Londres – Uma banda punk ucraniana conseguiu autorização dos integrantes ainda vivos do grupo de rock inglês The Clash e regravou a clássica música London Calling como uma poderosa mensagem contra a guerra iniciada pela Rússia na Ucrânia.

Os membros da Beton, Bohdan Hrynko, Oleg Hula e Andriy Zholob, gravaram Kyiv Calling (Kiev chama, em tradução livre) em um estúdio em Lviv na quinta e sexta-feira passadas. No sábado a canção foi apresentada. 

O vídeo da música exibe imagens feitas por amigos, familiares, colegas e voluntários do grupo, e captura alguns dos ataques recentes em cidades e vilarejos ucranianos. 

Música vai ajudar resistência da Ucrânia na guerra 

A música London Calling é principal faixa do álbum de mesmo nome lançado pelo grupo The Clash em 1979. A letra reflete o ceticismo com o momento global, e menciona o acidente na central nuclear de Three Mile Island como um “erro nuclear”.

A releitura do clássico do The Clash foi mixada e masterizada em um estúdio em Los Angeles por Danny Saber, que trabalhou com o vocalista da banda, Joe Strummer, antes de sua morte em 2002.

Todos os rendimentos irão para a organização não-governamental  FURM (Movimento de Resistência à Ucrânia Livre).

“Kyiv chamando o mundo inteiro… Saia da neutralidade, meninos e meninas”, dizia a nova letra. 

https://youtu.be/WLCiA38No3Y

A canção pede o fechamento do espaço aéreo ucraniano, fala das perdas e diz que apesar de tudo não há medo, pois “Kiev está se levantando e vive pela resistência”.

Também pede que os outros países se unam (não podemos ficar sozinhos) e aponta os oligarcas russos “escapulindo”. Menciona o risco nuclear, que fazia parte da letra original, e lembra que Moscou diz que nada daquilo é verdade. 

Músicos fazem parte do esforço de guerra 

Além de gravar a música como hino de resistência da Ucrânia, os músicos também participam do esforço de guerra. 

Zholob, o guitarrista e cantor, é médico ortopedista e está atendendo vítimas de guerra e soldados, enquanto Hrynko, o baterista e cantor, e o baixista e cantor Hula, alistaram-se na defesa territorial. 

Hrynko é arquiteto e Hula é coproprietário de uma empresa que fornece kits de som e iluminação para shows e festivais.

Leia também 

Vídeo de Schwarzenegger citando pai nazista para defender Ucrânia na guerra passa de 28 milhões de views, assista

Ao falar sobre a ideia,  o vocalista do Beton, Andriy Zholob, disse:

“Muitos músicos ucranianos estão agora em campos de batalha ou em defesa territorial. Desta vez eles mudaram de guitarras para armas. Esperamos que essa música mostre o espírito dos ucranianos e nosso desafio à agressão russa.

“O Clash foi uma das nossas inspirações quando nos apaixonamos pelo punk rock e pela música […]. Eles tinham algo a dizer e expressaram suas opiniões contra a raiva humana. 

London Calling resume tudo isso e estamos muito felizes em poder pegar esse clássico icônico e transformá-lo em nosso próprio hino, com novo significado e vida”.

O cantor acrescentou:

“Estamos felizes por estar sendo tocado não apenas na Ucrânia, mas em todo o mundo como um símbolo de solidariedade e esperança. 

Nosso país defenderá nossa liberdade duramente conquistada e protegerá nosso direito à autodeterminação. Não temos dúvidas da nossa vitória, temos orgulho de ser ucranianos e sentimos o apoio de músicos do exterior. Isso significa muito!”

Ostap Kryvdyk, da FURM, pediu que o mundo que ouça o chamado de Kiev. 

“Para nós, a música do Clash é a música da liberdade. Devemos impedir a queda da nova cortina de ferro. A vocação de Londres foi o sinal de chamada da resistência da Grã-Bretanha quando o país se posicionou sozinho contra os nazistas.

“Queremos que o Kyiv Calling seja o símbolo de resistência ao novo agressor na Europa. 

Sem rendição. nenhuma paz de compromisso. Para a Ucrânia, a paz não é apenas a ausência de guerra. A paz é a unidade da Ucrânia. FURM agradece ao Clash por seu apoio em nossa hora mais sombria. “

 Os integrantes do grupo abriram mão de qualquer remuneração sobre a música. 

Leia também 

Blogueira de gastronomia que vive na França é um dos primeiros alvos da lei de fake news da Rússia