Londres – A imagem do olhar penetrante e desafiador de uma cobra em close feita por um brasileiro foi um dos destaques entre os vencedores do concurso internacional de fotos da natureza Wiki Loves Earth.

Rafael Menegucci, de São Paulo, teve três fotos selecionadas na etapa nacional do concurso, que recebeu em 2021 mais de 64 mil trabalhos enviados por fotógrafos de 34 países.

O retrato da serpente Papa Lesmas (Dipsas Albifrons) feito no Parque Estadual Serra do Mar, em São Paulo, foi escolhido como uma das três melhores imagens do ano no mundo pelo júri internacional.

Fotos da natureza entram no catálogo da Wikipedia 

O Wiki Loves Earth tem como objetivo aumentar o acervo de fotografias para artigos e projetos da enciclopédia online. 

Os participantes documentam reservas naturais, áreas de conservação, parques nacionais e a flora e fauna de seus países.

Fotógrafo premiado é especializado em natureza 

Rafael Menegucci é biólogo e fotógrafo de natureza.

Ele tem sete anos de experiência em registro de animais e flora silvestre em ambientes naturais, e se especializou na macrofotografia de répteis e anfíbios. 

Foto: perfil Instagram

A Papa Lesmas (Dipsas Albifrons) que ele fotografou é um tipo de cobra delgada, de pequeno a médio porte, com comprimento máximo de 60 cm. A espécie é encontrada no sul do México, América Central e América do Sul.

WLE 2021 – Rafael Menegucci

Além da imagem vencedora, mais duas fotos de natureza feitas por Menegucci foram selecionadas na etapa brasileira, ambas retratando espécies que vivem no Parque Estadual da Serra do Mar. 

Uma delas mostra um sapo de chifres (Proceratophrys belzsebul), que assim como a cobra, resolveu encarar a lente do fotógrafo. 

WLE 2021 – Rafael Menegucci

O mesmo fez a perereca marsupial (Fritiziana_mitus), com olhos brilhantes e meio disfarçada na paisagem verde. 

WLE 2021 – Rafael Menegucci

Leia também 

Wasteminster: vídeo do Greenpeace critica exportação de lixo plástico


Veja as outras fotos de natureza premiadas no concurso 

Categoria macro/close-up

1º. Lugar, por Maria Obidina, Rússia

A foto mostra uma espécie de caracol (Arianta arbustorum) na flor Taraxacum, conhecida como dente-de-leão. Foi feita na Floresta de Ropsha, em Leningrado.

WLE 2021 – Maria Obidina

2º. Lugar, por Domzjunior, Filipinas

A imagem colorida permite ver detalhes surpreendentes do pássaro-sol-de-garganta-marrom, fotografado no Parque Natural de Mapawa.

“Pássaros- solares-de-garganta-marrom são vistos em terras altas se alimentando de néctar. Os machos têm essas cores maravilhosas que chamam a atenção, principalmente no seu habitat colorido e rodeado de flores”.     

WLE 2021 – Domzjunior

4º. Lugar, por Andrea Fabiani, Itália

A foto mostra uma aranha da espécie Carrhotus xanthogramma e foi tirada na Reserva Natural Acquerino Cantagallo, na província de Prato.

Essas aranhas termofílicas preferem ambientes ensolarados e quentes e podem ser encontradas principalmente em arbustos e troncos de árvores.

WLE 2021 – Andrea Fabiani

5º. Lugar, por Mildeep, Nepal

O fotógrafo teve três fotos selecionadas no 5º., 7º. e 8º. lugares, todas feitas no Parque Nacional de Chitwan, Patrimônio Mundial da UNESCO.

O parque está localizado no sopé do Himalaia e é um dos poucos vestígios intactos da região de ‘Teari’, que anteriormente se estendia pelas fronteiras entre Índia e  Nepal. O local é um paraíso para os amantes da fotografia de natureza devido à riqueza de sua fauna e flora. 

Na foto, um besouro (Aulacophora indica) espia pelo buraco da folha de uma árvore (Alnus nepalensis).  Os besouros adultos fazem buracos nas folhas das plantas hospedeiras enquanto se alimentam, e se camuflam em seus orifícios.

WLE 2021 – Mildeep

6º. Lugar, por Byrdyak, Ucrânia

A foto mostra três cervos fêmeas (Cervus nippon) no Parque Natural das Montanhas Kremenets, no oeste da Ucrânia.

O cervo sika, também conhecido como cervo malhado ou cervo japonês, é uma espécie nativa de grande parte do Leste Asiático e foi  introduzido em outras partes do mundo.

WLE 2021 – Byrdyak

 Leia também

Ternura dos chimpanzés, armadeira brasileira e mais: fotos de natureza premiadas pelo Museu de História Natural de Londres


7º. Lugar, por Mildeep, Nepal

O pássaro tecelão, Baya Weavers (Ploceus philippinus), é conhecido por seus ninhos cuidadosamente tecidos.

Esses ninhos pendulares são construídos com longas tiras de folhas de arroz, gramíneas ásperas e longas tiras arrancadas das folhas das palmeiras. A foto foi tirada no Parque Nacional de Chitwan.

WLE 2021 – Mildeep

8º. Lugar, por Mildeep, Nepal

A terceira foto de natureza de autoria de Mildeep mostra um pombo selvagem voando em um dia chuvoso no mesmo parque. 

WLE 2021 – Mildeep

9º. Lugar, por Stephan Sprinz, Alemanha

A imagem em tons avermelhados mostra uma rã (Rana temporária) em cima de folhas de faina.

Ela foi feita no parque Pfälzerwald (Parque Natural da Floresta do Palatinado), que fica ao sul da Renânia-Palatinado, na  fronteira com a França.

O parque cobre uma área de 177.100 hectares e inclui a antiga área de preservação da paisagem da Rota do Vinho Alemã, que se estende da extremidade leste do parque natural à planície do rio Reno.

WLE 2021 – Stephan Sprinz

10º. lugar, por Srivath, Emirados Árabes Unidos

O flamingo (Phoenicopterus roseus) em pleno voo teve sua imagem capturada no santuário de vida selvagem de Ras Kohr, em Dubai. O local atrai um grande número de aves migratórias.

WLE 2021 – Srivath

Leia também 

Covid e clima: nem a pandemia conseguiu desbancar crise ambiental como maior ameaça ao mundo


Fotos de paisagem  

1º lugar, por Luís Afonso, Portugal

Pôr-do-sol na Praia do Abano, no Parque Natural Sintra-Cascais. O local é um dos 13 parques naturais de Portugal e cobre uma área de aproximadamente 145 Km².

O parque integra a Serra de Sintra e estende-se até a costa e ao Cabo da Roca, ponto mais ocidental da Europa continental.

WLE 2021 – Luís Afonso

2º. Lugar, por Dario Brollo, Itália

Paisagem e árvores do Parque Agrícola do Sul, ainda envoltas pela névoa da manhã logo após o nascer do sol, parecendo quase emergir das águas. O parque fica perto de Rosate, na Itália.

WLE 2021 – Dario Brollo

 Leia também

Apocalipse do planeta: cientistas mantêm o ‘Doomsday Clock’ a 100 segundos para a meia-noite


3º. Lugar, por Ojos, Grécia

A vista do lago Stymphalia foi capturada durante um passeio matinal com um autêntico barco dos velhos tempos.

O Lago Stymphalia é um habitat importante para um número significativo de espécies ameaçadas, incluindo águias e outras aves de rapina, além de garças, íbis, perdizes e andorinhas-do-mar.

WLE 2021 – Ojos

4º. Lugar, por Engin Tavh, Turquia

A imagem mostra um ângulo misterioso do Zilkale, um castelo medieval localizado no Vale Fırtına (Vale da Tempestade) que fica dentro das Montanhas Pônticas.

O castelo está localizado na área de proteção ambiental de Kaçkar Dağları Millî Parkı.

WLE 2021 – Engin Tavh

5º. Lugar, por Adyagustian, Indonésia

O Monte Merapi, localizado na fronteira de Java Central e da região especial de Yogyakarta, tem uma altitude de 2.930 metros acima do nível do mar.

Ele está em erupção há mais de um ano. A emissão de lava incandescente pode acontecer dezenas de vezes por dia. A lava pode deslizar por mais de dois quilômetros.

WLE 2021 – Adyagustian

Fotos de natureza premiadas na Etapa Brasil 

Os vencedores da etapa nacional de cada país concorreram nas duas categorias da competição internacional. Aqui estão as que competiram com as melhores do mundo.

Robson de Oliveira,  Minas Gerais

Sol entre nuvens no Parque Nacional da Serra do Gandarela, Minas Gerais

WLE 2021 – Robson de Oliveira

Cachoeira no Parque Nacional da Serra do Gandarela, Minas Gerais.

WLE 2021 – Robson de Oliveira

Matheus Hobold Sovernigo, Maranhão

Sol na área de Proteção Ambiental da Foz do Rio das Preguiças, Lençois Maranhenses.

WLE 2021 – Matheus Hobold Sovernigo

João D’Andretta, São Paulo

Praia de Toque-Toque Grande. A imagem foi capturada com uso de um drone na área de Proteção Ambiental da Marinha no Litoral Norte, em São Sebastião.

WLE 2021 – João Paulo Marques D’Andreatta

Sandro Stéfano Sá Azevedo, Sergipe

Dunas na Reserva Biológica de Santa Isabel em Pacatuba, Pirambu.

WLE 2021 – Sandro Stéfano Sá Azevedo

Thomas Fuhmann, São Paulo

A imagem mostra o Mycena, uma espécie de cogumelo bioluminescente encontrado na área de Proteção Ambiental Quilombos do Médio Ribeira em Barra do Turvo (SP), Eldorado (SP) e Iporanga (SP).

tWLE 2021 – Thomas Fuhmann/Snowmann Studio

Charles J. Sharp, Mato Grosso do Sul

A onça (Panthera onca palustris) em estado de alerta foi fotografada às margens do Rio Piquiri, no Parque Estadual Encontro das Águas.

WLE 2021 – Charles J. Sharp

Leia também

https://mediatalks.uol.com.br/2021/12/09/novo-relatorio-sobre-a-cop26-analisa-repercussoes-da-conferencia-da-onu-em-sete-paises-incluindo-o-brasil/