bem camuflados e difíceis de encontrar nas gorgônias em que vivem.”

Golfinhos em casa, por Dmitry Kokh
Dmitry Kokh – Golfinhos em casa

“Sataya Reef,  ou casa dos golfinhos, no Mar Vermelho, é um dos melhores lugares do mundo para nadar com golfinhos no habitat natural.

Passei o dia todo com eles na água, e esse foi com certeza um dos melhores dias da minha vida.”


Célula de gelo, por Gheorghe Popa
Gheorghe Popa – Célula de gelo

“Célula de gelo é uma das imagens da minha série de fotos do projeto Anatomia do Gelo 2021.

São fotos aéreas do Lago Cuejdel na Romênia durante o inverno, quando ele está completamente congelado. A neve fresca e as rachaduras no gelo criam essas formas que lembram neurônios ou células.”

Herói, por Juan Ahumada
Juan Ahumada – Herói

“O agave é uma planta nativa da América do Norte, perfeitamente adaptada ao ambiente mediterrâneo.

Esta espécie tem um ciclo de vida peculiar: floresce apenas uma vez na vida, desenvolvendo um enorme caule florido para depois morrer. Durante o crescimento, as folhas dobram para baixo e às vezes causam uma rachadura na folha.

Encontrei essa ferida em uma das folhas. O padrão chamou minha atenção, lembrando de um olho puxado, mas não era potencialmente fotogênico. Retornei ao entardecer com minha lanterna, aproveitando as sombras e relevos e iluminando o fundo com luz quente, para dar vida ao meu herói imaginário.”


Fotos do Homem interagindo com a Natureza  

O rei do oceano, por Javier Murcia
Javier Murcia – O rei do oceano

“A foto foi feita na costa sul da Espanha, em uma pequena vila de pescadores chamada “La Azohía”.

A imagem mostra um peixe-espada juvenil (Xiphias gladius) dentro da “Almadraba”, uma antiga arte de pesca dos tempos dos romanos e fenícios, usada para capturar grandes peixes, como o atum. 

”A Almadraba” é formada por um labirinto de grandes redes colocadas em locais por onde passam os grandes peixes da família “Scombinados” para se reproduzir.

É uma arte de pesca seletiva e inofensiva, em que os pescadores lutam em igualdade de condições com os peixes grandes. 

O peixe-espada da foto nadou incansavelmente e, sentindo-se encurralado, acelerou em alta velocidade e fez curvas fechadas. “

Visitante incomum, por David Hup
David Hup – Visitante incomum

“Uma pequena cidade localizada nas montanhas dos Cárpatos, na Romênia, recebe um visitante incomum. Quando a noite cai e as ruas ficam silenciosas, os ursos tomam conta das ruas em busca de comida. 

Na Transilvânia, Romênia, há uma grande população de ursos-pardos. Como seu habitat natural vem diminuindo, eles são forçados a procurar em outro lugar. Isso acaba resultando em conflitos entre o homem e o urso.”


Fotos em Preto e Branco

Casamento branco, por Roie Galitz
Roie Galitz – Casamento branco

“A foto mostra ursos polares namorando durante um nevasca em Svalbard. O vento estava tão forte e a neve foi soprada com tanta força que quase não consegui manter minha câmera firme para enquadrar os ursos. Ficamos perdidos na nevasca por horas, sem nenhum ponto de referência ao nosso redor. 

Os ursos polares brancos no ambiente branco se misturaram perfeitamente, e eu lembrei da música de Billy Idol “White Wedding” enquanto o branco me cercava.”

Yin e Yang, por Gheorghe Pop
Gheorghe Popa – Yin e Yang

“Essa é uma foto que tirei no meio do dia, uma vista aérea do lago Cuejdel no inverno, antes da água ficar completamente congelada. Cuejdel é a maior barragem natural da Romênia.

A ideia da foto surgiu durante um inverno, quando observei as linhas criadas pelas sombras das árvores no meio do dia sobre a superfície do lago coberto de neve. Mas desta vez o lago não estava completamente coberto, o que permitiu obter este efeito Yin e Yang.”


 Retratos de animais

Leopardo preto, por William Burrard-Lucas
William Burrard-Lucas – Leopardo preto

“Panteras negras me fascinam desde a infância. Sempre foi meu sonho fotografar uma na África, mas elas são tão raras e evasivas que achei que nunca fosse conseguir.

Então eu ouvi sobre um leopardo que tinha sido avistado no condado de Laikipia, no Quênia, e sabia que essa poderia ser a oportunidade única na vida. 

No início de 2019, conversei com as pessoas que tinham visto o leopardo, e com a ajuda delas selecionei locais para minhas armadilhas fotográficas. A foto definitiva seria a que mostrasse o leopardo negro sob as estrelas.”

Último Abraço, por Roie Galitz
Roie Galitz – Último Abraço

“Uma fêmea de elefante africano morreu de causas naturais, provavelmente por idade. Um bando de leões a encontrou e desfrutou do grande banquete. De repente, uma jovem leoa aproximou-se do animal e começou a contorná-lo, movendo-se entre as patas dianteiras do elefante, de uma forma que lembra um abraço.

Uma das coisas que gosto na imagem, além da composição e da iluminação, é a experiência do espectador, que é bipolar. Esta imagem foi feita no Parque Nacional de Tarangire, na Tanzânia.”


Prêmio Especial “De Lage landen”
Raposa cruzando a ponte, por Teijgeler
Teijgeler – Raposa cruzando a ponte

“Durante a primavera, passei muitas noites na reserva Amsterdamse Waterleidingduinen, na Holanda, para procurar raposas e filhotes. Devido às visitas frequentes, aprendemos sobre o comportamento de algumas delas.

Esta raposa cruzava a ponte regularmente na primavera. Para tentar encontrar o ângulo certo para a imagem que eu tinha em mente, decidimos ir a um ponto mais alto.

A luz e a atmosfera com os patos ao fundo eram ótimas. Por fim avistamos a raposa do lado direito, verificando se era seguro atravessar a ponte. De repente ela decidiu ir – e eu consegui tirar esta foto.” 

Voando sobre um “arco-íris” pastel, por Ronald Zimmerman
Ronald Zimmerman – Voando sobre um “arco-íris” pastel

“Durante a migração de outono, muitos urubus podem ser vistos voando nas térmicas. No outono, os urubus comuns permanecem no país. Urubus comuns da Noruega e da Suécia migram para o sul e sudoeste da Europa e também para a Holanda. 

Em 2019, decidi que queria seguir uma direção diferente na minha fotografiaDurante a pandemia, passei muito tempo no Nationaal Park Zuid-Kennemerland, na Holanda, que virou meu “laboratório” para fazer experiências.

A exposição múltipla na câmera foi uma das novas técnicas que experimentei. Para fazer esta imagem tive que fotografar o urubu, e depois uma segunda exposição longa das árvores coloridas de outono ao redor.” 


Categoria Jovem Fotógrafo

Belo mundo, por Levi Fitze, 17 anos
Levi Fitze – Belo mundo

“Um jovem ibex alpino [espécie de cabra selvagem que vive nos Alpes] caminha por um prado. As flores no primeiro plano e o sol rompendo as nuvens no fundo conferem a esta imagem algo único. Mostram a beleza da natureza e a vida despreocupada que este jovem ibex vive durante os meses quentes de verão. 

Tenho seguido o ibex alpino várias vezes em seu belo habitat nas montanhas suíças, e quase sempre sou recompensado com encontros fantásticos com esses animais enormes.”

Contemplação, por Gergő Kártyás, 16 anos
Gergő Kártyás – Contemplação

Fiz a foto na pequena aldeia de Döröske, Hungria, na floresta do nosso quintal. Eu tirava fotos dos pássaros que estavam escolhendo companheiros e se mudando para as gaiolas que eu havia feito para eles, quando ouvi um leve barulho.

Foi nesse momento que vi um besouro vagando de uma árvore para outra. Imediatamente mudei meu foco.” 


Série fotográfica
Variações emocionais, por Lea Lee Inoue

“Vários anos atrás, quando me mudei para a base das Superstition Mountains, no Arizona (EUA), notei uma família de esquilos terrestres de cauda redonda.

Resolvi fotografá-los, na esperança de mostrar que esses animais também pensam, sentem e têm emoções. As pessoas pensam que cães e gatos são os únicos animais que têm sentimentos.

Será que as pessoas pensam assim porque a observação é mais fácil com um animal de estimação?”

Lea Lee Inoue – Variações emocionais

Lea Lee Inoue – Medo e Necessidade

undefined