A tecnologia e a sustentabilidade da mídia como paralelos para o futuro do jornalismo digital serão o foco da Conferência Hemisférica sobre Mídia e Serviços Digitais da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP, na sigla em espanhol).

O SIPConnect 2022 começa na terça-feira, 15 de março, às 9h (horário de Brasília), com transmissão de Miami às 10h (horário local). A inscrição é gratuita para veículos e jornalistas, membros e não membros da SIP.

O encontro vai debater as novas tecnologias que causam impacto no jornalismo e a crise do setor agravada pela pandemia. A mensagem para todos os meios de comunicação, de qualquer tamanho ou alcance, é que não há tempo a perder diante desses desafios.

Jornalismo digital no metaverso é tema de palestra

A abertura do evento será feita por Ernesto Kraiselburd, diretor digital do jornal argentino El Día e presidente do Instituto de Imprensa da SIP; Martha Ramos, presidente da Comissão de Internet da SIP e diretora da Organização Editorial Mexicana (OEM), a maior rede de jornais da América Latina, e pelo o diretor executivo da SIP, Ricardo Trotti.

A palestra inicial será apresentada por Raymond Soto, diretor de tecnologias emergentes da USA Today Network.

Na sequência, o jornalista e analista de mídia digital Mauricio Cabrera e o jornalista espanhol Antonio Lorenzo, do elEconomista, apresentarão as oportunidades que o metaverso, a grande aposta de Mark Zuckerberg, traz como um novo meio que quer personalizar ao máximo as experiências nas redes sociais.

O primeiro dia do SIPConnect 2022 continuará com um painel de dois empreendedores que atuam em novos desenvolvimentos de inteligência artificial para a imprebsa e outras indústrias: David Llorente, da Narrativa, no Vale do Silício, na Califórnia, e Ernesto Cambursano, da Data Factory, da Argentina .

Em seguida, uma apresentação da plataforma NowNaw, que é uma sinergia de televisão, rádio e mídia digital, será feita por seu fundador, Hongbin-Bob XIA, ex-engenheiro de software do TikTok. Ele estará acompanhado do ex-presidente da Bolívia, Tuto Quiroga.

Ao final do dia, Mauricio Cabrera e o diretor de inovação do jornal argentino La Nación, Ernesto Martelli, falarão sobre o conceito de Web 3.0 e suas repercussões para a mídia profissional.

Métricas, NFT e novas plataformas renovam jornalismo digital

Na quarta-feira, 16 de março, o dia começará na SIPConnect 2022 com uma apresentação das novas ferramentas de medição de audiência em tempo real do Google. Os palestrantes serão Amy Adams Harding e Anntao Díaz, executivos da empresa de tecnologia.

Os próximos dois segmentos serão dedicados a explorar o tema dos jogos e e-sports como geradores de grandes audiências para o jornalismo digital. Primeiro, Ernesto Kraiselburd entrevistará Iván Fernandez Lobo, da Gamelab, ​​e depois falará o especialista em e-sports da Infobae, Aye Zabaleta.

Como estudo de caso de assinaturas digitais, os executivos do jornal peruano El Comercio, Erika Johana Zamudio e Gonzalo Reátegui Otero, farão uma apresentação, seguidos por Carlos Andrés Ardila, da Protecmedia, que reforçará o tema da estratégia “smart data” para a imprensa.

Leia também

Após multa de € 500 milhões, Google vai remunerar jornais na França por exibição de conteúdo

O último dia do evento terá Mike Blinder, diretor da revista Editor & Publisher, que apresentará 10 cases de diretores de mídia norte-americanos que estão tendo sucesso em seus esforços.

A diretora geral da Prisa Audio, María Jesús Espinosa de los Monteros, falará sobre a estratégia de produção que fez da Prisa a maior produtora de conteúdo de áudio em espanhol.

Ao meio-dia, o brasileiro Eduardo Tessler, da Mídia Mundo, falará sobre estratégias de receita de audiência para obter renda além da publicidade.

Ele será seguido por Javier Cabedo e Alonso Coello, criadores de uma nova plataforma de notícias digitais. A seguir, Ignacio Crocco e Braian Greno, da empresa argentina Wiper, falarão sobre NFT, a nova tecnologia blockchain que revolucionou a compra e venda de objetos de valor na web e que também abre novos horizontes para o jornalismo digital.

Por fim, Adrián Pino, do Projeto Desconfío, falará sobre indicadores de qualidade de notícias para proteger o valor da informação de qualidade na mídia. Para encerrar a conferência, Ricardo Trotti apresentará os resultados da pesquisa “O estado da transformação digital 2022” realizada pela SIP em janeiro.

Para inscrições e programação completa, acesse o site do evento.

Leia também

Instituto Reuters abre inscrições para curso online sobre cobertura das mudanças climáticas

Direitos autorais reservados. Reprodução do conteúdo integral não autorizada. Reprodução do primeiro parágrafo autorizada desde que com link para a matéria original.