MediaTalks em UOL

Sociedad Interamericana de Prensa discute futuro do jornalismo diante do digital e da pandemia em conferência gratuita; inscreva-se

Foto: Geralt/Pixabay

A tecnologia e a sustentabilidade da mídia como paralelos para o futuro do jornalismo digital serão o foco da Conferência Hemisférica sobre Mídia e Serviços Digitais da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP, na sigla em espanhol).

O SIPConnect 2022 começa na terça-feira, 15 de março, às 9h (horário de Brasília), com transmissão de Miami às 10h (horário local). A inscrição é gratuita para veículos e jornalistas, membros e não membros da SIP.

O encontro vai debater as novas tecnologias que causam impacto no jornalismo e a crise do setor agravada pela pandemia. A mensagem para todos os meios de comunicação, de qualquer tamanho ou alcance, é que não há tempo a perder diante desses desafios.

Jornalismo digital no metaverso é tema de palestra

A abertura do evento será feita por Ernesto Kraiselburd, diretor digital do jornal argentino El Día e presidente do Instituto de Imprensa da SIP; Martha Ramos, presidente da Comissão de Internet da SIP e diretora da Organização Editorial Mexicana (OEM), a maior rede de jornais da América Latina, e pelo o diretor executivo da SIP, Ricardo Trotti.

A palestra inicial será apresentada por Raymond Soto, diretor de tecnologias emergentes da USA Today Network.

Na sequência, o jornalista e analista de mídia digital Mauricio Cabrera e o jornalista espanhol Antonio Lorenzo, do elEconomista, apresentarão as oportunidades que o metaverso, a grande aposta de Mark Zuckerberg, traz como um novo meio que quer personalizar ao máximo as experiências nas redes sociais.

O primeiro dia do SIPConnect 2022 continuará com um painel de dois empreendedores que atuam em novos desenvolvimentos de inteligência artificial para a imprebsa e outras indústrias: David Llorente, da Narrativa, no Vale do Silício, na Califórnia, e Ernesto Cambursano, da Data Factory, da Argentina .

Em seguida, uma apresentação da plataforma NowNaw, que é uma sinergia de televisão, rádio e mídia digital, será feita por seu fundador, Hongbin-Bob XIA, ex-engenheiro de software do TikTok. Ele estará acompanhado do ex-presidente da Bolívia, Tuto Quiroga.

Ao final do dia, Mauricio Cabrera e o diretor de inovação do jornal argentino La Nación, Ernesto Martelli, falarão sobre o conceito de Web 3.0 e suas repercussões para a mídia profissional.

Métricas, NFT e novas plataformas renovam jornalismo digital

Na quarta-feira, 16 de março, o dia começará na SIPConnect 2022 com uma apresentação das novas ferramentas de medição de audiência em tempo real do Google. Os palestrantes serão Amy Adams Harding e Anntao Díaz, executivos da empresa de tecnologia.

Os próximos dois segmentos serão dedicados a explorar o tema dos jogos e e-sports como geradores de grandes audiências para o jornalismo digital. Primeiro, Ernesto Kraiselburd entrevistará Iván Fernandez Lobo, da Gamelab, ​​e depois falará o especialista em e-sports da Infobae, Aye Zabaleta.

Como estudo de caso de assinaturas digitais, os executivos do jornal peruano El Comercio, Erika Johana Zamudio e Gonzalo Reátegui Otero, farão uma apresentação, seguidos por Carlos Andrés Ardila, da Protecmedia, que reforçará o tema da estratégia “smart data” para a imprensa.

Leia também

Após multa de € 500 milhões, Google vai remunerar jornais na França por exibição de conteúdo

O último dia do evento terá Mike Blinder, diretor da revista Editor & Publisher, que apresentará 10 cases de diretores de mídia norte-americanos que estão tendo sucesso em seus esforços.

A diretora geral da Prisa Audio, María Jesús Espinosa de los Monteros, falará sobre a estratégia de produção que fez da Prisa a maior produtora de conteúdo de áudio em espanhol.

Ao meio-dia, o brasileiro Eduardo Tessler, da Mídia Mundo, falará sobre estratégias de receita de audiência para obter renda além da publicidade.

Ele será seguido por Javier Cabedo e Alonso Coello, criadores de uma nova plataforma de notícias digitais. A seguir, Ignacio Crocco e Braian Greno, da empresa argentina Wiper, falarão sobre NFT, a nova tecnologia blockchain que revolucionou a compra e venda de objetos de valor na web e que também abre novos horizontes para o jornalismo digital.

Por fim, Adrián Pino, do Projeto Desconfío, falará sobre indicadores de qualidade de notícias para proteger o valor da informação de qualidade na mídia. Para encerrar a conferência, Ricardo Trotti apresentará os resultados da pesquisa “O estado da transformação digital 2022” realizada pela SIP em janeiro.

Para inscrições e programação completa, acesse o site do evento.

Leia também

Instituto Reuters abre inscrições para curso online sobre cobertura das mudanças climáticas

Sair da versão mobile