Londres – O brasileiro Ricardo Teles conquistou o primeiro lugar na categoria Esportes no concurso de fotografia Sony Photo Awards, com um ensaio fotográfico sobre o ritual Kuarup dos índios do Xingu. 

Realizado pela Organização Mundial de Fotografia, o concurso é um dos mais importantes do mundo. Os resultados foram anunciados nesta terça-feira (12).

O prêmio principal, de Fotógrafo do Ano, foi para o australiano Adam Ferguson, que documentou a crise dos migrantes esperando para entrar nos EUA a partir do México. 

Fotos do concurso serão exibidas em Londres 

As fotos premiadas estão sendo expostas a partir de hoje no centro cultural Somerset House, em Londres, até 2 de maio. 

O concurso premiou trabalhos em 10 categorias abertas a profissionais. Um vídeo mostra a cerimônia de premiação e o depoimento dos vencedores do concurso de fotografia. 

Conheça o trabalho de Ricardo Teles e uma veja uma seleção das imagens premiadas. 

Brasileiro é premiado pela segunda vez no concurso de fotografia 

Ricardo Teles é gaúcho e trabalha com fotografia documental e jornalística desde 1994, tendo recebido diversos prêmios em sua carreira e participado de exibições em vários países. 

Ricardo Teles (foto: Linkedin)

É a segunda vez que o profissional vence o Sony Photo Awards. Em 2014, ele recebeu outro prêmio no mesmo concurs0, com a série Rodovia de Grãos. 

O trabalho vencedor este ano, na categoria Esportes, retrata uma cena pouco comum em fotografia esportiva: a de uma competição tradicional dos índios do Xingu, como explicou Teles: 

“O Kuarup é um ritual do Xingu Brasileiro Indígena para homenagear os ilustres mortos – é a despedida e encerramento de um período de luto.

A celebração acontece uma vez por ano em diferentes aldeias e dura três dias.”

Jovens participam da arte marcial chamada Huka-huka
Kuarup, Copyright: © Ricardo Teles, Brasil, Vencedor, Profissional, Esporte, Sony World Photography Awards 2022

“O ponto alto desta celebração é uma competição de uma arte marcial chamada Huka-huka, semelhante à luta greco-romana, que tem um simbolismo competitivo para mostrar a força e a virilidade dos jovens.

Kuarup, Copyright: © Ricardo Teles, Brasil, Vencedor, Profissional, Esporte, Sony World Photography Awards 2022
Kuarup, Copyright: © Ricardo Teles, Brasil, Vencedor, Profissional, Esporte, concurso de fotografia Sony World Photography Awards 2022

O ritual deste ano homenageou as pessoas que perderam a vida entre os anos de 2020 e 2021: quatro em cada cinco foram vítimas da covid.

Kuarup, Copyright: © Ricardo Teles, Brasil, Vencedor, Profissional, Esporte, concurso de fotografia Sony World Photography Awards 2022

Leia também 

Projeto de brasileiro retratando crise da Amazônia é o melhor do ano no World Press Photo

Fotógrafo do Ano no concurso retratou drama dos migrantes 

Migrantes, que venceu o prêmio principal do concurso, é uma série de autorretratos em preto e branco de migrantes no México, feitos por eles próprios enquanto esperavam para cruzar a fronteira para os Estados Unidos. 

Adam Ferguson montou o equipamento para cada imagem, mas em vez de apertar o botão da câmera, deixou que os próprios fotografados fizessem isso, escolhendo o momento da captura e participando do processo de documentação a vida deles.

Migrantes 10, Copyright: © Adam Ferguson, Austrália, Fotógrafo do Ano, Profissional, Retrato, 2022 Sony World Photography Awards

Comentando sobre sua vitória, Ferguson disse:

“Por meio da colaboração com os migrantes, esta série de fotografias foi uma tentativa de fazer imagens que inspirassem empatia, em vez de simpatia. 

Ao entregar o controle da captura e dar a cada agência migrante no processo de sua representação, eu esperava subverter a narrativa da marginalização e criar uma história que parecesse mais humana, relacionável e honesta. 

Migrantes 10, Copyright: © Adam Ferguson, Austrália, Fotógrafo do Ano, Profissional, Retrato, 2022 Sony World Photography Awards

“Sou grato aos indivíduos corajosos e resilientes que concordaram em trabalhar comigo e recebo este prêmio em nome deles também. 

Migrantes 10, Copyright: © Adam Ferguson, Austrália, Fotógrafo do Ano, Profissional, Retrato, 2022 Sony World Photography Awards

“Ganhar o prêmio de Fotógrafo do Ano dá outra vida a essa história. Isso permite que um novo público se conecte com as histórias importantes das pessoas que compartilharam suas histórias comigo.”

Fotografias premiadas em outras categorias do concurso Sony 

O fotógrafo contou que durante oito meses, passou quase todas as noites sentado na janela de sua  casa no meio da floresta, vendo a jovem raposa aparecendo depois do anoitecer até conseguir fotógrafa-la com o efeito de luz quando ela entrou em cena. 

Arquitetura e design | Dorf, por Domagoj Burilović

Casa velha coberta de hera

“Dorf é a palavra alemã para aldeia. No século 19, a região croata da Eslavônia era habitada por pessoas de todas as nações do império austro-húngaro.

Os colonos alemães causaram o maior impacto cultural através da linguagem, artesanato e arquitetura.

Com a extinção da vila, as casas históricas que passaram a fazer parte da sua identidade cultural são as primeiras a decair.”

Fotografia Criativo | Mellow Apocalypse de Alnis Stakle

Uma colagem de fotos

 

“Tenho interesse no destino das imagens artísticas, científicas e jornalísticas eternizadas em coleções e seu potencial de incorporar significados contemporâneos.

“Para minhas colagens, usei imagens de coleções de código aberto em museus de arte, instituições científicas e bancos de imagens, cujos arquivos podem ser considerados testemunhos icônicos do presente e do passado.”

Projetos documentais | Os filhos do colapso financeiro na Venezuela, por Jan Grarup

Uma criança em um carrinho

“O colapso financeiro na Venezuela deixou muitos sem acesso a ajuda de emergência, abrigo, água potável ou comida. As crianças pagam o preço mais alto.”


Meio Ambiente |Vivendo na Transição por Shunta Kimura

Paisagem rural, Bangladesh

“Gabura Union está localizada na costa sudoeste de Bangladesh. É uma das áreas mais vulneráveis ​​aos impactos das mudanças climáticas, e muitos moradores costumam sofrer com seus efeitos.

“O objetivo deste ensaio fotográfico é capturar e comunicar a situação das pessoas que vivem tranquilamente nesta transição, impactadas pelas mudanças climáticas”.


Foto panorâmica | Vida na Terra, por Lorenzo Poli
Paisagem vulcânica, Islândia
© Lorenzo Poli, Itália, 1º lugar, Competição profissional, Paisagem, 2022 Sony World Photography Awards

“A ciência e as religiões podem falhar em explicar o incrível milagre da vida que em milênios de evolução, transformou a terra estéril em um planeta vivo.

“Existe um mundo indomável entre o sagrado e o mágico, onde a essência da vida é salvaguardada pelo silêncio, onde o mundo exterior e o interior coincidem. É isso que procuro fotografar.”

Natureza morta | Constelação de Haruna Ogata e Jean-Etienne Portail

Natureza morta abstrata

“As imagens foram feitas em um estúdio em Paris, em setembro de 2020, criando uma visão de de natureza morta.”

Fotografias: divulgação concurso Sony Photo Awards 2022

Leia também 

Amazônia, sabedoria ancestral e colonialismo: as melhores imagens do World Press Photo 2022