Vários jornalistas estrangeiros que estiveram na linha de frente de grandes conflitos  como os do Afeganistão e do Iraque imortalizaram suas experiências em livros que vão além do noticiário imediato produzido para jornais e TVs.

A jornalista Farnaz Fassihi, correspondente de guerra do jornal New York Times, fez uma lista de recomendações destacando livros escritos por correspondentes estrangeiros em países em guerra como a que acontece agora na Ucrânia. 

A seleção foi feita em 2021, depois da tomada do poder no Afeganistão pelo grupo extremista Talibã, mas continua atual no momento em que a invasão russa já fez quatro mortes entre profissionais de imprensa e muitos feridos, atacados por forças do país de Vladimir Putin.  

Drama do Iraque inspirou livro da correspondente  

Os livros podem ser adquiridos (em versões originais) no formato eletrônico em lojas virtuais como a Amazon.com. 

Fassihi começa citando seu próprio livro, Esperando por Um Dia Comum: o Desenrolar da Vida no Iraque, publicado em 2008, que mostra a vida de iraquianos desprivilegiados após a derrubada de Saddam Hussein pelos Estados Unidos, dando voz à pessoas cujas vozes permaneceram “assustadoramente silenciosas”.

A repórter iraniana-americana Farnaz Fassihi, hoje correspondente do New York Times. (Embaixada dos EUA no Irã/Divulgação)

Com relatos e entrevistas, a autora mostra uma triste realidade que poderia ter sido evitada. 

A dor de atentados suicidas nas guerras 

Todo Homem neste Vilarejo É um Mentiroso: um Estudo Sobre Guerra – 2011

Uma lista de livros de correspondentes estrangeiros em países em guerra

Algumas semanas após o atentado de 11 de setembro, Megan K. Stack, correspondente do Los Angeles Times, trabalhou no Afeganistão e no Paquistão, esquivando-se de pistoleiros, instigando senhores de guerra por informações e testemunhando mudanças que afetaram o mundo muçulmano.

O resultado do que ela viu com seus próprios olhos em zonas de combate é o livro Todo Homem Neste Vilarejo É Um Mentiroso: Um Estudo Sobre Guerra.

A autora conta que, no começo estava animada com o que poderia produzir, mas tal animação foi morrendo aos poucos conforme ela percebia que o custo da violência superava a promessa de democracia.

Stack registrou a dor de atentados suicidas em Israel e no Iraque, e destacou os desaparecimentos e mortes daqueles que entrevistou na obra. 

Livro documenta guerras em imagens 

É o Que Eu Faço: a História de Amor e Guerra de uma Fotógrafa – 2016

Uma lista de livros de correspondentes estrangeiros em países em guerra

A fotojornalista americana Lynsey Addario reuniu suas memórias em É o Que Eu Faço: a História de Amor e Guerra de Uma Fotógrafa .

O título da obra refere-se ao trabalho de um fotógrafo de guerra: documentar, muitas vezes em seus momentos mais extremos, a vida complexa de pessoas. Mas este trabalho dela é muito mais do que isso, é a sua “vocação singular”, destaca o livro.

A autora mostra o povo afegão antes e depois do domínio do Talibã; vítimas e insurgentes da Guerra do Iraque; aldeias queimadas e ​​mortos em Darfur, no Sudão; a cultura de violência contra as mulheres no Congo; e até os detalhes de seu sequestro que virou manchete de forças pró-Gaddafi na guerra civil da Líbia. 

O livro mostra, acima de tudo, o custo humano da guerra.

Livro reúne de um jornalista na guerra do Afeganistão 

Os Círculos de Costura de Herat: Um Livro de Memórias Sobre o Afeganistão – 2017

Uma lista de livros de correspondentes estrangeiros em países em guerra

Em 1992, a jornalista Christina Lamb fez uma reportagem sobre a guerra que o povo afegão travava com a União Soviética, que acabou se tornando um livro. 

Após o 11 de Setembro, ela retornou ao Afeganistão para descobrir o que havia acontecido com as pessoas e lugares que marcaram sua juventude. 

O resultado desta experiência foi o livro Os Círculos de Costura de Herat: Um Livro de Memórias Sobre o Afeganistão, que mostra agora a visão de uma correspondente mais experiente e mãe sobre terras devastadas e vítimas abandonadas que sofreram com conflitos por mais de 20 anos.

Leia também 

Discriminação e medo: Federação Internacional mostra o drama das jornalistas do Afeganistão sob o Talibã

Livro de jornalista narra reportagem clandestina na guerra da Síria 

Sem Volta: Vida, Perda e Esperança em Tempos de Guerra na Síria – 2019

Uma lista de livros de correspondentes estrangeiros em países em guerra

Baseado em cinco anos de reportagem clandestina, Sem Volta: Vida, Perda e Esperança em Tempos de Guerra na Síria, de Rania Abouzeid, mostra as ideologias e alianças que compõem o conflito na no país, através das histórias dramáticas de quatro jovens em busca de segurança e liberdade. 

A obra leva os leitores a acontecimentos históricos como as prisões feitas pelo governo de Bashar al-Assad, reuniões secretas onde países e organizações estrangeiras manipulavam rebeldes, níveis altos de militância islâmica e até a formação do Estado Islâmico, entrelaçando vidas de manifestantes, vítimas e assassinos implacáveis em meio aos conflitos. 

Uma história de amor pelos livros em plena guerra 

Os Colecionadores de Livros: Um Bando de Rebeldes Sírios e as Histórias que os Levaram ao Longo da Guerra – 2020

Uma lista de livros de correspondentes estrangeiros em países em guerra

Dayara, cidade fora de Damasco, foi sitiada em 2012. Por quatro anos, ninguém entrou ou saiu e a ajuda foi bloqueada. 

Todos os dias, bombas caíam sobre este lugar, repleto de lares, famílias, escolas e crianças, agora esvaziado e quebrado em pedaços.

No meio dos escombros, sobreviventes encontraram um esconderijo recheado de livros.

Em uma semana, eles tinham seis mil volumes; em um mês, quinze mil. Nascia então uma biblioteca onde as pessoas poderiam escapar do bloqueio, com uma grande variedade de obras que iam desde poesia árabe a autoajuda americana, peças de Shakespeare a histórias de guerra em outros lugares. No local, as pessoas compartilhavam histórias de suas vidas antes da guerra e cuidavam das raízes de sua comunidade.

A jornalista Delphine Minoui, hoje colunista da revista Foreign Policy, entrou em contato com um dos fundadores da biblioteca, Ahmad, de 23 anos.

Por meio de mensagens no WhatsApp e Facebook, ela conheceu os jovens que se reuniam na biblioteca, trocavam ideias, aprendiam inglês e imaginavam como moldar o futuro, mesmo com bombas caindo no solo acima. O resultado da experiência é a obra Os Colecionadores de Livros: um Bando de Rebeldes Sírios e as Histórias Que os Levaram ao Longo da Guerra

No conflito do Iraque, um olhar sobre os direitos das mulheres 

Irmãs na Guerra: Uma História de Amor, Família e Sobrevivência no Novo Iraque – 2011

Uma lista de livros de correspondentes estrangeiros em países em guerra

Christina Asquith, fundadora do Fuller Project, escreveu sobre um tema pouco abordado durante a Guerra do Iraque: a tentativa de trazer os direitos das mulheres ao país, e as consequências para todos os envolvidos.

Em Irmãs na Guerra: Uma História de Amor, Família e Sobrevivência no Novo Iraque, a jornalista conta a história de quatro mulheres que defendem seus direitos em circunstâncias desesperadoras.

Asquith conta a história das irmãs Zia e Nunu, que acabam virando alvos de insurgentes islâmicos e se veem presas entre suas esperanças de um novo país e a realidade violenta de uma guerra mal orientada.

A autora escreve também sobre Manal, uma ativista dos direitos das mulheres palestino-americanas, e Heather, uma reservista do exército dos Estados Unidos, que trabalham juntas para fundar o primeiro centro feminino do Iraque.

Depois que uma de suas colegas é baleada, as duas precisam decidir se podem continuar lutando pelas mulheres iraquianas, mesmo que arriscando suas próprias vidas.

Leia também

Cinegrafista e produtora da Fox News morrem e repórter é ferido em ataque na Ucrânia