LondresA premiação de fotografia da natureza do Museu de História Natural de Londres em 2021, cujos vencedores foram anunciados no dia 12 de outubro, traz imagens que destacam tanto o mistério da criação da vida quanto a magia que um clique do cotidiano de um animal pode conter.

Após uma seleção entre mais de 50 mil participantes de 95 países, o destaque do Wildlife Photographer of the Year este ano foi para uma imagem que registrou o período de reprodução das garoupas na Polinésia Francesa, espécie ameaçada pela pesca predatória. 

A foto chama-se Criação, e foi feita pelo francês Laurent Ballesta. Venceu na categoria Foto Subaquática. 

Durante cinco anos, Laurent e sua equipe visitaram a lagoa onde a imagem foi capturada, mergulhando dia e noite para ver a desova anual de garoupas camufladas. 

A desova ocorre por volta da lua cheia em julho, quando até 20 mil garoupas se reúnem em Fakarava, em um estreito canal que liga a lagoa ao oceano. A sobrepesca ameaça a espécie, mas neste local os peixes são protegidos dentro de uma reserva da biosfera.

“O vencedor do grande título deste ano revela um mundo subaquático escondido, um momento fugaz de comportamento animal fascinante que poucos já testemunharam”, afirma o diretor do museu, Doug Gurr, sobre a imagem das garoupas.


Jovem fotógrafo do ano

Na categoria Jovem Fotógrafo, um menino de 10 anos levou um dos prêmios com de um clique impressionante de uma aranha e sua teia.

Explorando seu parque temático local, o indiano Vidyun R Hebbar  encontrou uma teia de aranha em uma fresta na parede. A passagem de um tuk-tuk (riquixá motorizado) forneceu um pano de fundo com as cores do arco-íris para realçar a criação da aranha.

As aranhas-de-tenda são minúsculas – a da foto tinha pernas medindo menos de 15 milímetros. Elas tecem cúpulas de malha quadrada não pegajosas, rodeadas por redes emaranhadas de fios que tornam difícil para a presa escapar. Em vez de tecer novas teias todos os dias, consertam as existentes.

A dra. Natalie Cooper, pesquisadora do Museu de História Natural e membro do júri, comentou o clique da aranha:

“O júri adorou esta foto desde o início do processo de seleção. É um ótimo lembrete para olhar mais de perto os pequenos animais com que vivemos todos os dias e levar sua câmera com você para todos os lugares.

Você nunca sabe de onde virá essa imagem premiada.”


Armadeira  brasileira

E por falar em aranha, teve até uma velha conhecida dos brasileiros, a armadeira, fotografada por Gil Wizen (Israel/Canadá), vencedor na categoria Vida Selvagem Urbana. 

Depois de notar pequenas aranhas por todo o quarto, Gil olhou embaixo da cama. Lá, guardando sua ninhada, estava uma das aranhas mais venenosas do mundo, a aranha errante brasileira (ou armadeira, como é conhecida no Brasil).

Antes de devolvê-la com segurança à natureza, ele fotografou a aranha do tamanho de uma mão humana, usando a técnica de perspectiva forçada para fazê-la parecer ainda maior.

As aranhas errantes brasileiras percorrem a floresta à noite em busca de presas, como sapos e baratas. Seu veneno tóxico pode ser mortal para mamíferos, incluindo humanos, mas também tem usos medicinais.

Apesar do nome, elas ocorrem também em países da América Central, e já foram “exportadas”. Em 2015, uma delas alarmou a Inglaterra, ao ser encontrada em um cacho de bananas em um supermercado. 


Um show de fotografia de natureza 

As inscrições para a edição 2022 do concurso abrem no próximo dia 18.

Assista ao vídeo de apresentação dos vencedores, estrelado pelo apresentador da BBC e ativista ambiental Chris Packham, que mostra detalhes dos ecossistemas onde foram feitas as fotos e histórias de bastidores. O vídeo apresenta também outras fotos finalistas. 

E veja a seguir as fotografias da natureza premiadas pelo museu britânico em 2021, que serão apresentadas em uma exposição a partir do dia 15 de outubro. 


Ave cantora entre girassóis, por Andrés Luis Dominguez Blanco, Espanha
Vencedor Jovem Fotógrafo do Ano,  Categoria 11-14 anos

À medida que a luz desaparecia no final de uma tarde quente de maio, a atenção de Andrés foi atraída para uma Toutinegra melodiosa voando de flor em flor. Escondido no carro do pai, ele fotografou a ave cantora.

Toutinegras melodiosas são uma das mais de 400 espécies de pássaros canoros conhecidas como toutinegras do Velho Mundo, cada uma com um canto distinto.


Gaio escondendo a comida, por Lasse Kurkela, Finlândia
Jovem Fotógrfafo do Ano, Categoria 15-17 anos

Lasse queria dar uma noção de escala em sua fotografia do gaio siberiano, minúsculo entre a antiga floresta dominada por abetos. Ele usou pedaços de queijo para acostumar os gaios com sua câmera controlada remotamente, e para encorajá-los a fazer uma determinada rota de voo.

Gaios-siberianos usam velhas árvores como despensa. Sua saliva pegajosa os ajuda a colar alimentos como sementes, frutos, pequenos roedores e insetos no alto dos buracos e fendas da casca e entre os líquenes pendurados.


Sobras para um urso grizzly por Zack Clothier, EUA
Vencedor, Categoria Animais em seu ambiente

Zack Clothier achou que restos de chifres de alces eram o local ideal para montar uma armadilha fotográfica. Mas ao retornar, descobriu que sua montagem estava destruída. A imagem é o último quadro capturado pela câmera.

O urso grizzly, que pertence a uma subespécie de urso marrom, passa até sete meses em estado de torpor – uma forma leve de  hibernação. Emergindo na primavera, ele tem fome e consome uma grande variedade de alimentos, incluindo mamíferos.


Reflexão, por Majed Ali, Kuwait
Vencedor, Categoria Retratos de animais

Majed caminhou por quatro horas para encontrar Kibande, um gorila-da-montanha de quase 40 anos. “Quanto mais subíamos, mais quente e úmido ficava”, lembra. Quando a chuva fria começou a cair, Kibande permaneceu ao ar livre, parecendo aproveitar o banho.

Os gorilas-da-montanha são uma subespécie do gorila oriental encontrada em altitudes superiores a 1,4 mil metros em duas populações isoladas, nos vulcões de Virunga e em Bwindi. Eles estão em perigo devido à perda de habitat, doenças, caça ilegal e perturbação causada pela atividade humana.


Leia também:Google e YouTube anunciam banimento de conteúdo e anúncios que neguem mudanças climáticas


Fiandeira tricotando, por Gil Wizen, Israel / Canadá
Vencedor, categoria Comportamento de Invertebrados

Gil descobriu esta aranha sob uma casca solta. Qualquer perturbação poderia tê-la feito abandonar seu projeto, e ele tomou cuidado. “A ação das fiandeiras me lembrou o movimento dos dedos humanos ao tricotar”, diz Gil.

Essas aranhas são comuns em pântanos e florestas temperadas do leste da América do Norte. Mais de 750 ovos já foram registrados em um único saco. As aranhas pesqueiras carregam seus sacos de ovos com eles até que os ovos eclodam e os filhotes se dispersem.


Momento íntimo, por Shane Kalyn, Canadá
Vencedor, categoria Comportamento de Pássaros

Era o meio do inverno, o início da temporada de reprodução dos corvos. Shane deitou no chão congelado usando a luz fraca para capturar os detalhes da plumagem brilhante dos corvos contra a neve contrastante para revelar este momento íntimo.

Os corvos provavelmente acasalam para o resto da vida. Este casal trocou presentes – musgo, gravetos e pequenas pedras – e se enfeitou. Fizeram serenatas um para o outro com sons suaves para fortalecer seu vínculo de casal.


Batendo cabeça, por Stefano Unterthiner, Itália
Vencedor, categoria Comportamento de Mamíferos

Stefano seguiu essas renas durante o cio. Assistindo à luta, ele se sentiu o cheiro, o barulho, o cansaço e a dor. As renas chocaram-se com os chifres até que o macho dominante (esquerda) expulsou seu rival, garantindo a oportunidade de procriar.

As renas estão espalhadas pelo Ártico, mas esta subespécie ocorre apenas em Svalbard. As populações são afetadas pelas mudanças climáticas. O aumento das chuvas torna o solo congelado, impedindo o acesso às plantas que, de outra forma, ficariam sob a neve fofa.


Onde os gigantes se reproduzem por João Rodrigues,Portugal
Vencedor, categoria Comportamento de anfíbios e répteis

João Rodrigues foi surpreendido por uma dupla de salamandras de costelas afiadas na floresta inundada. Foi sua primeira chance em cinco anos de mergulhar neste lago, pois ele só surge em invernos de chuvas excepcionalmente fortes, quando os rios subterrâneos transbordam. O fotógrafo teve uma fração de segundo para ajustar as configurações da câmera antes que as salamandras se afastassem.

Encontradas na Península Ibérica e no norte de Marrocos, as salamandras com nervuras afiadas têm o nome de sua estratégia de defesa. Eles usam suas costelas pontiagudas como armas, perfurando sua própria pele e pegando secreções venenosas, que são em seguida aplicadas no oponente. 


Leia também |

Protesto em Londres cobra da família real britânica, maior proprietária de terras do país, o reflorestamento de suas áreas

 

Deslumbrado, por Alex Mustard, Reino Unido
Vencedor, Categoria Arte Natural

Alex disse que sempre quis capturar esta imagem de um peixe-cachimbo jovem, mas normalmente só encontrava adultos mais escuros em estrelas de penas iguais. Sua imagem transmite a confusão que um predador provavelmente enfrentaria ao encontrar este caleidoscópio de cores e padrões.

As cores fortes significam que ele pousou no recife de coral nas últimas 24 horas. Em um ou dois dias, seu padrão de cor mudará.


Colapso do berçário, por Jennifer Hayes, EUA
Vencedor, Categoria Panorâmica de Oceano 

Após uma tempestade, foram necessárias horas de busca por helicóptero para encontrar esse bloco de gelo, usado como plataforma de nascimento de focas-harpa. 

Todo outono, as focas-harpa migram para o sul do Ártico para seus criadouros, atrasando o nascimento até que o gelo marinho se forme. As focas dependem do gelo, o que significa que o número futuro da população provavelmente será afetado pelas mudanças climáticas.


Ricas reflexões, por Justin Gilligan, Austrália
Vencedor, Categoria Plantas e Fungos

No recife tropical mais ao Sul do mundo, Justin queria mostrar como o manejo humano cuidadoso ajuda a preservar esta vibrante selva de algas marinhas. Com apenas uma janela de 40 minutos com as condições da maré ideais, ele levou três dias para obter a imagem.

O impacto das mudanças climáticas, como o aumento da temperatura da água, está afetando os corais em uma taxa cada vez maior. As florestas de algas marinhas sustentam centenas de espécies, capturam carbono, produzem oxigênio e ajudam a proteger as linhas costeiras.


Estrada para a ruína por Javier Lafuente, Espanha
Vencedor, Categoria Pântanos, Fotos Panorâmicas

Ao manobrar seu drone e inclinar a câmera, Javier lidou com os desafios da luz do sol refletida pela água e as condições de luz em constante mudança. Ele capturou as piscinas em cores planas, variando de acordo com a vegetação e o conteúdo mineral.

Dividindo a área pantanosa em duas, a estrada foi construída na década de 1980 para dar acesso a uma praia. O pântano das marés é o lar de mais de cem espécies de pássaros, com águias-pescadoras e abelharucos entre os muitos visitantes migratórios.


Leia também: Facebook passa a barrar anúncios de venda de terras protegidas da Amazônia em suas redes sociais

 
 

Elefante na Sala, por Adam Oswell, Austrália
Vencedor, Categoria Fotojornalismo

Embora essa apresentação de um elefante posando para fotos tenha sido promovida como atividade educacional e exercício para o  animal, Adam ficou perturbado com a cena. As organizações preocupadas com o bem-estar dos elefantes em cativeiro vêem situações como esses como exploratórias, porque incentivam o comportamento não-natural dos bichos. 

O turismo de elefantes aumentou em toda a Ásia. Na Tailândia, agora há mais elefantes em cativeiro do que na natureza. A pandemia da Covid-19 causou o colapso do turismo internacional, fazendo com que os santuários de elefantes ficassem lotados de animais que não podiam mais ser cuidados por seus donos.


O toque de cura, do cuidado comunitário, por Brent Stirton, África do Sul
Vencedor, Categoria Stories Fotojornalismo 

A diretora do centro de chimpanzés está sentada com um animal recém-resgatado, apresentando-o aos outros. Jovens chimpanzés recebem cuidados individuais para aliviar seus traumas psicológicos e físicos.

Esses chimpanzés têm sorte. Menos de um em cada dez é resgatado depois de ver os adultos de seu grupo serem mortos por caçadores em busca de sua carne. A maioria passou fome e sofrimento.

Muitas pessoas em todo o mundo dependem da carne de animais selvagens – carne de caça – para obter proteína, bem como garantir sua fonte de renda. A caça de espécies ameaçadas de extinção, como os chimpanzés, é ilegal, mas ocorre com muita frequência. 

As fotografias de Brent documentam o trabalho do Centro de Reabilitação de Primatas Lwiro, que resgata e reabilita primatas órfãos devido à caça ilegal. Muitos funcionários são sobreviventes de um conflito militar na República Democrática do Congo. Trabalhar no centro ajuda na sua própria recuperação.


Tempo frio, por Martin Gregus, Canadá / Eslováquia
Vencedor, Categoria Portfólio de Estrela em Ascensão

Em um dia quente de verão, duas fêmeas de urso polar foram às águas rasas entre as marés para se refrescar e brincar. Martin usou um drone para capturar esse momento. Para ele, a forma de coração simboliza a aparente afeição de irmãos entre eles. “E é o amor que nós, como pessoas, devemos ao mundo natural”.

Martin passou três semanas em seu barco usando várias técnicas para fotografar ursos polares ao redor da Baía de Hudson. Os ursos polares são solitários e, embora vivam no gelo marinho, podem se dispersar por vastas áreas. Chegando à costa no verão, eles vivem principalmente de suas reservas de gordura. Com menos pressão para encontrar comida, tornam-se muito mais sociáveis. Embora não quisesse diminuir sua situação em face da mudança climática, Martin queria mostrar os ursos polares sob uma ótica diferente.


Cara a cara no Planeta Tanganica, por Angel Fitor, Espanha
Vencedor, Prêmio de Portfólio

Angel Fitor oferece uma visão íntima da vida dos peixes ciclídeos no Lago Tanganica. Dois peixes ciclídeos machos lutam mandíbula a mandíbula por uma concha de caracol. Dentro da concha meio enterrada está uma fêmea pronta para botar ovos. Por três semanas, Angel monitorou o leito do lago em busca de tais disputas. 

O ato de morder e empurrar dura até que o peixe mais fraco ceda. A luta acabou em segundos, mas durou apenas o tempo suficiente para que Angel conseguisse sua imagem premiada.

O Lago Tanganica é o mais antigo dos Grandes Lagos da África Oriental, é o lar de mais de 240 espécies de peixes ciclídeos. Cada um tem uma forma corporal, tamanho e comportamento únicos para preencher todo tipo de nicho ecológico. Mas apesar de estar repleto de vida, este incrível ecossistema está sob ameaça. 

Angel trabalhou com ciclídeos por duas décadas, enfrentando difíceis condições de mergulho para fotografar seu comportamento. Recentemente, o escoamento químico da agricultura, esgoto e superexploração pelo comércio não regulamentado de peixes ornamentais levaram algumas populações de ciclídeos à extinção.